Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Consumo e Ambiente - Riscos e Incertezas
Sara Reis
Created on March 16, 2021
Trabalho elaborado pelas alunas Sara Reis e Marta Ferreira no âmbito da disciplina de Sociologia de 12º ano.
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Vaporwave presentation
View
Women's Presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Shadow Presentation
View
Newspaper Presentation
View
Memories Presentation
View
Zen Presentation
Transcript
Consumo e ambiente - riscos e incertezas
Sara Reis e Marta Ferreira - 12ºD
Start
INTRODUÇÃO
Rico é aquele que sabe ter o suficiente.
Lao Tze
consumo global
ESTILOS DE VIDA
Com a globalização nasceram padrões de consumo, ou seja, ocorreu uma massificação de atitudes e de comportamentos que tornaram tudo mais homogéneo e efémero mas, por outro lado, estimulou a difusão de valores associados à individualidade e à diversidade, que estão na base de diferentes estilos de vida. Numa perspetiva positiva do consumo, o seu aumento massivo tem como consequência a melhoria das condições de vida e o grau de satisfação das populações pelo grande leque de possibilidades de escolha do que podemos consumir. A estas possibilidades corresponde uma diversidade de estilos de vida que permitem diferenciar os grupos uns dos outros.
consumo global
VANTAGENS
As técnicas de marketing, os meios de comunicação de massas, a internet comprimindo o tempo e o espaço auxiliam a publicidade, facilitam o consumo e alimentam a sensação de se ser global, de estar inserido na sociedade e de que não se está atrasado face a tantas inovações. As trocas comerciais com os diferentes mercados proporcionaram a ampliação das relações económicas e políticas entre os países e, com isto, uma maior circulação de bens, serviços, capitais e informação em grande escala.
CONSUMO GLOBAL
RISCOS
O consumo pode levar o indivíduo a um ciclo vicioso, na procura contínua das realizações dos seus desejos. Neste sentido, a sociedade de consumo em massa passou a ter que se preocupar com o lado negativo do consumo e com as suas consequências nas relações do indivíduo e do mercado. Sabemos que o consumo global origina a melhoria das condições de vida de grande parte da população, mas a primeira grande desvantagem deste consumo é a forma desigual com que ele se expande, beneficiando as localidades economicamente mais desenvolvidas.
+ infoRMAÇÃO
CONSUMO GLOBAL
RISCO DE ENDIVIDAMENTO
O endividamento é um tema recorrente na atualidade, face à situação pandémica que vivemos. O consumo irrefletido e irresponsável das famílias em comprar porque podem e porque é importante adquirir produtos que sejam reconhecidos e não apenas porque precisam, demonstra falta de organização da sua situação financeira. Esta notícia mostra que, se por um lado o aumento do acesso ao crédito facilita a vida, por outro acarreta inúmeras e sérias consequências na vida financeira, como o endividamento do consumidor.
CONSUMO GLOBAL
CONSEQUÊNCIA AMBIENTAL
De todas as consequências do consumismo, a mais grave está relacionada com o meio ambiente. Estamos a destruir a Terra para satisfazermos os nossos prazeres supérfluos, que incentivam o desperdício e geram uma enorme quantidade de lixo. A atividade humana tem provocado a degradação ambiental, o ritmo consumista cada vez mais intensificado que se estabeleceu no mundo contribuiu para uma maior pressão sobre os recursos naturais renováveis e não renováveis, além de uma progressiva aceleração do processo de poluição do ar, das águas e dos meios produtivos, como o solo. Com isso, emergem os problemas socioambientais urbanos, como a poluição extrema, o aquecimento global e a devastação das florestas.
de que forma é que o crescimento económico se interliga com as Questões ambientais?
O crescimento das economias depende dos recursos naturais, mas contribuiu para o seu esgotamento e, por sua vez, este crescimento económico pode estar assim comprometido pela destruição. Quanto às alterações climáticas, o efeito de estufa é causado pela alta emissão de CO2 e tem provocado o aquecimento da Terra.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Procura-se um modelo de desenvolvimento que garanta a capacidade de satisfazer as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, ao que chamamos desenvolvi-mento sustentável. Nesse sentido, empresas e organizações unem-se para procurar formas de investir em soluções sustentáveis, a fim de garantir o seu progresso sem comprometer o futuro. A educação ambiental é um importante passo para o desenvolvimento sustentável. Isso porque, é preciso consciencializar todos os setores da sociedade para que haja um movimento completo e eficiente em prol do meio ambiente.
ECOLÓGICO
SUPORTÁVEL
VIÁVEL
SOCIAL
ECONÓMICO
EQUITATIVO
RISCOS E INCERTEZAS
Por ação da globalização, os riscos e incertezas são compartilhados e gerados pelos modos de vida incontroláveis e inevitáveis da sociedade. Mas também é a sociedade que tem que gerir o risco e a incerteza inerentes à vida social.
ECONOMIA
AMBIENTE
SAÚDE
Apresentamos um leque de notícias que demonstram factos anteriormente apresentados, mas focamo-nos na próxima:
A notícia lançada pela revista/ site “DistribuiçãoHoje” no dia 24 de fevereiro de 2021 realça o facto de como o desenrolar da pandemia influenciou o setor agroalimentar, pois veio introduzir fortes mudanças neste setor. Algumas das mudanças referidas foram o facto de o consumidor estar a reeducar-se no sentido em que procura saber muito mais informação; mostra ser um consumidor muito mais preocupado em relação à origem dos produtos que pretende consumir, de que marca são, onde é realizada a sua produção, quais os ideais e propósitos dessa marca, se as marcas têm algum tipo de preocupação com a sustentabilidade do planeta e sobretudo muito mais racional.
Apresentamos um vídeo com os problemas abordados neste trabalho:
CONCLUSÃO
Com isto podemos ver que ao sermos consumidores temos um grande poder nas nossas mãos, apesar de nem sempre termos consciência disso. Através das escolhas que realizamos diariamente, podemos contribuir para a redução dos impactos negativos não só no ambiente, como também na economia, na sociedade e no nosso próprio bem-estar. Ao consumirmos com consciência, apenas o necessário, possibilitará a existência dos recursos naturais por muito mais tempo do que aquele que é estimado agora. Devemos usufruir da globalização de uma forma consciente e responsável e não como a maior parte do mundo usufrui, de uma forma irresponsável e inconsciente.