Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
Inventor do raio-x
a5075
Created on February 27, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Audio tutorial
View
Pechakucha Presentation
View
Desktop Workspace
View
Decades Presentation
View
Psychology Presentation
View
Medical Dna Presentation
View
Geometric Project Presentation
Transcript
Wilhelm Conrad Röntgen
Inventor do Raio-X
Ana Sofia Miranda LemosTurma 6B1 - Nº4
Biografia
Wilhelm Conrad Röntgen nasceu em Lennep, no dia 27 de março de 1845. Filho de Charlotte Constanze Frowein, holandesa, e de, Friederich Conrad Röntgen, alemão, comerciante e tecelão. Wilhelm estudou no Instituto de Martinus Herman Van Doorn, na Escola técnica de Utrecht e na Politécnica de Zurique. Ele formou-se em engenharia mecânica e alcançou o título de Ph.D. da Universidade de Zurique. Ele foi um físico e engenheiro mecânico alemão, inventor do Raio X e hoje é considerado o Pai da Radiologia. Em 1870, publicou o seu primeiro trabalho sobre o ponto de aquecimento específico de gases. Em 19 de janeiro de 1872, Wilhelm casou-se com Anna Bertha Ludwig e adotaram Josephine Bertha Ludwig, com 6 anos de idade, filho do único irmão de Anna.
Biografia (continuação)
Em 1874, aceitou o convite para professor assistente da Universidade de Estrasburgo, e, em 1875, professor da Academia de Agricultura de Hohenheim. Em 1895 inventou o Raio X através de uma radiografia feita á mão de sua esposa. Em 1900 aceitou ser professor de física na Universidade de Munique ficando lá até os fins da sua vida. Ele recebeu o Prêmio Nobel em 1901, em reconhecimento aos serviços prestados na descoberta dos raios Röntgen. Defendendo que a ciência devia estar sempre ao serviço da humanidade doou o valor monetário à sua universidade. Wilhelm Röntgen morreu em Munique, em 10 de fevereiro de 1923, aos 77 anos, vítima de carcinoma. Foi sepultado no túmulo da família em Gießen, onde a sua mulher Anna estava sepultada.
Site: pt.wikipedia.org
Raio -X
O Raio X foi inventado pelo físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen, em 1895. Wilhelm colocou numa câmara escura um tubo de raios catódicos dentro de uma caixa de cartão preta, perto da caixa onde continha uma folha de papel com “platinocianeto de bário”, um composto químico. Reparou que quando o tubo trabalhava o papel brilhava no escuro, ficando fosforescente. Verificou ainda que placas fotográficas, protegidas da luz, ficavam impressionadas quando expostas nas condições anteriores, e, fotografou a mão da sua esposa Anna… ficando esta impressionada porque lhe lembrava a morte.
Raio-X da mão da esposa de Wilhelm, Anna
Raio -X (continuação)
Wilhelm concluiu que o tubo emitia uma radiação penetrante e chamou-lhe Raio X. Ele foi um grande impulsionador também para a saúde, porque além de o Raio X ser um instrumento investigador de doenças é um exame barato e rápido nos resultados. O Raio X é uma chapa fotográfica, emitida por radiação cuja finalidade é permitir saber se existe alguma fratura óssea ou deteção de pneumonia.
Site: https://www.spf.pt/magazines/GFIS/404/article/1208/pdf