Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Censura na Ditadura militar
Filipe Rojo
Created on March 1, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
CENSURA PELO GOVERNO?
PASQUIM MONSENHOR
Mauá, 01 de Março
#0120
PROIBIDO?
O combate ao comunismo, pregado com veemência pela oposição de Jânio Quadros e João Goulart é fundamental para se compreender a censura empreendida durante o regime militar. Nos primeiros dias de instalação da ditadura, o jornal Estado de São Paulo já dava provas de que o medo comunista perpassava o imaginário social de parte da população daquela época.
Regimes autoritários, como o que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, procuram ter controle sobre suas atividades, a fim de garantir que esses veículos de informação não desestabilizem seu poder. Chamamos esse controle sobre as informações que circulam em uma sociedade (notícias, críticas, músicas, publicações etc.) de censura e ela foi uma das principais características da ditadura militar. A vigilância se dava através do próprio SNI e do CONTEL, Conselho Nacional de Telecomunicações.
CENSURARAM A IMPRENSA?
O QUE FOI CENSURADO?
Claro que não! O Jornal Monsenhor está certo de que esse é o melhor governo já realizado. S.O.S
Músicas, imprensas, filmes, novelas, rádios e teatros são grandes exemplos da censura.
APROVADO pelo Departamento de Operações Internas (DOI) e pelo Centro de Operação da Defesa Interna (CODI).
FESTIVAIS NA DITADURA MILITAR
FESTIVAL DE MPB 1967
TONY TORNADO E O TRIO TERNURA
LO Festival de Música Popular Brasileira de 1967 foi a terceira edição do Festival de MPB organizado pela TV Record. Aconteceu entre 30 de setembro e 21 de outubro de 1967, com todos os eventos sendo realizados no Teatro Record Centro, em São Paulo, com apresentação de Sônia Ribeiro e Blota Júnior.[1] A canção vencedora do festival foi "Ponteio", de Edu Lobo e Capinam, interpretado pelo primeiro e por Marília Medalha. No entanto, outras canções notáveis foram apresentadas originalmente para o festival, como Alegria, Alegria, de Caetano Veloso; Roda Viva, de Chico Buarque e Domingo no Parque, de Gilberto Gil, esta última sendo considerada marco inicial da Tropicália.
Voz pioneira do funk e do soul brasileiros, ele tem também longa carreira como ator, tendo vivido personagens marcantes como o Rodésio da novela "Roque Santeiro" (1985) e o real guarda-costas Gregório Fortunato (1900 – 1962) da minissérie "Agosto" (1993).Mas quem viveu em 1970 sabe que, há 50 anos, não foi o ator, mas, sim, o cantor que conquistou o Brasil, ao vencer a sexta edição do Festival Internacional da Canção (FIC), realizada em 1970, com a clássica "BR-3".
CINEMA NA DITADURA MILITAR
Vidas Secas
Vidas Secas é um filme brasileiro de 1963, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. De acordo com os letreiros iniciais, as filmagens foram em Minador do Negrão e Palmeira dos Índios, sertão de Alagoas. O filme é considerado parte da primeira fase do movimento cinematográfico Cinema Novo.
Estreou em 22 de agosto de 1963[2], no circuito Metro, no Rio de Janeiro, permanecendo duas semanas em cartaz.
Deus e o Diabo na Terra do Sol
Deus e o diabo na terra do sol é um filme brasileiro de 1964, do gênero drama, dirigido por Glauber Rocha. Considerado um marco do cinema novo, foi gravado em Monte Santo, Bahia.
Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Foi listado por Jeanne O Santos, do Cinema em Cena, como "clássicos nacionais"
MÚSICA
RITA LEE
E OS MUTANTES
Torquato Neto
Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Movimento Tropicalista no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Assim como grande parte dos grupos dos anos de 1960, Os Mutantes foram fortemente influenciados por The Beatles, Jimi Hendrix e Sly & the Family Stone.Foi durante a conturbada temporada na boate carioca Sucata, no qual ocorreu o famoso incidente da bandeira nacional, supostamente desrespeitada, no entender dos militares que governavam o Brasil naquela época.
Torquato Pereira de Araújo Neto (Teresina, 9 de novembro de 1944 — Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1972) foi um poeta brasileiro, jornalista, letrista de música popular, experimentador ligado à contracultura.Inquieto e contestador, Torquato Neto sofreu com os anos de chumbo. Depois de ver os amigos Caetano e Gil serem presos, o jovem decidiu deixar o Brasil em 1968. O criador se exilou em Paris e Londres e regressou ao país em 1971.
+info
Arte e resistência no Brasil
Trabalhando com fontes
01
Antonio Dias
1944-2018
02
Rubens Gerchman
1942-2008
03
Cláudio Tozzi
1944 - ...
04
Décio Paiva Noviello
1929- ...
O TEATRO
TEATRO OFICINA E TEATRO ARENA
O Teatro Oficina é um prédio em São Paulo e sede da companhia de teatro Teatro Oficina Uzyna Uzona, liderada por José Celso Martinez Corrêa, apesar de a companhia, fundada em 1958, ter tido outra sede, destruída por um incêndio.
O Teatro de Arena foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60. Inicia-se em 1953 tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro,sua existência termina em 1972.
LIBERDADE, LIBERDADE
Liberdade, liberdade é um musical escrito por Millôr Fernandes e Flávio Rangel, em 1965, e que estreou no palco no mesmo ano. É um marco da história teatral do Brasil por ter sido o texto de maior sucesso do chamado teatro de protesto, conjunto de peças, na maior parte, musicais, que criticavam a repressão imposta pelo golpe militar de 1964.
#0120
PASQUIM MONSENHOR