Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
PESTE NEGRA
leonormartsilva
Created on March 28, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
PESTE
NEGRA
IDADE MÉDIA
IDADE MÉDIA
A Idade Média é um período da história da Europa entre os séculos V e XV. Inicia-se com a Queda do Império Romano do Ocidente e termina durante a transição para a Idade Moderna. A Idade Média é o período intermédio da divisão clássica da História ocidental em três períodos: a Antiguidade, Idade Média e Idade Moderna, sendo frequentemente dividido em Alta e Baixa Idade Média.
INÍCIO DAS CRISES DO SEC. XIV
1315
FOMES NA EUROPA
1337
1348
GUERRA DOS 100 ANOS
PESTE NEGRA NA EUROPA
- IDADE MÉDIA
CAVELEIROS DO APOCALIPSE
Os quatro cavaleiros do apocalipse são respectivamente peste, guerra, fome e morte, que para os cristãos irão acontecer antes do fim de todas as coisas. Muitos cientistas, gostam de se referir a Idade Média como os Cavaleiros do Apocalipse
guerra
peste
morte
fome
ORIGEM
ORIGEM
A peste negra é como ficou conhecido o surto de peste bubónica que atingiu todo o continente europeu no período de 1347 a 1353. Acredita-se que essa doença tenha surgido na Ásia Central, sendo levada por comerciantes genoveses que estavam na região da Crimeia. Por conta da sua expansão em um grande território, ela foi considerada uma pandemia.
CAFFA
CAFFA
peninsula crimeia
A pandemia do século 14 teve início no deserto de Gobi, devastando, primeiramente, a Índia e a China. A propagação da doença talvez tivesse ficado pela região, sem atingir o continente europeu, se não fosse um dos casos mais antigos de uso de arma biológica
EXPANSÃO
EXPANSÃO
Os mongóis cercaram Caffa e lançaram cadáveres dos vitimados pela peste para dentro da cidade com a ajuda de catapultas. Uma ratazana bastou para que a doença continuasse a se proliferar. Navios genoveses passavam por portos do Mediterrâneo, espalhando cada vez mais a epidemia. Essa lição precoce sobre as sequelas da globalização custou à Europa até 25 milhões de vidas – um terço de sua população naquele tempo.
PESTE NEGRA
PESTE NEGRA
A peste, também chamada de peste negra ou peste bubónica, é uma grave infecção provocada pela bactéria Yersinia pestis, cuja principal via de transmissão é a picada de pulgas de roedores, principalmente de ratos.
YERSINIA PESTIS
YERSINIA PESTIS
A bactéria é a causa da doença peste, que pode assumir uma de três formas: peste pulmonar, peste septicémica ou peste bubónica
septicémica
pneumónica
bubônica
a doença não tratada afeta o sistema respiratório
a doença não tratada afeta a circulação sanguínea
afeta o sistema linfático e é a primeira forma de infeção
"Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in "
"Duis autem vel eum iriure dolor in hendrerit in "
SINTOMAS
SINTOMAS
ínguas apareciam sobretudo nas axilas, virilhas e pescoço
- febre
- arrepios consrantes
- dor de cabeça muito intensa
- cansaço excessivo
- convulsões
- dores de corpo
- manchas negras na pele
- ínguas
A VIDA DURANTE A PESTE
A VIDA DURANTE A PESTE
A difusão da peste negra resultou na morte de milhares de pessoas. Locais inteiros foram devastados, e o caos disseminou-se. Algumas regiões da Europa começaram a perseguir os doentes, isolando os que adoeciam para deixá-los morrer. Em alguns casos, os doentes eram executados.
A situação agravou-se de tal forma que a quantidade de mortos excedia a quantidade de pessoas aptas a enterrá-los. A cultura medieval foi profundamente afetada pela atmosfera catastrófica provocada pela peste. Várias pinturas da época expunham imagens da chamada “dança macabra” ou a “dança da morte”, em que pessoas de várias ordens sociais eram representadas juntas, dançando com esqueletos que simbolizavam o potencial destrutivo da morte.
A PESTE NOS CASTELOS
A PESTE NOS CASTELOS
As suas fortes defesas e muros enormes podiam impedir invasões inimigas mas não tinham menor chance contra a bactéria que causava a peste. Essa era uma época em que os castelos não eram exatamente o exemplo de higiente.
Eles eram húmidos e escuros e contavam com depósitos de alimentos que eram literalmente um "paraíso para os ratos".
comparação da peste a pandemia atual
comparação da peste a pandemia atual
Mesmo com origens distintas, o que mais se assemelha entre os surtos pandêmicos é o comportamento humano perante as enfermidades. Um primeiro ponto a se observar se deve ao fato do temor da população as doenças ter ligação direta com os primeiros métodos de prevenção.
QUARENTENA
QUARENTENA
vilarejo de eyam
Os funerais seriam suspensos e os mortos teriam que ser enterrados em suas próprias terras. Além disso, a igreja foi interditada. Nenhum festival, evento, ou, celebração acontecia na cidade, para evitar ao máximo aglomeração pública. Eyam estava em um regime de quarentena dentro da própria vila.
aqui os moradores colocavam suas moedas molhadas em vinagre como forma de desinfectar para que os comerciantes das outras volas trouxessem comidas,...
UTILIZAÇÃO DA MÁSCARA
UTILIZAÇÃO DA MÁSCARA
Preenchidas com teriaga, uma combinação com mais de 55 ervas e outras especiarias que desde a Grécia Antiga era tida como um antídoto para qualquer envenenamento, a ideia era que a forma de bico proporcionasse tempo o suficiente para purificar o ar.
OBRIGADA!
LEONOR SILVA N.8 RAFAELA PEREIRA N.13