Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER. slide

giovanna.nl20

Created on March 2, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Christmas Presentation

Snow Presentation

Vintage Photo Album

Nature Presentation

Halloween Presentation

Tarot Presentation

Winter Presentation

Transcript

2021

VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

alunas: gabriele de lima, giovanna nogueira, LEANDRA EVELIN DO NASCIMENTO, maria GEOVANNA PEREIRA, nilkely lima

SUMÁRIO

DEFINIÇÃO

contexto histórico

DADOS ESTATÍTICOS

leiS

exemplos

DEFINIÇÃO

violência contra a mulher, pode ser considerada como toda e qualquer conduta baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento nos âmbitos: físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto na esfera pública quanto na privada.

contexto histórico

GIOVANNA nogueira E MARIA GEOVANNA PEREIRA

a violência contra a mulher tem raízes profundas que estão situadas ao longo da história, sendo construída a partir de um modelo colonizador que aqui se instalou, portanto de difícil desconstrução. Agredir, matar, estuprar uma mulher ou uma menina são fatos que têm acontecido ao longo da história em praticamente todos os países ditos civilizados e dotados dos mais diferentes regimes econômicos e políticos. A magnitude da agressão, porém, varia.

Pode-se dizer que a corrente que sustenta a violência contra a figura feminina está ligada ao patriarcado e o machismo. Neste sentido, a violência contra a mulher seria fruto desta socialização machista conservada pela desigualdade em relação de poder entre homens e mulheres, que estabelece como destino natural das mulheres a sua submissão e exploração pelos homens. fica evidente a força do machismo por trás do discurso de dominação, onde os homens controlam os espaços públicos (educação, trabalho e política, por exemplo) e às mulheres resta o espaço privado (unidade doméstica).

O combate ao fenômeno da Violência contra Mulher não é função exclusiva do Estado; a sociedade também precisa se conscientizar sobre sua responsabilidade, no sentido de não aceitar conviver com este tipo de violência, pois, ao se calar, ela contribui para a perpetuação da impunidade. Faz-se urgente a compreensão, por parte da sociedade como um todo, de que os Direitos das Mulheres são Direitos Humanos, e que a modificação da cultura de subordinação calcada em questões de gênero requer uma ação conjugada, já que a violência contra a mulher desencadeia desequilíbrios nas ordens econômica, familiar e emocional.

dados estatísticos

gabriele de lima

A Violência doméstica durante a pandemia de Covid-19”, apresentados em maio, demonstram que o feminicídio no país cresceu 22,2% nos meses de março e abril do ano passado, se comparado ao mesmo período do ano retrasado(2019). Os dados indicam que houve menos registros de ocorrências de crimes dessa natureza nas delegacias de todo o país. Consequentemente, houve a redução da concessão de medidas protetivas de urgência para evitar o contato de agressores com mulheres.

naturezas criminais mais registradas

fonte:PCDF

comparativo de denúncias no 1º quadrimestre de 2020

fonte: agência do brasil

14,9%

35,9%

-4,5%

15,6%

CONFIRA A LISTA DE INQUÉRITOS DE FEMINICÍDIO ABERTOS EM CADA ESTADO

leis

nilkely lima

LEI MARIA DA PENHA

LEI CAROLINA DIECKMANN

LEI DO MINUTO SEGUINTE

LEI JOANNA MARANHÃO

LEI DO FEMINICÍDIO

EXEMPLOS

leandra evelin do nascimento

violência física

ENTENDIDA COMO QUALQUER CONDUTA QUE ODENDA A INTEGRIDADE OU SAÚDE CORPORAL DA MULHER

VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA

É CONSIDERADA QUALQUER CONDUTA QUE: CAUSE DANO EMOCIONAL E DIMINUA A AUTOESTIMA; PREJUDIQUE E PERTUBE O PLENO DESENVOLVIMENTO DA MULHER

VIOLÊNCIA SEXUAL

TRATA-SE DE QUALQUER CONDUTA QUE CONSTRANJA A PRESENCIAR, A MANTER OU A PARTICIPAR DE RELAÇÃO SEXUAL MÃO DESEJADA MEDIANTE INTIMIDAÇÃO, AMEAÇA, COAÇÃO OU USO DA FORÇA

OBRIGADA PELA ATENÇÃO!