Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Células dendríticas info

Pedro Teodósio

Created on February 27, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Meet the Team Game Mobile

Language Learning Game

Language Learning Game Mobile

Soft Skills Development Game Mobile

Complete the sentence

Complete the Sentence Game

Would You rather Game

Transcript

DC maduras

DC imatura

As células dendríticas são especializadas na captura e apresentação de antígenos para os linfócitos (APCs). São consideradas uma ponte entre a imunidade inata e adaptativa. Estão presentes órgãos como pele, fígado e intestino, onde capturam antígenos de patógenos se tornam ativadas.

Linfócitos T naive com anticorpos

Após captarem um antigénio, as DC intersticiais abandonam os tecidos periféricos e migram até aos tecidos linfóides secundários, onde chegam já no estado maduro. Nesta fase, possuem capacidade para uma potente estimulação dos linfócitos T naïve que aqui vão encontrar, interagindo com eles e induzindo a sua ativação.

Entre essas mudanças encontram-se a perda da capacidade para internalizar e processar antígenos e a perda da capacidade para sintetizar novas moléculas da classe II do MHC. Por outro lado, aumentam a expressão membranar de complexos MHC, direcionam as DC para os tecidos linfóides. Todas estas modificações ocorridas nas DC permitem a ativação dos linfócitos T e consequentemente a indução da resposta imunológica.

Os dendríticos são as primeiras moléculas a chegarem nos sítios infecciosos. Ao chegarem no patógenos eles os fagocitam e capturam seus antígenos. Esse processo apresenta grandes taxas de biossínteses com grandes presenças de moléculas de citosinas e imunoglobulinas, tornando as DC maduras e exocitando os antigénios capturados.

células dendríticas

As DC têm a particularidade de ser o único tipo de células capaz de ativar linfócitos T naïve (nunca expostos previamente a um antigénio) e desencadear a resposta imunológica primária. Esta propriedade não é partilhada do mesmo modo por outras APC. Os linfócitos T naïve ao interagirem com as DC são ativados e entram num processo de proliferação e diferenciação, desencadeando-se a resposta imunológica específica.

Dyennef Morais; Giulia Bonalumi; Pedro Teodósio.

Idea original de