Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Desequílibrios Regionais: Questões Culturais

O Covil do Coelho

Created on March 18, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Higher Education Presentation

Psychedelic Presentation

Vaporwave presentation

Geniaflix Presentation

Vintage Mosaic Presentation

Modern Zen Presentation

Newspaper Presentation

Transcript

Lisboa e Algarve com maior abandono escolar

Desequílibrios Regionais: Questões Culturais

Controvérsias Sociais

Lisboa e Algarve com Maior Abandono escolar

Nos dias de hoje, não só fora de fronteiras portuguesas existe discriminação racial, tanto que existe, que grande maioria dos inquiridos respondeu que é ou conhece alguém que já sofreu de discriminação devido à sua origem racial/étnica.

Área Metropolitana de Lisboa, Alentejo, Algarve, Regiões Autónomas da Madeira e Açores são as Regiões com a Taxa de Retenção e Abandono escolar mais elevadas de Portugal, segundos dados da PORDATA, referentes ao ano passado.

+info

Escolarização

É nos Açores que a desigualdade é mais acentuada

Taxa de Bruta de Escolarização nacional no ensino Pré-Escolar era 92,2% e no Ensino Secundário de 81,5%, em 2019.

Região Açoriana é onde se verifica maior desigualdade na Distribuição de rendimentos.

Índice

03

04

05

Diversidade de Culturas em Portugal

Fatores de Distinção

Controvérsias Sociais

07

Taxa Bruta de Escolarização e Combinada

06

08

Indicadores de Classificação Cultural

Taxa de Retenção e Abandono Escolar

10

14

16

O Porquê da Diverisade Cultural nos Grandes Centros Urbanos

Educação na Cultura Portuguesa

Desigualdes Regionais:Madeira e Açores

DIVERSIDADE CULTURAL

Diariamente, identificamos as pessoas através da sua:

ETNIA O termo etnia assume-se, assim, como a característica que une um determinado grupo e que o torna distinto, ao mesmo tempo, dos demais grupos e da sociedade em que está inserido. Esta característica torna-se numa consciência que é transmitida de geração em geração.

IDIOMA Língua de um povo ou de uma nação, considerada nas suas características próprias (léxico, regras gramaticais, fonética, etc.).

COR Expressão utilizada para, simbolicamente, estabelecer divisões entre grupos étnicos em sociedades em que a cor da pele é determinante no estabelecimento do estatuto humano, social e político dos indivíduos.

CULTURA E COSTUMES Costumes são a maneira cultural de uma sociedade manifestar-se.

CULTURAS EM PORTUGAL

Em Portugal, a multiculturalidade assume uma relevância assinalável, conforme o confirmam os dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteira (SEF). Em 2015 a população estrangeira residente em Portugal rondava os 390.000 habitantes. No Algarve, o SEF apresenta para o mesmo ano mais de 58.000 estrangeiros residentes, num total de 492.000 habitantes (pordata), o que corresponde a quase 12% da população da região.

Muitos estudos e portugueses afirmam que Portugal possui um modelo Intercultural, que preconiza uma gestão da diversidade, reforçando o sentido de pertença e a construção participada da sociedade de destino, sendo assim a diversidade considerada um valor em si mesmo.

+info

+info

Consecteter adipiscing elit, sed diam nonummy

CONTROVÉRSIAS SOCIAIS

Consoante a notícia retirada do Diário de Notícias e colocada neste slide, é possível constatar que nos dias de hoje, que não só fora de fronteiras portuguesas existe discriminação racial, tanto que existe, que grande maioria dos inquiridos respondeu que é ou conhece alguém que já sofreu de discriminação devido à sua origem racial/étnica. Sendo do conhecimento comum dos presentes habitantes de Portugal, que o seu país foi um dos maiores países colonizadores da história do globo e que sempre menosprezaram quem fosse diferente, é normal continuar a praticar os mesmos pensamentos e ideologias de há seis séculos atrás? menosprezando por ser diferente?

DIÁRIO DE NOTÍCIAS

DOCUMENTÁRIO- E SE FOSSE CONSIGO

Indicadores de Classificação Cultural

Os indicadores são bastantes úteis para a política e para a criação ou não de projetos de âmbito cultural, sendo também muito utilizados em estudos de desenvolvimento entre as diversas regiões e países do mundo.

Os indicadores de classificação cultural são meios usados para monitorizar, avaliar e estar a par dos diversos dados sobre a cultura.

Existem diversos indicadores de classificação cultural de regiões e países. Os indicadores mais utilizados para classificar em termos de cultura uma determinada região ou país são: as Taxas Brutas de Escolarização no ensino básico, secundário e superior; Taxas de Retenção e Abandono Escolar, sendo estas indicadores de natureza social; Taxas de Transição onde dentro deste indicador, se incluem os cursos gerais e profissionais; Taxas relacionadas com o número de Publicações e Jornais realizados, também com a frequentação de lugares relacionados com os mais diversos tipos de cultura, como teatros, cinemas e museus.

Taxa Bruta de escolarização

Taxa de Escolarização Bruta Combinada

O que é?

O que é?

