Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Rumba

helenasofiacarneiro2003

Created on March 5, 2021

helenasofiacarneiro2003@gmail.com

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Practical Presentation

Smart Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Nature Presentation

Higher Education Presentation

Transcript

Rumba

Índice

Competições

Instrumentos

Estilo

Passos base

Música

Origem

Conclusão

Vertentes

Curiosidades

Estilo

Estilo

Dança de salão latina.

Pode dizer que danças de salão são danças sociais, ou seja, que se dançam os dois. Os mais variados ritmos são englobados pelos danças de salão.

Origem

Segundo a maioria dos estudos, a origem da rumba é africana, embora tenha surgido em Cuba no século XVI. Foram os escravos que levaram e desenvolveram este ritmo dançado para Cuba. Este ritmo musical alastrou-se lentamente e chegou primeiro à Índia e posteriormente à Europa e à América. É bastante provável que tenham sido os ciganos (na sua primeira imigração da Índia) a introduzir a rumba noutros países, principalmente no sul da Espanha.

Curiosidades

A palavra “Rumba” significa "festa". Um "rumbeiro" era uma pessoa festiva, que gostava de se divertir ou de "rumbear".

Curiosidades

Atualmente, o traje utilizado pelos dançarinos de rumba é constituído por um vestido justo e com folhos ou franjas para as mulheres e por calças e camisa, com folhos ou não, para os homens. Uma curiosidade é que as franjas desse vestuário representam as penas das aves, uma vez que a dança simboliza o seu momento de acalasamento. Estas conferem ao dançarino maior agilidade de movimentos e deixam transparecer a sensualidade da dança.

Características principais

Na base da coreografia, a mulher utiliza os seus encantos para seduzir um homem. Os movimentos de provocação e de fuga sucedem-se, em grande cumplicidade e intimidade, uma vez que a Rumba não é uma dança móvel, ou seja, não se desloca em torno de toda a pista como muitas outras. Intensa, lenta e apaixonante, dá-se uma enorme importância à expressão corporal, mais do que ao trabalho de pés, existindo vários movimentos, potenciados pelos ritmos musicais dos instrumentos de percussão. É uma dança romântica e insistente onde existe paixão e conquista, e, também, expressão de sentimentos como tristeza e rejeição.

Instrumentos

São muito variados e dependem da tradição de cada país: o emprego de uma caixa grande com se fosse um tambor, pedaços de cana para a percussão:

Guiro

Marugas de madeira

Marugas de metal

Guagua

Instrumentos

O violão espanhol, castanholas e palmas são elementos característicos da rumba flamenca ou catalã.

Castanholas

Violão espanhol

Música

Tratam-se de temas amorosos, sociais ou acontecimentos trágicos da vida quotidiana, mas tudo isso com um tom descontraído, irônico e divertido.

Vertentes

El Guaguancó:

Talvez o estilo mais dominante dentro da RumbaPrivilegia um jogo de sedução dançante entre homem e mulher, onde o homem tenta conquistá-la com movimentos pélvicos possessivos e a mulher, evitando ser conquistada, foge e cobre-se. Também se verifica o inverso.

La Conga:

Muito praticada durante as festas carnavalescas.Os bailarinos, com disfarces vários, levam esta Rumba para as ruas, onde dançam de costas uns para os outros, executando movimentos circulares e repetidos.

La Columbia:

Exclusiva de Cuba (nasceu numa região do interior com o mesmo nome).Tem várias outras particularidades – é dançada rapidamente por apenas um homem, que executa, para além dos seus passos de dança frenéticos, movimentos acrobáticos.

El Yambú:

Esta Rumba lenta e mais comedida, é dançada com movimentos próprios que ambos os dançarinos executam em simultâneo; não existe qualquer tipo de jogo de sedução ou conquista e é uma dança quase exclusivamente reservada aos grupos de dança profissionais de Cuba.

Competições

A rumba faz parte de um leque de 10 danças de salão que se podem competir. Por esta razão, este estilo de dança encontra-se em competições como:

  • Dance World Cope, onde está presente nos 3 escalões (Mini, Infantil e Júnior);
  • Jogos do Sudeste Asiático (WDSF);
  • Internacional Latin;
  • Pode, ainda, entrar em breve nos Jogos Olímpicos de Verão.
  • Em Portugal, existe a Federação Portuguesa de Dança Desportiva responsável pela Taça de Portugal onde a rumba está presente.

Passos base

https://www.wikihow.com/Do-the-Rumba

Conclusão