Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

dante 10I mariana sofia

mariianapereiira26

Created on March 9, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Tarot Presentation

Vaporwave presentation

Women's Presentation

Geniaflix Presentation

Shadow Presentation

Newspaper Presentation

Memories Presentation

Transcript

Vida e obra de...

DanteAlighieri

Disciplina de História da Cultura e das Artes

Índice

1. Quem foi Dante ?

6. A Divina Comédia

2. Um pouco da sua vida

7. Algumas frases....

3. La vita nuova

4. Carreira política

5. Exílio

"Não há nada pior que recordar a felicidade em tempos de dor."

DanteAlighieri

Quem foi dante ?

Nascido por volta de 25 de maio de 1265, Dante Alighieri foi o maior poeta italiano da literatura medieval. É o autor do épico poema "A divina comédia". Veio de uma família de origem aristocrática e ficou orfão de mãe, ainda em criança.

a sua infância e juventude

Dante cresceu no bairro de San Pier Maggore e estudou nos conventos de Santa Croce e Maria Novella. Mostrou interesse pelos textos bíblicos, e pelos clássicos gregos e romanos, sobretudo as obras dos poetas. Aos 9 anos apaixona-se por Beatrice. Apaixonados fazem planos para o futuro, porém o seu pai tem outros projetos em mente.

a sua infância e juventude

Por decisão de seu pai, Dante casa-se com Gemma Donati, filha de ricos aristocratas. Aos16 anos escreve os primeiros sonetos e aos 17deixa a escola. Faz amizade com diversos poetas e pintores, como Giotto. Dante nunca fez referência na sua escrita à sua mulher ou filhos pois o seu coração continuou com Beatrice.

La vita nuova

Em 1292, Dante conclui esta obra que é uma coletânea de poemas dedicados a Beatrice, quando descreve seu amor profundamente espiritualista. No capítulo 3 aparece o Amor, personificado, radiante de alegria, e sussurra ao ouvido de Dante: “Sou teu senhor”. Tem nos braços Beatriz adormecida, envolta em tênue véu cor de sangue.O último soneto do livro mostra Beatriz iluminada, habitante das glórias do paraíso. Concluindo, promete dizer de Beatriz “o que jamais disse de mulher alguma”. E cumpriu a promessa na Divina Comédia.

a sua carreira política

Dante Alighieri voltou-se para a política, militando ao lado dos guelfos moderados, (brancos). Chegou a ser conselheiro e membro do Colégio dos Priores, onde desempenhou funções de destaque. Em janeiro de 1302, os moderados foram derrotados e Dante foi acusado de corrução no desempenho de cargo público e condenado a pagar uma multa. No dia 10 de março a sentença foi modificada e Dante seria queimado vivo se ficasse em Florença.

exílio

A partir daí, Dante começou o longo exílio, a fase mais triste, porém mais fecunda de sua vida. Em busca de hospitalidade e de proteção, estabeleceu-se em Verona na corte do Can Grande della Scala, e depois em Bolonha, onde permaneceu entre 1304 e 1306. Com a expulsão dos exilados de Bolonha, Dante começou uma nova peregrinação por terras italianas.

a divina comédia

Durante o exílio, Dante começou a escrever a "Divina Comédia", a sua obra-prima que tem a forma de um poema épico. A obra é um poema alegórico em três partes “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”. Ao lado do conteúdo filosófico, a Divina Comédia revela-se grandiosa em valor poético, sobretudo pela harmonia de sua concepção, unidade e lirismo.

“A Barca de Dante”, do pintor francês, Delacroix, no século XIX.

"Muito pouco ama, quem com palavras pode expressar quanto muito ama."

"As leis existem, mas quem as aplica?"

"No dia em que o homem permitir que o verdadeiro amor apareça, as coisas que estão bem estruturadas se transformarão em confusão e irão balançar tudo aquilo que achavamos que é certo, que é verdadeiro."

DanteAlighieri

FIM!!!

trabalho realizado por: Mariana Sofia 10ºi