Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Pão e Circo: Império Romano

Giovanna

Created on March 25, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Visual Presentation

Vintage Photo Album

Animated Chalkboard Presentation

Genial Storytale Presentation

Higher Education Presentation

Blackboard Presentation

Psychedelic Presentation

Transcript

Império Romano

Política do Pão e Circo

  • A política do Pão e Circo é uma expressão do latim panem et circenses muito conhecida e remete ao Império Romano. O imperador utilizava distrações como comida (trigo, por valores muitos baixos ou gratuitamente) e entretenimento para apaziguar a população.

Panem et circenses

A situação em Roma era intensa. Com uma pequena parte da população que tinha muita riqueza e uma grande maioria de romanos vivendo na pobreza e em péssimas condições, para evitar conflitos sociais o Estado criou a política do Pão e Circo.

Alimentação

O Império Romano e sua riqueza distribuída de forma desigual gerou uma insatisfação social muito grande, o que era de se esperar, já que dentre outros motivos, o imperador e a sua comitiva faziam grandiosos banquetes enquanto a maioria população passava fome. E as condições de alimentação da população pobre de Roma eram péssimas, com uma base alimentar baseada por pão de péssima qualidade e azeite. Com a distribuição do trigo, o Estado contia as revoltas populares.

O Estado imperial romano passou a construir arenas, onde eram mostradas execuções, duelos e lutas que eram feitas com pessoas escravizadas e até mesmo com animais. Nessas arenas ficava clara a divisão social, que mostrava que quanto mais alto fosse o lugar pior era a condição social do espectador. A morte e a violência sempre chamaram a atenção do ser humano, então tais atos não eram apenas para entreter a população, mas também para que ela não olhasse para o cenário geral e notasse as injustiças que estavam acontecendo, era um modo de distração e uma manobra política, que eram tão impactantes que até hoje são símbolo da Roma Antiga, como por exemplo o Coliseu.

Juvenal descreveu a plebe como viciada, apática e dependente do pão e circo. Por isso, alguns historiadores utilizaram essa expressão para designar o controle da plebe pelos imperadores com a distribuição do trigo e os espetáculos.

Os historiadores acreditam que o surgimento da expressão "Pão e Circo" foi pelo poeta Juvenal na sua obra "Sátira".

Trabalho feito por:

Lorem ipsum

Lorem ipsum

Lorem ipsum

Mariana Xavier Giovanna Tavaresn° 29 n° 13 3°A 3°A

Lorem ipsum