Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Reserva natural das dunas de S.Jacinto

al16615bruna

Created on March 20, 2021

reserva natural das dunas de S.Jacinto

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Essential Report

Akihabara Report

Creative whitepaper

Social Media Plan

Notes Report

Genial Whitepaper

Genial reporting

Transcript

Reserva Natural das Dunas de São Jacinto

Fica situada no extremo da península que se estende entre Ovar e a povoação de S. Jacinto. É limitada a poente pelo oceano Atlântico e a nascente por um dos braços da ria de Aveiro.

Flora

Existem dois tipos de comunidade de flora na reserva:

  • Comunidade dunar - Podem crescer espécies espontâneas características desse meio, tais como o estorno (Ammophila arenaria), cordeiros-da-praia (Otanthus maritimus), narciso-das-areias (Pancratium maritimum), madorneira (Artemisia campestris), morganheira-das-praias (Euphorbia paralias) e granza-da-praia (Crucianella maritima) , e entre outros.

Narciso-das-areias

Granza-da-praia

  • Comunidade florestal:

-Arbóreas e arbustivas são dominiadas por uma mata de pinheiros-bravos (Pinus Pinaster), alguns pinheiros-mansos (Pinus pines). - Nas áreas folhosas, é composto por, amieiro (Alnus glutinosa), salgueiro-preto (Salix atrocinerea) e salgueiro-anão (Salix arenaria). Estas espécies surgem nas zonas mais baixas, onde verifica-se acumulação de água. O eucalipto (Eucalyptus globulus) é apenas residual no interior da Reserva e as várias espécies de acácias (Acacia spp), que são espécies exóticas invasoras, encontram-se disseminadas por toda a Reserva.

Acácia

Salgueiro-preto

Fauna

A fauna da reserva é dividida em 3 partes/lugares sendo estas:

  • Na zona litoral, em que se podem encontrar as espécies de forma:

Comum:

Raro:

-Fulmar-glacial(Fulmarus glacialis);

-Gaivota-de-patas-amarelas (Larus michahellis);

-Gaivota-de-asa-escura (Larus fuscus);

-Guincho (Larus ridibunduso);

-Ganso-patola (Morus bassanus);

-Andorinha-do-mar-comum (Sterna hirundo).

-Airo (Uria aalge);

-Torda-mergulheira (Alca torda);

-Papagaio-do-mar (Fratercula arctica).

Papagaio-do-mar

Gaiovota-de-patas-amarelas

  • Na zona do charco

pode-se encontra as seguintes espécies:

  • Na zona da mata

pode-se encontra as seguintes espécies:

-Pato-real (Anas platyrhynchos);

-Chapim-de-poupa (Parus cristatus);

-Marrequinha (Anas crecca);

-Chapim-real (Parus major);

-Chapim-preto (Parus ater)

-Piadeira (Anas penelope);

-Chapim-azul (Cyanistes caeruleus);

-Pato-negro (Melanitta nigra);

-Açor (Accipiter gentillis);

-Pato-de-bico-vermelho (Netta rufina);

-Raposa-vermelha (vulpus vulpus);

-Arrábio (Anas acuta);

-Cobra-de-água-de-colar (Natrix natrix);

-Zarro-comum (Aythya ferina);

-Rã-verde (Rana perezi);

-Zarro-castanho (Aythya nyroca);

-Gineta (Genetta genetta);

-Garça-branca (Egretta garzetta);

-Coelho-bravo (Oryctolagus cuniculus).

-Arça-cinzenta (Ardea cinerea).

Piadeira

Raposa-vermelha

Pontos turísticos

-Caminhadas

-Praia

Podem-se fazer caminhadas em trilhos pedestres variando entre os verdes, azuis e vermelhas, criteriosamente marcados, pois são áreas protegidas.

Na praia pode-se observar as dunas que se formaram no ano de 1979 e também pode-se observar as plantas espontâneas que cresceram no meio caraterístico.

-Mata

Pode-se fazer caminhada e birdwatching, pois existe uma grande variadade de espécies de passáros.

Relevo/paisagem

O relevo da área da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, na sucessão de cristas e corredores interdunares, situados entre o cordão dunar litoral e a Mata, as formas dunares mais frequentes são as parabólicas, longitudinais e transversais.

Na zona da Mata é frequente encontrar depressões húmidas ou mesmo charcos, alguns permanentes.

Clima

O clima da região em que se insere a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto apresenta características mediterrânicas, com uma influência atlântica. Em S. Jacinto o clima é pouco/moderadamente húmido, mesotérmico, com défice de água moderado no verão e nula ou pequena eficácia térmica no verão (método de Thornthwaite).

Caraterísticas

  • A ação dos ventos, das correntes marinhas e de sedimentos conduzido pelos rios criou duas flechas arenosas, uma progredindo de Espinho para sul e outra, subindo em latitude a partir do cabo Mondego. Uma grande muralha de areia fechou por completo a baía, impedindo que as águas do mar e dos rios se misturassem.
  • A abertura artificial do canal da Barra, no início do século XIX, veio permitir que novamente a água salgada do mar se misturasse à água doce dos rios. É a origem da Ria de Aveiro.
  • A zona lagunar é envolvida por extensa e fértil planície em que se situam as lagoas de Esmoriz e de Paranhos a norte, e as de Mira, Tocha e Quiaios a sul.

Caraterísticas

  • No extremo do cordão arenoso que se estende entre Ovar e a povoação de São Jacinto, limitada a poente pelo Oceano Atlântico e a nascente por um dos canais da Ria de Aveiro.
  • No cordão dunar é bem conservado e consolidado por vegetação espontânea, confina com uma área florestada a partir dos finais do século XIX, com o objetivo de fixar as areias.
  • Entre 1981 e 1984 foram abertos diversos charcos, atualmente frequentados por várias aves aquáticas da Ria.
  • A Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto abrange uma área aproximada de 960 ha, dos quais 210 ha correspondem à área marítima.

Classificação

  • A gestão da área tem por base um Plano de Ordenamento e respetivo regulamento. É servida pela Estrada Nacional nº 327 e fica localizada por estrada, a cerca de 25 km de Ovar, a 55 km de Aveiro e a 60 km do Porto.
  • As zonas são geridas com utilização específica:

-Reserva de recreio – inclui duas zonas de praia, desde o oceano até às dunas; zona de mata entre a Ovar e a linha de alta tensão. Livre desembarque e acesso de pessoas, em lugares próprios; -Reserva natural parcial – constituída por toda a área florestada, à exceção da Reserva de recreio. Acesso condicionado; -Reserva natural integral – inclui toda a zona de dunas estabilizada e zona de areal. Interdito o acesso de pessoas, bem como qualquer tipo de atividade.

Classificação

  • As dunas são de enorme importância pois são a melhor defesa contra a intensidade dos ventos, das areias e dos avanços do mar.
  • São objetivos da Reserva Natural:
-Proteger o ecossistema dunar e o património natural a ele associado, incluindo a sua flora e fauna; -Promover ações de sensibilização ambiental; -Promover e divulgar os seus valores naturais, estéticos e científicos.