Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

PARA GABARITAR FUVEST

Marcos Bertuzo

Created on February 23, 2021

Olá estudantes! Esse jogo tem como objetivo apresentar as obras literárias para o vestibular da FUVEST em 2021. Se divirtam, conheçam e o principal... contem com toda equipe técnica e docente para auxiliar no seu caminho aos vestibulares.

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Corporate Escape Room: Operation Christmas

Secret Code

Reboot Protocol

Christmas Escape Room

Horror Escape Room

Witchcraft Escape Room

Desert Island Escape

Transcript

Olá estudantes! Esse jogo tem como objetivo apresentar as obras literárias de leitura obrigatória da FUVEST 2022. Divirtam-se, desvendem os enigmas e conheçam as obras! Ahh, e podem contar com toda equipe técnica do SESI-SP para auxiliá-los nessa jornada rumo ao sucesso nos vestibulares! Nos vemos em breve!

COMEÇAR!

ERROU!

TENTE NOVAMENTE

Você sabe o que é spin-off? Este termo é usado no âmbito literário e cultural e gira em torno de algo ser advindo de uma coisa já existente ou criada. Citando um exemplo, na literatura é quando um personagem - às vezes coadjuvante na primeira obra - ganha vida ou é ampliado o universo da sua história como é o caso de “Animais fantásticos e onde habitam” spin-off da série Harry Potter. Isso tudo pode parecer muito novo e moderno, mas você sabia que já existia spin-off em meados 1891? Sim, e o autor dessa obra é um dos maiores (ou o maior) escritores da literatura brasileira. Estamos falando de:

a) Graciliano Ramos

b) Eça de Queirós

c) Machado de Assis

d) José de Alencar

Machado de Assis

Esta obra escolhida para compor a lista dos livros da FUVEST é considerada como sendo o segundo volume da trilogia realista de Machado de Assis, onde o autor dá vida à um personagem do livro “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, cujo nome é:

a) Dom Casmurro

b) Quincas Borba

c) Helena

d) Esaú e Jacó

Machado de Assis

Machado de Assis escreveu o Livro....

Quincas Borba não é o romance mais conhecido de Machado de Assis – posto disputado por Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro –,mas tem a mesma relevância. Diferentemente do que acontece nessas obras, o narrador, aqui, se apresenta sob o foco da terceira pessoa, mas nem por isso deixa de haver o mesmo questionamento da verdade que caracterizava o autor. Período histórico A segunda metade do século XIX é um momento de transformações profundas na sociedade brasileira: sua diversificação abre novas oportunidades, ampliando horizontes. Da mesma forma – segundo a sugestão do romance – também surgem novas falcatruas e novos enganadores. São os ladrões de sempre, mas agindo com sutileza maior.

Esta obra está na nossa Biblioteca Virtual! Acesse e boa leitura!

clique aqui para acessar

CONTINUAR

Inicialmente a proposta era fazer uma reportagem sobre um fato histórico passado em Minas Gerais, mas depois que a repórter visitou a cidade de Ouro Preto ela sentiu a necessidade de escrever este fato através de outro ponto de vista. Assim a obra retrata os romances, traições, descoberta do ouro, e a luta pela liberdade através de uma obra poética.

De qual livro estamos falando?

Vintém de cobre

O Arraiais e as Vilas nas Minas Gerais

Insubmissas lágrimas de mulheres

Romanceiro da Inconfidência

Grande poetisa que nos é apresentada ainda na infância. Ela é a representante feminina na lista de livros da FUVEST. Sua obra “Romanceiro da Inconfidência” teve sua dedicação por 10 anos em pesquisas criteriosas sobre a Inconfidência Mineira, o que resultou em uma obra que narra um fato histórico em forma poética.

Estamos falando da escritora:

Conceição Evaristo

Clarisse Lispector

Cecília Meireles

Cora Coralina

Cecília Meireles

Cecília Meireles escreveu o Livro....

Na Idade Média, romance era o nome que se atribuía a uma obra poética de caráter narrativo. Uma reunião de romances formava um romanceiro. O Romanceiro da Inconfidência narra a história da Conjuração Mineira, movimento revoltoso de 1789 promovido por colonos brasileiros que pretendiam tornar a região de Vila Rica (Minas Gerais) independente do domínio português. O sucesso poderia levar à utilização da riqueza produzida pelo ouro na própria região, acabando com a sangria monetária promovida pelos interesses metropolitanos.

CONTINUAR

“Vivo agitado, cheio de terrores, uma tremura nas mãos, que emagreceram. As mãos já não são minhas: são mãos de velho, fracas e inúteis. [...] Impossível trabalhar. Dão-me um ofício, um relatório, para datilografar, na repartição. Até dez linhas vou bem. Daí em diante a cara balofa de Julião Tavares aparece em cima do original, e os meus dedos encontram no teclado uma resistência mole de carne gorda. E lá vem o erro. Tento vencer a obsessão, capricho em não usar a borracha. Concluo o trabalho, mas a resma de papel fica muito reduzida”.

