Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
DIETA PALEOLÍTICA
alicemoura714
Created on March 13, 2021
TRABALHO
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
Alice e Ana Sthéfane
Dieta Paleolítica
trabalho de bioquímica
Biologia I
start
Definição
A dieta paleolítica, também conhecida como dieta paleo, é um tipo de alimentação cujos fundamentos se baseiam nos regimes alimentares que nossos ancestrais realizavam na idade das pedras, que se baseava na caça, de modo que 19 a 35% da dieta é composta por proteínas, 22 a 40% de carboidratos e 28 a 47% de gorduras.
Classe bioquímica restrita e utilizada na dieta
- Basicamente é feita através da mistura de alimentos com nutientes que fcilitam a absorvição de outros, como por exemplo: Alimentos que contenham ferro combinados com alimentos ácidos.
- A dieta Paleolitica é composta por carnes magras, peixes, vegetais e excluída de alimentos processados, contém os polifenóis e fotoquímicos que são substâncias que nos protegem dos radicais livres que causam danos no DNA, essa dieta serve para melhorar a saúde, prevenir doenças, auxiliar na perda de peso e na saciedade.
A nutróloga Lenina Matioli, afirma que o ideal é abolir totalmente os alimentos industrializados da alimentação e se alimentar somente com "Alimentos Naturais", com uma variedade de frutas, legumes, carnes magras e algumas gorduras boas. Dessa forma as pessoas terão todos os seus minerais e vitaminas bem equilibrados, e consequentemente serão mais saudáveis.
Os alimentos mais utilizados na dieta
ausÊncia
presença
- Carnes, peixes;
- Raízes e tubérculos, como batata, batata doce, inhame, mandioca;
- Maçã, pera, banana, laranja, abacaxi ou outras frutas;
- Tomate, cenoura, pimentão, abobrinha, abóbora, berinjela ou outros legumes;
- Acelga, rúcula, alface, espinafre ou outros vegetais folhosos;
- Oleaginosas, como amêndoa, amendoim, nozes ou avelãs.
- -Ausência de grãos
- -Ausência de açúcar
- - Ausência de laticínios
- - Ausência de alimentos processados
ALIMENTOS usados na dieta
BENEFÍCIOS
--Essa dieta por estimular o consumo de vegetais, sementes, castanhas e carnes magras apresenta-se benéfica devido a presença de compostos fitoquimocos e ácidos graxos insaturados que são considerados saudáveis.-- Nos vegetais estão presentes as fibras, vitaminas e alguns minerais que previnem doenças. -- Os fotoquímicos e compostos bioativos presentes nos vegetais e frutas contribuem para redução do risco de diversas doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas, dislipidemias, diabeteshipertensão, dislipidemia (colesterol alto), artrite e atrtrose.
Níveis de açúcar no sangue estáveis
Melhores padrões de sono
Anti-inflamatório
Queima de gordura armazenada
Equilíbrio de energia ao longo do dia
Pele lisa e dentes melhores
RISCOS
CASO
O Risco da dieta paleolítica é o consumo de gorduras. Os carboidratos são diminuídos, mas não são cortados, pois existe o consumo de frutas de baixo IG, verduras e eventualmente de raízes, o que teria um efeito de controle da insulina que resulta em ganho de saúde e perda de peso.
Jönsson et al ( 2009), avaliou os efeitos benéficos da dieta paleolítica sobre os fatores de risco cardiovascular no diabetes tipo 2, os autores observaram neste estudo que uma dieta de 3 meses com uma dieta paleolítica contribuiu para melhorar o controle glicêmico e também os fatores de risco cardiovascular em comparação a uma dieta focada para diabetes tipo 2.
Dieta paleolítica aumenta marcador no sangue associado a doenças, conhecido como TMAO.
Importante destacar que assim como em qualquer dieta é importante a orientação de um profissional nutricionista para avaliar a necessidade de utilização de suplemento alimentar para corrigir deficiencias alimentares quando ocorre.
3 RECEITAS PARA MONTAR SEU CARDÁPIO
PANQUECA DE BANANA SEM GLÚTEN
BATATA ROSTI SIMPLES
BATATA CORADA COM CEBOLA E TOMATE
Em vez de usar glucose de milho (industrializado e açúcar), prefira opções como o mel ou açúcar de coco, mas, se puder, não use nada para adoçar.
Batata com manteiga está super liberado na dieta! Substitua o óleo vegetal pelo de coco ou manteiga para grelhar.
Troque o óleo por azeite ou manteiga e capriche nos temperos.
a polêmica dieta paleolítica
A saída estaria em apostar em alimentos de procedência mais natural possível. Dar preferência a vegetais orgânicos, à carne de animais criados no pasto, a ovos de galinhas não confinadas e que não comam ração. E rejeitar tudo que for processado e industrializado.
Apesar de considerarem a dieta de nossos ancestrais a mais apropriada para o organismo dos humanos modernos, os seguidores da paleo ressaltam que o modo de vida e o atual acesso aos alimentos tornam impossível comer hoje o que um homem das cavernas comia.
Embutidos e frituras são o problema
Alimentos "plantados" são excluídos
Trigo, o vilão da vez
Muita carne e nada de grãos
Qual as diferenças entre a dieta Paleo e a alimentação dos nossos dias?
Onde está então a diferença entre aquele ser da Idade da Pedra e os habitantes da Terra do séc. XXI? Aquilo que nos separa é, tão-somente, aquilo que comemos e o ambiente onde vivemos. E tudo começou a alterar-se nos finais do séc. XIX. A mecanização da agricultura e a Revolução Industrial provocaram mudanças radicais na alimentação da espécie humana.
A dieta paleo restringe os cereais como arroz, milho, aveia, trigo e produtos lácteos. A dieta do dia a dia é composta por alimentos do grupo dos cereais e produtos lácteos.
Alguns erros cometidos vulgarmente na dieta Paleo dos nossos dias:
VARIABILIDADE JEJUM SAL LÁCTEOS LEGUMINOSAS PH
Os seguidores da dieta Paleo devem, por isso, eliminar o consumo de sal e utilizar apenas flor de sal, que é rico em todos os minerais e respeita o rácio K/ Na. Estudos mostram que a alteração neste rácio pode estar na origem das doenças mais comuns da atualidade, como:
-iniciação e promoção de cancro -Inflamação crónica -Desregulação do sistema imunitário inato e adaptativo -Doenças autoimunes -Doenças cardiovasculares por síndrome endotelial
DADOS
CONCLUSÃO
A dieta paleolítica tem sido relacionada com melhorias nos quadros de diabetes por controlar a glicemia e também contribuindo para perda de peso, melhora da pressão arterial e do perfil lipídico. Mais estudos a longo prazo são necessários para constatar o efeito dessa dieta na saúde.
Thanks!