A Taxa Bruta de Escolaricação é a relação entre o número total de alunos matriculados num determinado ciclo de estudos (independentemente da idade) e a população residente em idade normal de frequência desse ciclo.

A Taxa Bruta de escolarizalão combinada é referente aos ensinos primário, secundário e superior, correspondendo ao número de estudantes matriculados nos três níveis de ensino, independentemente da idade, em percentagem da população com a idade oficial escolar para os níveis de ensino referidos.

Por exemplo, em 2019, segundo dados da PORDATA, a Taxa de Bruta de Escolarização nacional no ensino Pré-Escolar era 92,2% e no Ensino Secundário de 81,5%.

+info

Taxa de Retenção e Abandono Escolar

A Taxa de Retenção e Abandono Escolar é a relação entre o número de alunos que não têm condições de passar para o próximo ano escolar e o número de alunos inscritos nesse mesmo ano letivo. Alguns alunos acabam por reprovar o ano létivo que frequentavam à data, não passando assim para o próximo ano, pois muitas vezes esses alunos não têm as notas viáveis para tal e porque não demonstram esforço nem vontande em aprender. Outros alunos acabam por abandonar a escola pois não se encaixam naquela realidade, por terem dificuldades na aprendizagem, por condições financeiras familiares e muitas vezes também pelas condições sociais, onde estão inseridos.

A nível nacional, em 2020, segundo dados da PORDATA, a Taxa de Retenção e Abandono escolar, rondava os 8,9%, sendo mais elevado no sexo masculino com 12,6% e menor no sexo feminino com 5,1%.

+info

Evolução da Taxa de Abandono precoce de Educação e Formação

Sexo Masculino

Sexo Feminino

Total

Dados: PORDATA (%)

Educação na Cultura Portuguesa

em bairros sociais bastante pobres, onde a sua principal luta é a sua sobrevivência e igualdade de direitos, deixando para trás a escola bastante cedo, desvalorizando-a como meio de ascensão social. Também com o atingimento de um certo nível e estilo de vida, por parte de grande maioria da população devido à entrada de Portugal em 1986 na antiga CEE (Comunidade Económica Europeia) atual UE (União Europeia), a escola ficou desvalorizada enquanto meio de ascensão social para a generalidade da população portuguesa, possuindo Portugal uma taxa de abandono escolar em 1992 de 50,0% face aos 8,9% do ano transato de 2020.

Um dos indicadores mais utilizados para classificar uma região ou país, em termos culturais, são as taxas brutas de escolarização e de retenção e abandono escolar, que por sua vez constituem indicadores de natureza social. Estas taxas estão mais diretamente relacionadas com o conceito de cultura no sentido corrente, como número de publicações e jornais, as idas aos museus, cinemas, teatros e outros espetáculos. Portugal possui inúmeros elementos de diversas culturas nas suas regiões, em especial essa diversidade cultural verifica-se nas periferias de grandes cidades como Lisboa e Porto, onde as culturas africana, cigana, indiana e árabe, a título de exemplo, se fxam

10

Taxa de Retenção e Desistência por Região (%)

Table

You can write a description here

Consultado:22/03/2021

Dados: PORDATA

11

Analisando os dados...

+info

há fatores inter-regionais que explicam a naturalidade destes valores, como é o caso da região alentejana. Com a litoralização, a nível nacional, com a pobreza e o envelhecimento generalizado na região, possuindo estes uma enorme atividade ao nível do setor primário e sendo menos de 1/10 da população nacional é espectável que em termos de abandono escolar, seja uma das regiões com maior índice de abandono escolar, a par com a região Algarvia. Sendo a região Algarvia, quase sustentada à base de atividades inseridas no setor terciário, com enorme procura na Primavera e Verão, com baixos níveis de qualificação exigidos até à relativamente pouco anos, níveis altos de abandono escolar na região é algo que não surpreende ninguém, apresentando melhorias relativamente aos dados de 2011.

Tendo em conta os dados do gráfico apresentado no slide anterior, podemos concluir que entre as regiões portuguesas representadas, houve regiões que obtiveram quase sempre resultados acima da média nacional, em relação à retenção e desistência no ensino, no período representado, são elas a Área Metropolitana de Lisboa, o Alentejo, o Algarve e as Regiões Autónomas da Madeira e Açores, pondo-se assim a questão de porquê que os valores serem tão mais elevados que a média nacional em determinadas regiões de Portugal Continental e Arquipélagos.Inúmeros fatores, são capazes de explicar o porquê destes dados em determinadas regiões portuguesas (slide 15 e 16), mas particularmente

12

Consectetuer adipiscing elit I

+info

À semelhança do seu rival ou parceiro do Norte, Lisboa também possui em torno e inserido na sua área metropolitana, uma enorme diversidade cultural. É possível perceber através da análise do slide 16, que Lisboa é umas cidades que mais cresce a nível económico e de oferta de oportunidades e daí se encontra uma explicação para uma concentração massificada de pessoas de diversas culturas diferentes. Mas sendo por si só a região mais rica do país em termos de rendimento per capita, produto interno bruto e de oferta de oportunidades, como se explica os números de abandono escolar?

