Want to make creations as awesome as this one?

More creations to inspire you

Transcript

A filosofia e a ciência modernas

unidade 1

Sofia e alice

Revolução Ciêntifica

Humanismo

Características da filosofia moderna

Empirismo x racionalismo

Immanuel Kant

Galileu Galilei

Antes do renascimento

Renascimento

O que aprendemos?

O empirismo é a doutrina filosófica segundo a qual o conhecimento se determina pela experiência, sendo usualmente contraposta ao racionalismo. Já o racionalismo é a doutrina filosófica segundo a qual o conhecimento se determina pela razão.

Estabelece-se o início da Filosofia Moderna em meados do século XVII e seu término no final do século XVIII. Nele ocorrera progressos técnicos, principalmente o surgimento de instrumentos astronômicos, como telescópio, que possibilitaram observações e descobertas que eram muito difíceis de serem explicadas pela Filosofia Antiga e pela Medieval.

Movimento intelectual difundido na Europa durante a Renascença e inspirado na civilização greco-romana, que valorizava um saber crítico voltado para um maior conhecimento do homem e uma cultura capaz de desenvolver as potencialidades da condição humana.

- Ao contrário da Filosofia Antiga e da Medieval, a moderna muda o paradigma da relação universo/ser humano, a Terra deixa de ser o centro de Universo e este, descobre-se, é o imenso emaranhado de estrelas e planetas, e não mais aquele Universo pequeno e fixo dos antigos. - A Filosofia Moderna foi profundamente influenciada pela ciência moderna e sua visão mecanicista do mundo - de que o mundo funciona como um relógio. - A ciência moderna tem o objetivo de formular leis que possam descrever e prever uma série de fenômenos da natureza.

- A razão do ser humano é só sua, independentemente se há ou não uma razão "cósmica"; a crença na razão passa a ser uma caraterística peculiar do ser humano. - A razão é uma função do ser humano, por meio da qual podemos compreender e dominar a natureza. - Conhecimento passa a significar conhecimento científico. - Enquanto a Filosofia Antiga e a Medieval eram realistas, ou seja, para elas a realidade é como aparece e podemos conhecê-la, parte da Filosofia Moderna nascente tinha a tendência de ser mais idealista: para conhecermos a realidade, devemos considerar mais nossos próprios pensamentos.

Foi um movimento que teve seu início na Itália no século XIV e se estendeu por toda a Europa até o século XVI. Os artistas, escritores e pensadores renascentistas expressavam em suas obras os valores, ideais e nova visão do mundo, de uma sociedade que emergia da crise do período medieval

A filosofia medieval foi desenvolvida na Europa durante o período da Idade Média (séculos V-XV). A filosofia medieval tentou conciliar a religião com a filosofia, ou seja, a consciência cristã com a razão filosófica e científica.Características da Filosofia MedievalA relação entre a razão e a fé; A existência e a natureza de Deus; Fronteiras entre o conhecimento e a liberdade humana; Individualização das substâncias divisíveis e indivisíveis. Pensamento cristão medieval: Patrística: Cujo o principal expoente foi Santo Agostinho, influenciado sobre o neoplatonismo, que reflete sobre a supremacia da alma sobre o corpo, a predestinação e o livre arbitro. Escolástica: Cujo o principal expoente foi são Tomás de Aquino , influenciado pelo aristotelismo, que propõem a distinção entre ser e essência e provas da existência de Deus.

Conhecido como pai da ciência moderna, foi um cientista, físico, astrônomo, escritor, filósofo e professor italiano que deixou legado importante em diversas áreas. Seus estudos e contribuições ajudaram a influenciar e aprimorar a Matemática, a Física e Astronomia, O cientista foi pioneiro na arte de criar e desenvolver teorias acerca do funcionamento do Universo que ajudaram nos ramos da Física e da Astronomia. Principais descobertas: - Construção da balança Hidrostática - Lei da queda livre dos corpos - Iniciou a Lei da dinâmica dos corpos - Inventou o telescópio - Fundou a astronomia como ciência - Teoria Hélio-cêntrica

Para esse filosofo, nem a experiência nem a razão poderiam nos oferecer um conhecimento objetivo sobre as coisas, de modo que a única informação a que temos acesso é a sua aparência ou fenômeno. Ele pensava que para que o mundo continuasse a ter sentido, é preciso que o próprio ser humano introduza uma ordem no Universo, que parece não ter ordem alguma.

Não esquecam de ler o livro e conferir os slides

Obrigada pela atenção, esperamos que gostem!

Bons estudos!!