Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Montesquieu
bellacavalcante.2007
Created on March 5, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Akihabara Connectors Infographic
View
Essential Infographic
View
Practical Infographic
View
Akihabara Infographic
View
Interactive QR Code Generator
View
Witchcraft vertical Infographic
View
Halloween Horizontal Infographic
Transcript
Montesquieu
Charles-Louis de Secondat, barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu, foi um político, escritor, filosofo iluminista francês.
"A adversidade é nossa mãe; a prosperidade é apenas uma madrasta."
Obra
Vida
Isabella e Ana Clara
Charles-Louis de Secondat Barão de La Brède e de Montesquieu, conhecido como Montesquieu (1689-1755), foi um político, escritor, filósofo iluminista francês. Ele nasceu em 18 de janeiro de 1689, em Bordeaux, na França, no Castelo de La Brède, propriedade de sua família que era aristocrata.
Seu aprendizado inicial foi em casa e somente aos onze anos entrou para o Colégio Juilly, era um colégio frequentado por filhos da elite local, Os padres que dirigiam o colégio eram da Congregação de Oratório (é uma sociedade de vida apostólica fundada em 1565, em Roma, por São Filipe Néri, para clérigos seculares, sem votos de pobreza e obediência, dedicando-se à educação cristã da juventude e do povo e a obras de caridade.)
O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu durante o século XVIII na Europa, que defendia o uso da razão contra o antigo regime, ou seja a saída das idade das trevas para a luz. Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais
Montesquieu ingressou na Faculdade de Direito da Universidade de Bordeaux. Aos 19 anos de idade, ele já estava aprendendo a prática da advocacia em uma espécie de estágio para aprendizado prático em Paris. Durante o tempo que passou em Paris, Montesquieu também entrou em contato com os ideais iluministas. Tendo uma orientação bastante intelectualizada e pautada pelo que o espírito iluminista considerava como um bom princípio educativo: as luzes e a razão advindas da filosofia moderna e da ciência, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
Era fato que Montesquieu não precisaria mais trabalhar. Então ele passou a administrar sua fortuna e a estudar ciências da natureza, filosofia e direito. Com os escritos de seus estudos, vieram também escritos literários.
Em 1713 ele voltou a Bordeaux para cuidar das finanças e dos negócios de sua família em virtude da morte de seu pai. Em 1715, o pensador casou-se com Jeanne de Lartigue, tendo com a esposa três filhos.
Com a morte de seu pai, Montesquieu herdou o título de Barão de La Brède. Mais tarde, herdou de um tio uma propriedade rural produtora de vinho, que manteve pelo resto da vida, e o título de Barão de Montesquieu, o que lhe rendeu também o direito sobre as terras equivalentes ao baronato e um cargo no Parlamento de Bordeaux.
Montesquieu foi um filósofo que sempre fazia críticas ao excessivo poder do clero e defendia o respeito às leis. Ele sempre falava sobre política e uma de suas frases mais famosas em relação a isso é “Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis existem por toda parte. Mas não era só sobre política as frases dele já que a frase “Se quiséssemos apenas ser felizes isso não seria difícil, mas como queremos ficar mais felizes do que os outros, é difícil, porque achamos os outros mais felizes do que realmente são” também foi o dita por ele.
Foi um filósofo tão importante que suas ideias são utilizados até hoje. Uma dessas ideias é a teoria da separação de poderes, foi apresetada em sua obra mais importante, "O espirito das Leis", sendo esses: Poder Executivo, poder Legislativo e Poder Judiciário.
Montesquieu escreveu vários livros durante sua vida, mas o mais importante foi o “ Espírito das leis” citado antriormente.
Outro livro que Montesquieu escreveu se chama: Cartas Persas. Ele escreveu durante sua juventude e em 1721 publicou o livro de forma anônima. Esse livro conta a história de quando os personagens persas Rica e Usbeck, visitam Paris durante o reinado de Luís XIV. Os personagens escreviam cartas para seus amigos persas sobre tudo que viviam lá. Nessa obra, Montesquieu critica a sociedade e os abusos da igreja e do Estado.
Montesquieu foi um dos grandes nomes do pensamento iluminista, junto com Voltaire, Locke e Rousseau. Montesquieu considerava que cada uma das três formas de governo era baseada por um princípio: a democracia baseia-se na virtude, a monarquia na honra e o despotismo no medo. Ao rejeitar o despotismo, afirmava que a democracia só era viável em repúblicas de pequenas dimensões territoriais, decidindo-se em favor da monarquia constitucional. Montesquieu faleceu em Paris, França, no dia 10 de fevereiro de 1755.
Fim