Estando muito enraizado na sociedade portuguesa, a desvalorização do progresso sucessivo na educação, como meio de ascensão social por parte das classes sociais mais baixas, e sendo estas muito abundantes em culturas tão diversas, existentes na área metropolitana de Lisboa, muitas vivendo à base de apoios fornecidos por entidades não governamentais e de apoios estatais é normal que face aos baixos rendimentos familiares que muito cedo, jovens desistam do seu trajeto escolar para integrarem rapidamente o mercado de trabalho, para aumentarem a qualidade de vida no seu seio familiar, contribuindo assim para os valores constantes na tabela do slide 11.

13

Estudo do INE confirma que os Açores são a Região mais pobre e com a menor distribuição de riqueza de Portugal

Rendimento médio dos açorianos é o mais baixo de Portugal

O rendimento médio foi significativamente mais baixo nas regiões autónomas dos Açores e Madeira. Consequentemente, os riscos de pobreza regionais são influenciados pela posição relativa da distribuição dos rendimentos monetários líquidos equivalentes em cada região em relação à distribuição nacional.

O limiar de pobreza corresponde a 60% da média da distribuição dos rendimentos monetários líquidos por adulto.

Os rendimentos médios na Região Autónoma dos Açores e na Região Autónoma da Madeira reflete, diferenças significativas em relação ao valor continental.

Açores e a privação de Materiais

É nos Açores que a desigualdade é mais acentuada

Um estudo realizado confirma uma forte desigualdade na distribuição dos rendimentos, no arquipélago açoriano.

Açores com a taxa mais elevada de privação material severa do país.

14

Fatores Influenciadores

Existem vários fatores que influênciam, que as Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores sofram uma maior desigualdade e a que sejam das regiões mais pobres comparativamente a Portugal Continental. Um dos principais fatores prende-se com a localização geográfica da região. O facto das ilhas serem rodeadas por águas atlânticas influêncía a sua cultura e ideologias, levando a que não sejam influenciados tão cedo por outras prespetivas e pressões. Outro dos grandes fatores tem a ver com o facto de a escolaridade nomeadamente no ensino secundário (etapa média do percursso escolar) ser muito baixa relativamente as outras regiões do continente.

15

Porquê que existe maior Diversidade Cultural nos Grandes Centros Urbanos?

Área Metropolitana do Porto

Área Metropolitana de Lisboa

A região de Lisboa é das regiões que apresenta níveis de escolaridade e empregabilidade mais elevados de Portugal. Derivado também por outros fatores a região de Lisboa apresenta um desenvolvimento significativo comparação a outras regiões de Portugal.A Grande Lisboa, apresentava em 2000, um rendimento "per capita" de 19382 euros em termos nominais, o quinto mais elevado da península Ibérica, superior ao de Barcelona, com 18351 euros. Historicamente Lisboa foi sempre uma região rica dentro da Península Ibérica (PI), embora que nem sempre a sua riqueza seja bem aproveitada.

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% comparativamente à Área Metropolitana de Lisboa, que subiu 3,3% no mesmo período. Contudo, apesar deste contributo, a Região Norte continua a ser que menor rendimento por habitante tem. As conclusões são de um estudo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN). A CCDRN observa que, paralelamente, as indústrias transformadoras "perderam cerca de 150.000 empregos".

16

Webgrafia e Bibliografia

Área de Integração, Nível 4 Módulo 6, Ensino Profissional, Editora Textohttps://www.porto.pt/pt/noticia/regiao-norte-foi-a-que-mais-contribuiu-para-aumentar-produtividade-do-trabalho-no-pais-diz-estudo https://www.publico.pt/2003/10/13/economia/noticia/grande-lisboa-e-a-regiao-iberica-mais-rica-em-poder-de-compra-1170450 https://observador.pt/seccao/cultura/costumes-e-tradicoes/ https://www.infopedia.pt/$etnia https://www.slab.pt/observatoriodasdesigualdades/2019/11/15/taxa-de-retencao-e-desistencia/ http://www.itad.pt/problemas-escolares/abandono-escolar/ http://correiodosacores.pt/NewsDetail/ArtMID/383/ArticleID/10673/Os-A231ores-foram-em-16-anos-%E2%80%9Ca-Regi227o-portuguesa-que-mais-converg234ncia-com-a-Uni227o-Europeia%E2%80%9D https://amp.sicnoticias.pt/programas/e-se-fosse-consigo/racismo/2016-04-18-E-Se-Fosse-Consigo--Racismo https://www.pordata.pt/Portugal/Taxa+de+reten%C3%A7%C3%A3o+e+desist%C3%AAncia+no+ensino+secund%C3%A1rio+total++por+modalidade+de+ensino+e+ano+de+escolaridade-3511

17

Desequílibrios Regionais: Questões Culturais

Obrigado!

Trabalho Realizado Por: Daniel Rebelo nº5 3ºTAGD (Gestor de Recursos) Henrique Coelho nº8 3ºTAGD (Gestor de Tarefas) Henrique Mateus nº9 3ºTAGD (Porta-Voz) Tomás Marques nº26 3ºTAGD (Gestor de Tempo)

18