Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Resumo e Mapa Mental para Prova de Ciências
hsilvaresende
Created on March 19, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Microsite
View
Essential Microsite
View
Essential CV
View
Practical Microsite
View
Akihabara Resume
View
Tourism Guide Microsite
View
Online Product Catalog
Transcript
Reprodução
Reprodução Sexuada
Outros Tipos de Reprodução
Desenvolvimentos
Reprodução Assexuada
1. Reprodução Sexuada
Reprodução Sexuada Na repudução sexuada, os gametas masculino e feminino, células reprodutivas de cada ser, se unem e formam uma nova. A união das células se chama fertilização e a nova célula formada se chama zigoto. O gameta masculino pode ser chamado de espermatozóide e o gameta feminino de óvulo. Nessa reprodução existem mais dois tipos de fecundação: a externa e a interna. Reprodução Sexuada Externa: Na externa, comum em animais aquáticos, o macho e a fêmea depositam seus gametas na água e lá ocorre a fecundção, porém, as chances dos gametas se encontrarem é menor mas uma grande quantidade de gametas é lançado, compensando a dificuldade de se encontrarem. Mesmo assim, alguns embriões vão morrer por conta de outros paixes maiores que os comem.
Reprodução Sexuada Interna: Na reprodução interna, comum em animais terretres, há uma maior chance dos gametas se encontrarem pois a fertilização ocorre dentro do sistema reprodutico feminino, porém, a quantidade de gametas lançados são menores. Esse tipo de reprodução é mais vantajoso no ambiente terrestre pois evita a desidratação dos gametas e embriões, além da proteção de óvulos e embriões é maior, assim como a probabilidade de sobrevivência.Local de Desenvolvimento:-Vivíparos: "O que nasce formado" Ocorre em mamíferos em geral. O embrião troca substâncias com o sangue materno através do cordão umbilical conectado a placenta, recebe os alimentos e oxigênio, e elimina resíduos pelas células.-Ovovivíparos: O ovo com casca é retirado dentro da fêmea até que o desenvolvimento se complete o filhote saia formado.(entenda os ovíparos e como os ovos funcionam na próxima página)
Quando há junção de gametas e compartilha- mento de material gené- tico
Imagem 1
2. Como funciona o ovo
-Ovíparos: Em animais como aves, peixes e répteis, a fêmea libera o ovo no ambiente e o embrião se desenvolve utilizando as reservas nutritivas presentes no ovo. Os ovos tem a casca dura para que possa proteger o embrião. Além de proteção, há uma reserva de alimentos, como a gema e clara, essas reservas permitem que o filhote saia do ovo já formado, há ainda estruturas que permitem a respiração e o recolimento de resíduos produzidos pelo embrião. Assim, podemos afirmar que o ovo de casca dura é uma das maiores evoluções das aves.
embrião
casca
O ovo pode proteger o embrião além de dar alimentos e permitir respiração. É uma das maiores evoluções!
gema
clara
troca de gase
Imagem 2
3. Desenvolvimentos
Desenvolvimento Direto: No desenvolvimento direto, o corpo do ser não sofre muitas mudanças radicais, ocorre principalmente com mamíferos e aves, como podemos ver na primeira 3, no exemplo, o pássaro nasce sem penas, mas ao longo do tempo a pena da ave cresce junto com seu corpo, ficando assim na fase adulta.Desenvolvimento Indireto: No desenvolvimento indireto, o corpo do ser sofre mudanças radicais, ocorre principalmente com anfíbios, como larvas (que viram borboletas) e com girinos (que viram sapos), como podemos ver na imagem 4, a lagarta nasce sem e asas, ela se enrola em uma pupa que ela mesma faz, e quando na fase adulta ela sai da pupa com asas.
Existem dois tipos de desenvolvimentos: direto e indireto. No desenvolvimento direto, o corpo não sofre mudanças radicais, ao contrário do indireto, que sofre essas mudanças.
Imagem 3
Imagem 4
Reprodução Assexuada: A reprodução assexuada é mais rápida porém não há diversidade genética, pois, na maioria das vezes, são feitos clones de um ser.Tipos de Reprodução Assexuada: Bipartição: Quando a célula inicial e o matrial genético se partem em 2, o DNA se duplica e cada cópia fica com uma das células-filhas. Esporulação: Alguns fungos liberam esporos no ar e são levados e espalhados pelo vento. Quando caem sobre uma matéria orgânica, como uma pão ou fruta, ele se multiplica e dá origem às hifas. Brotamento: Quando um grupo de células se multiplicam e formam pequenos brotos. Esses brotos podem ficar presos ao corpo do organismo do que os produziu ou podem se soltar.
4. Reprodução Assexuada
Imagem 5
Quando não há o encontro de gametas.
Imagem 6
Imagem 7