O trecho retirado de um livro até parece um retrato do que algumas pessoas estão vivenciando nesse momento de isolamento social devido ao COVID 19: ansiedade, preocupação e sensação de pouca produtividade.

Essa citação está em qual livro:

a) Nove noites

b) O cortiço

d) Angústia

c) Claro enigma

O romance “Angústia” foi lançado em 1936 enquanto seu autor ainda se encontrava preso, sem processo nem acusação formal, pela polícia política de Getúlio Vargas.

Qual é o nome do escritor?

a) José Lins do Rego

b) Graciliano Ramos

c) Jorge Amado

d) Carlos Drummond de Andrade

Graciliano Ramos

Graciliano Ramos escreveu o Livro....

Lançado originalmente em 1936, enquanto Graciliano Ramos ainda estava na prisão, Angústia tem como protagonista Luís Silva, funcionário público de Maceió que leva uma vida medíocre e sem grandes emoções até o dia em que se apaixona por Marina. De início, a jovem demonstra certo interesse no relacionamento e no conforto material que o casamento poderia lhe proporcionar, mas logo acaba trocando o noivo por Julião Tavares, mais rico e poderoso. Tomado por ciúmes e rancor, Silva fica perturbado com os acontecimentos que se desenrolam e passa a acompanhar a vida de Marina enquanto sonha em matar Julião. Escrito em primeira pessoa, o romance da segunda fase do Modernismo tem estrutura temporal não linear, seguindo o fluxo de consciência do narrador-personagem e aproximando o leitor dos sentimentos despertados pelos conflitos vividos por Luís Silva.

CONTINUAR

O Autor em questão, é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX e foi grande destaque da geração modernista. Embora tenha escrito ótimos contos e crônicas, destacou-se como poeta. A temática de escrita é relacionada com as coisas simples do cotidiano, no qual pode ser encontrado a ironia, o lirismo e reflexões sobre amor e morte.“No meio do caminho”, um dos poemas mais conhecidos, foi publicado em 1928, na Revista Antropofagia de São Paulo.

Sabe dizer qual o nome do autor?

Manuel Bandeira

Mário de Andrade

Carlos Drummond de Andrade

Oswald de Andrade

Carlos Drumond de Andrade

Com tiragem modesta de 500 exemplares, a obra publicada em 1930, reúne 49 poemas, que foram produzidos em 1925 e 1930 e é considerada a estreia de um autor que, então com 28 anos, revolucionou a poesia de língua portuguesa no século XX.Com peças como “Poema de Sete Faces”, “Infância”, “No Meio do Caminho”, “O Sobrevivente”, o livro que fará parte da lista de obras da FUVEST do Vestibular 2022 é:

A Rosa do Povo

Amar de aprende amando

Alguma poesia

História de dois amores

Carlos Drumond de Andrade

Carlos Drumond de Andrade escreveu o Livro....

A partir de uma modesta tiragem de apenas 500 exemplares — sob os auspícios de uma certa edição Pindorama, pura ficção jocosa —, “Alguma Poesia” (1930) iria assinalar a estreia de um autor que, então com 28 anos, revolucionou a poesia de língua portuguesa no século XX. Não é para menos. Com peças como “Poema de Sete Faces”, “Infância”, “No Meio do Caminho”, “O Sobrevivente”, entre tantos outros textos decisivos, o livro demonstra já a enorme maturidade do jovem Drummond, ainda estabelecido em Belo Horizonte. Dois anos antes, Drummond havia causado escândalo entre as hostes literária ao publicar, na “Revista de Antropofagia”, o poema “No Meio do Caminho”.

CONTINUAR

O poeta conhecido por suas poesias satíricas e eróticas, o que lhe rendeu o apelido de “Boca do Inferno”.

Sabe de qual autor estamos falando?

Aldous Huxley

Nelson Rodrigues

Gregório de Matos

Oswald de Andrade

Gregório de Matos

Agora que você já descobriu o autor desta importante obra barroca. Utilizando a ajuda do desenho e observando as características deste poema satírico, onde percebe-se a contraposição entre uma sociedade considerada normal – que é a do homem bem nascido – com uma outra realidade, conhecida como absurda – que é composta por pessoas oportunistas, mas que estão instauradas no poder; desvende o título do livro:

a) Alguma poesia

Descreve o que era naquele tempo a cidade da Bahia A cada canto um grande conselheiro, Que nos quer governar cabana e vinha; Não sabem governar sua cozinha, E podem governar o mundo inteiro. Em cada porta um bem freqüente olheiro, Que a vida do vizinho e da vizinha Pesquisa, escuta, espreita e esquadrinha, Para o levar à praça e ao terreiro. Muitos mulatos desavergonhados, Trazidos sob os pés os homens nobres, Posta nas palmas toda a picardia, Estupendas usuras nos mercados, Todos os que não furtam muito pobres: E eis aqui a cidade da Bahia.

Essas são minhas obras favoritas!

b) Poemas escolhidos

c) Poemas selecionados

d) Poesia satírica

Gregório de Matos

Gregório de Matos escreveu o Livro....

