Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Censura na Ditadura militar

Filipe Rojo

Created on March 1, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Audio tutorial

Pechakucha Presentation

Desktop Workspace

Decades Presentation

Psychology Presentation

Medical Dna Presentation

Geometric Project Presentation

Transcript

CENSURA PELO GOVERNO?

PASQUIM MONSENHOR

Mauá, 01 de Março

#0120

PROIBIDO?

O combate ao comunismo, pregado com veemência pela oposição de Jânio Quadros e João Goulart é fundamental para se compreender a censura empreendida durante o regime militar. Nos primeiros dias de instalação da ditadura, o jornal Estado de São Paulo já dava provas de que o medo comunista perpassava o imaginário social de parte da população daquela época.

Regimes autoritários, como o que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985, procuram ter controle sobre suas atividades, a fim de garantir que esses veículos de informação não desestabilizem seu poder. Chamamos esse controle sobre as informações que circulam em uma sociedade (notícias, críticas, músicas, publicações etc.) de censura e ela foi uma das principais características da ditadura militar. A vigilância se dava através do próprio SNI e do CONTEL, Conselho Nacional de Telecomunicações.

CENSURARAM A IMPRENSA?

O QUE FOI CENSURADO?

Claro que não! O Jornal Monsenhor está certo de que esse é o melhor governo já realizado. S.O.S

Músicas, imprensas, filmes, novelas, rádios e teatros são grandes exemplos da censura.

APROVADO pelo Departamento de Operações Internas (DOI) e pelo Centro de Operação da Defesa Interna (CODI).

FESTIVAIS NA DITADURA MILITAR

FESTIVAL DE MPB 1967

TONY TORNADO E O TRIO TERNURA

LO Festival de Música Popular Brasileira de 1967 foi a terceira edição do Festival de MPB organizado pela TV Record. Aconteceu entre 30 de setembro e 21 de outubro de 1967, com todos os eventos sendo realizados no Teatro Record Centro, em São Paulo, com apresentação de Sônia Ribeiro e Blota Júnior.[1] A canção vencedora do festival foi "Ponteio", de Edu Lobo e Capinam, interpretado pelo primeiro e por Marília Medalha. No entanto, outras canções notáveis foram apresentadas originalmente para o festival, como Alegria, Alegria, de Caetano Veloso; Roda Viva, de Chico Buarque e Domingo no Parque, de Gilberto Gil, esta última sendo considerada marco inicial da Tropicália.

Voz pioneira do funk e do soul brasileiros, ele tem também longa carreira como ator, tendo vivido personagens marcantes como o Rodésio da novela "Roque Santeiro" (1985) e o real guarda-costas Gregório Fortunato (1900 – 1962) da minissérie "Agosto" (1993).Mas quem viveu em 1970 sabe que, há 50 anos, não foi o ator, mas, sim, o cantor que conquistou o Brasil, ao vencer a sexta edição do Festival Internacional da Canção (FIC), realizada em 1970, com a clássica "BR-3".

CINEMA NA DITADURA MILITAR

Vidas Secas

Vidas Secas é um filme brasileiro de 1963, do gênero drama, dirigido por Nelson Pereira dos Santos para a Herbert Richers. O roteiro é baseado no livro homônimo de Graciliano Ramos. De acordo com os letreiros iniciais, as filmagens foram em Minador do Negrão e Palmeira dos Índios, sertão de Alagoas. O filme é considerado parte da primeira fase do movimento cinematográfico Cinema Novo.

Estreou em 22 de agosto de 1963[2], no circuito Metro, no Rio de Janeiro, permanecendo duas semanas em cartaz.

Deus e o Diabo na Terra do Sol

Deus e o diabo na terra do sol é um filme brasileiro de 1964, do gênero drama, dirigido por Glauber Rocha. Considerado um marco do cinema novo, foi gravado em Monte Santo, Bahia.

Em novembro de 2015 o filme entrou na lista feita pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos. Foi listado por Jeanne O Santos, do Cinema em Cena, como "clássicos nacionais"

MÚSICA

RITA LEE

E OS MUTANTES

Torquato Neto

Os Mutantes é uma banda brasileira de rock psicodélico formada durante o Movimento Tropicalista no ano de 1966, em São Paulo, por Arnaldo Baptista, Rita Lee e Sérgio Dias. Assim como grande parte dos grupos dos anos de 1960, Os Mutantes foram fortemente influenciados por The Beatles, Jimi Hendrix e Sly & the Family Stone.Foi durante a conturbada temporada na boate carioca Sucata, no qual ocorreu o famoso incidente da bandeira nacional, supostamente desrespeitada, no entender dos militares que governavam o Brasil naquela época.

Torquato Pereira de Araújo Neto (Teresina, 9 de novembro de 1944 — Rio de Janeiro, 10 de novembro de 1972) foi um poeta brasileiro, jornalista, letrista de música popular, experimentador ligado à contracultura.Inquieto e contestador, Torquato Neto sofreu com os anos de chumbo. Depois de ver os amigos Caetano e Gil serem presos, o jovem decidiu deixar o Brasil em 1968. O criador se exilou em Paris e Londres e regressou ao país em 1971.

+info

Arte e resistência no Brasil

Trabalhando com fontes

01

Antonio Dias

1944-2018

02

Rubens Gerchman

1942-2008

03

Cláudio Tozzi

1944 - ...

04

Décio Paiva Noviello

1929- ...

O TEATRO

TEATRO OFICINA E TEATRO ARENA

O Teatro Oficina é um prédio em São Paulo e sede da companhia de teatro Teatro Oficina Uzyna Uzona, liderada por José Celso Martinez Corrêa, apesar de a companhia, fundada em 1958, ter tido outra sede, destruída por um incêndio.

O Teatro de Arena foi um dos mais importantes grupos teatrais brasileiros das décadas de 50 e 60. Inicia-se em 1953 tendo promovido uma renovação e nacionalização do teatro brasileiro,sua existência termina em 1972.

LIBERDADE, LIBERDADE

Liberdade, liberdade é um musical escrito por Millôr Fernandes e Flávio Rangel, em 1965, e que estreou no palco no mesmo ano. É um marco da história teatral do Brasil por ter sido o texto de maior sucesso do chamado teatro de protesto, conjunto de peças, na maior parte, musicais, que criticavam a repressão imposta pelo golpe militar de 1964.

#0120

PASQUIM MONSENHOR