Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
CHECKLIST PARA RESPOSTA ARGUMENTATIVA
Leonardo de Barros Sasaki
Created on March 15, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Semicircle Mind Map
View
Team Retrospective
View
Fill in the Blanks
View
Museum Flipcards
View
Image Comparison Slider
View
Microcourse: Key Skills for the Professional Environment
View
The Meeting Microlearning
Transcript
prof. Leonardo
CHECKLIST PARA respostas dissertativas
linguagem impessoal
boa contextualização
Resposta autônoma
O texto deve explicar-sesozinho. Não utilize "na imagem acima", "conforme visto no texto" como se o leitor soubesse de tudo. Ao analisar uma frase ou imagem é preciso citá-la ou descrevê-la.
Em respostas dissertativas,espera-se linguagem formal, impessoal e objetiva. Ou seja, nada de "em minha opinião", "acredito que...", "texto é bem legal", "abrir os olhos", "deixar barato" etc.
O leitor precisa ter informações mínimas para entender seu texto. Autor, fonte, personagens, data, local, finalidade etc. são dados que PODEM ser importantes em sua contextualização.
períodos organizados
sem repetições
análise desenvolvida
Nossa, Leo, você vai repetirisso até quando? Pessoal, acreditem em mim: façam períodos menores na estrutura do parágrafo-padrão. Não é uma questão sintática apenas; o período ajuda a organizar as ideias, isto é, o passo a passo argumentativo.
Repetições tornam o texto deselegante e revelam falta de repertório e domínio da língua. Duas táticas para resolver isso: o uso de pronomes [p.ex. ele(s), ela(s)] ou de sinônimos.
Afirmações precisam ser justificadas. Podemos fazer isso com exemplos, citações do texto-fonte, dados etc. Nesse momento, em geral, tentamos responder as perguntas "como?" e "por quê?"