Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
As causas da Desflorestação
OJ
Created on February 27, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Corporate Christmas Presentation
View
Snow Presentation
View
Vintage Photo Album
View
Nature Presentation
View
Halloween Presentation
View
Tarot Presentation
View
Winter Presentation
Transcript
As causas da
Desflorestação
Nature
PRESENTAtion
start
Definição
Desflorestação, desflorestamento,
desmatamento ou, ainda, desmate, é o processo de desaparecimento completo e permanete de florestas, atualmente causado, principalmente por atividades humanas. Embora este conceito se aplique principalmente à perda de árvores e florestas, também se pode aplicar à perda de cobertura vegetal e de formações arbustivas, como pradarias, ou savanas.
Causas naturais
apesar de os humanos serem os maiores responsáveis,
desflorestamentos por causas naturais, já aconteceram antes. Um exemplo de largas proporções que já aconteceu há bastante tempo, aconteceu no final do período Carbonífero, e é conhecido como colapso das florestas pluviais do Carbonífero, este levou à extinção de várias formas de vida e originou muitos dos depósitos de carvão existentes. Ao longo das inúmeras glaciações, a área de floresta também variou, quer seja por causa do nível do mar, do gelo ou pelas alterações climáticas. Os incêndios causados por relâmpagos, por exemplo, são outra causa natural de desflorestação.
Causas humanas
Embora seja uma ação antropogénica (feita pelo ser humano), esta, não é feita por acaso. e, ESTAS SãO ALGUMAS DAS PRINICPAIS RAZÕES PELA QUAL esta ACONTECE:
- A crescente urbanização, faz com que espaços verdes e florestas sejam destruídos para que prédios e cidades possam ser construídos;
- Os fogos florestais, quer sejam intencionais, ou não, fazem que milhares de hectares de florestas sejam destruídos todos os anos.
- A maior demanda por parte do ser humano em relação à agropecuária, faz com que se destruam florestas, para criar pastagens e campos agrícolas;
- A atividade mineira, também contribui para a destruição das florestas. As terras são devastadas para que seja possível a instalação de equipamentos mineiros, com vista a explorar minérios, como o ouro ou o zinco;
- A demanda por recursos naturais, como a madeira e o óleo de palma, faz com que inteiras florestas sejam destruídas;
Quanto é que já perdemos?
Cerca de 31% da superfície terrestre
está coberta de florestas em vários graus de conservação, destes 31%, 22%, está intocado. Apesar desta quantidade ser impressionante, calcula-se que metade das florestas do mundo já tenha desaparecido. Mas estas expectativas podem não estar certas, pela dificuladade em definir "floresta". Segundo uma estmativa da FAO, entre 2000 e 2010, perderam-se 130 milhões de hectares de floresta, mas ganharam-se 78 milhões, em processos de reflorestação naturais ou induzidos, com uma média de perda de 5,2 milhões de hecatres ao ano.
Porque é que as florestas são importantes?
AS florestas são alguns dos ecossistemas com maior importância ambiental do mundo. estas, são também muito importantes para o ser humano, pois:
- São a origem de vários produtos importantes para os humanos, como: madeira, fruta e fibras;
- 1,6 bilhões de pessoas, hoje, ganham a vida, através de alguma atividade ligada às florestas e, 60 milhões de indígenas dependem destas;
- Preservam e purificam a água doce, impedem a erosão do solo, regulam o clima e o regime de chuvas;
- Além disto, estas também produzem uma boa parte do oxigénio e reciclam o gás carbónico.
Uma linha dos desatres
Quando as socieddes primitivas se tornaram sedentárias, começaram a evidenciar-se os primeiros sinais de desflorestação. As ovelhas e cabras alimentavam-se de brotos de árvores, impedindo a sua reprodução.
10 000 a.C
+info
Metade das florestas europeias já tinham desaparecido, nesse tempo. Mas, com a Peste Negra, muita gente morreu e, o desflorestamento, diminuiu significativamente.
Na Idade Média
+info
Com a colonização da América, os europeus, trouxeram muitas doenças, que mataram parte da população indígena. Isto ajudou a Amazónia a regenerar-se, pois, esta, já havia sofrido conversão de terras para agricultura, por parte de indígenas.
No século XVI
+info
Quando a maior parte das florestas temperadas já tinha sido destruída, o ritmo de desflorestação intensificou-se, na Europa e começou a afetar as florestas tropicais devido à crescente população e à sua demanda por recursos.
Na Revolução Industrial
+info
Desde o século XX
DESDE O SÉCULO xx,
a desflorestação caiu nas zonas temperadas, que antes apresentavam maiores perdas, mas, nas regiões tropicais, especialmete nos países subdesenvolvidos, isto não aconteceu.
+info
Com ajuda de um mapa...
15%
Neste mapa, criado com a ajuda do Google Earth, e, que recolheu imagens de 2000 a 2012 podemos ver, a verde os países que mais ganharam área verde, e, a vermelho, os que mais perderam . Além disso, podemos ver que países como o Brasil ou o Japão se sáiram muito bem, mas, estes são ofuscados, pelo que acontece, por exemplo, no Paraguai, em Angola e, na Indonésia.
Devemos ser otimistas
Neste mesmo mapa,
podemos, ver, a verde, que, uma grande parte do mundo está a estabilizar ou mesmo a expandir as suas florestas e, está a registar-se uma tendência positiva em relação à desflorestação, sendo que, a taxa global de desflorestação passou de 6 milhões de hectares para 5, no presente.
+info
Desflorestação em Portugal
Em Portugal,
apesar de a floresta ser relativamente diversa, esta, não tem muito valor. Posto isto, a maior causa de desflorestação em Portugal, é, os incêndios florestais, que vingam especialmente no verão. Este podem ter causas naturais, como relâmpagos ou, causas humanas, como fogo posto.
Reflorestação inapropriada
associado à desflorestação,
está outro problema, que ameaça as espécies autócnes, sendo que este é a reflorestaçao inapropriada. Este consiste na reflorestação, mas em vez de ser com espécies características da região, é com espécies invasoras. Um exemplo que aconteceu em Portugal foi, que, depois dos incêndios, plantaram-se eucaliptos, sendo que estes são espécies invasoras e, que ardem muito facilmente, posto isto, deveriam-se ter plantado árvores como carvalhos e castanheiros, que são espécies autócnes e, que são resistentes ao fogo. Além disto, em Portugal, também estão a ser cada vez mais plantadas acácias, espécies oriundas de África.
Como é que a conseguimos impedir?
EXISTEM VÁRIAS MEDIDAS QUE PODEM AJUDAR A DIMINUIR A DESFLORESTAÇÃO E ESTAS SÃO ALGUMAS DELAS:
- Não devemos deixar fogos acessos na floresta, pois, estes, podem tornar-se em grandes incêndios, além disto, os fumadores, devem optar por produtos como o tabaco aquecido, em vez de cigarros;
- Além de todas estas medidas, nós não devemos lançar foguetes, devemos reciclar, como já referido, plantar árvores, proibir o abate destas, criar espaços verdes e, arranjar formas para alertar as pessoas do que está a acontecer.
- Já que a demanda por produtos agrícolas é uma das principais causas da desflorestação, nós podemos começar por deixar de usar pesticidas, pois estam afetam a biodiversidade, sendo que eles matam microrganismos, além disto, devemos ter práticas agrícolas que passem por princípios de sustentabilidade e que previnam a perda de biodiversidade;
- Como consumidores, também temos um papel importante nesta matéria, sendo assim devemos optar por escolher produtos sustentáveis e, descartar devidamente os resíduos;
Bibliografia
chocolate.co.ao
Wikipédia
www.infopedia.pt
Bravos heróis
zap.aeiou.pt
abatearvores2010.blogspot.com
www.ambientemagazine.com
www.natureza-portugal.org
www.lpr.eu
moreapp.com
RUN.UNL.PT
speco.pt
Bibliografia
wrm.org.uy
VALORECONOMICO.CO.AO
share.america.gov
1ª Pergunta
QUE ESPÉCIES INVASORAS É QUE SÃO PlANTADAS EM pORTUGAL?
- Acácia e pinheiro;
- Carvalho e eucalipto;
- Acácia e eucalipto;
- Pinheiro e carvalho.
2ª Pergunta
qual é a área verde que está a ser destruída no paraguai?
- Gran Chaco;
- Amazónia;
- Floresta do Congo;
- Floresta da Indonésia.
3ª Pergunta
QUAL É A PERCENTAGEM DA TERRA QUE ESTÁ COBERTA POR FLORESTAS?
- 31%;
- 22%;
- 10%;
- 50%.
4ª Pergunta
um exemplo de desflorestamento por causas naturais, foi, o colapso das florestas pulviais do...
- Carbonífero;
- Triássico;
- Paleolítico;
- Cretáceo.
Obrigado!
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, por: Dinis Rodrigues, nº9, Mateus Matos, nº20 e, Otelo Sá, nº24.