Poemas escolhidos, como toda obra de Gregório de Matos é satírico e marcado pela “briga” entre uma sociedade “normal” – que é a do homem bem nascido” – e outra “absurda” – que é composta por pessoas oportunistas, mas que estão instaurados no poder.

CONTINUAR

Considerado um dos principais nomes da Literatura mundial e, em especial, da Literatura Portuguesa, foi um escritor, poeta, redator e tradutor. As suas obras contêm características diferenciadas e inovadoras para a época, como o uso do recurso da heteronímia, característica que o torna um artista múltiplo.

Sabe de qual autor estamos falando?

Mário de Sá-Carneiro

Almada Negreiros

Graça Aranha

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa escreveu uma única obra em língua portuguesa que foi publicada em vida [1934]. Nesta obra ele expressa forte sentimento nacionalista, através de uma volta ao passado, numa tentativa de reerguimento português. Que obra é esta?

Ficções do Interlúdio

Livro do desassossego

Mensagem

O eu profundo e outros eus

Fernando Pessoa

Fernando Pessoa escreveu o Livro....

Na obra Mensagem, a única em língua portuguesa publicada em vida [1934]. Fernando Pessoa expressa forte sentimento nacionalista, através de uma volta ao passado, numa tentativa de reerguimento português. Referindo-se aos períodos da formação de Portugal, das grandes navegações, de D. Sebastião, o autor tenta celebrar a grandeza de seu país. Apesar do cunho saudosista-nacionalista, a obra, elaborada em linguagem arcaica, apresenta acabamento formal perfeito. Poesia épico-irônica e lírica - épica porque se volta para celebração heróica de mitos coletivos [os grandes eventos e os heróis da história portuguesa], irônica porque essa celebração é feita sob o signo da irrealidade e da loucura [o que é celebrado não é o Portugal real mas o fantástico, produto da demência de seus grandes heróis], e lírica porque nos poemas sempre se exprime um eu, que pode ser o poeta ou alguma de suas personagens. Dom Sebastião, uma das grandes figuras da história portuguesa, é bem o símbolo da loucura enaltecida pelo poeta.

CONTINUAR

“Quando a sua escrita parece obscura, se nós leitores, tivermos o cuidado de deixar a escrita nos revelar seus caprichos, a escrita se torna viva e pode nos dar muitas alegrias intelectuais e satisfações.” Professor Luiz Roncari

USE A LANTERNA PARA VASCULHAR A TELA E PARA ENCONTRAR UM NOVO TEXTO

NESSE LIVRO VOCÊ CONHECERÁ ATRAVÉS DOS OLHOS DE UMA CRIANÇA AS CARACTERÍSTICAS NATURAIS DO SERTÃO DE MINAS GERAIS E PERCEBERÁ A TRAJETÓRIA DESSA CRIANÇA DE 8 ANOS EM SUA PERDA DA INOCÊNCIA E MUDANÇAS PARA A VIDA ADULTA... CLIQUE AQUI PARA DESCOBRIR!

Publicada pela primeira vez em 1956, a obra possui presença marcante do regionalismo. O regionalismo pode ser definido como...

Que se baseia em ou reflete ou expressa costumes ou tradições regionais

Condição de interligação planetária que envolve redes de comunicação entre os continentes

Conceito que define as manifestações de aversão, hostilidade ou ódio contra pessoas que são estrangeiras ou são vistas como forasteiras

Sentimento de orgulho, amor, devolução e devoção à pátria, aos seus símbolos

“Seo Deográcias falava tão engraçado: ― "O senhor, seo Nhô Berno, podia ter a cortesia de me agenciar para mim um dinheirozinhozinhozinho pouco, por ajuda?" — "Quem dera eu tanto tivesse como o senhor, seo Deográcias!" ― o Pai respondia. ― "Ara, qual, qual, seo Nhô Berno Cássio, eu estou pobre como aguinha em fundo de canoa... Achasse um empréstimo, comprava adquirido um bom cavalo de sela... Podia até vir mais amiúde, por uma prosa, servo do senhor, sem grave pecado de incomodar...." ― "Pois, aqui, seo Deográcias, o senhor é sempre bem aparecido..."

O autor faz uso de neologismo em seu texto. O que é o neologismo?

PALAVRAS DE ORIGEM TUPI GUARANI

USO DE EUFEMISMO

EMPREGO DE PALAVRAS NOVAS, DERIVADAS OU FORMADAS DE OUTRAS EXISTENTES NA MESMA LINGUA OU NÃO

USO DE VARIAÇÕES REGIONAIS

Guimarães Rosa

Guimarães Rosa escreveu o Livro....

Na obra Campo Geral, o escritor, diplomata, novelista, romancista, contista e médico brasileiro, João Guimarães Rosa vai guiando o leitor pelo cenário encantado das matas. E, se o leitor se deixar levar pelas descobertas de Miguilim, vai esquecer que a leitura não é apenas uma mera obrigação para o vestibular da Fuvest. Mas sim uma janela mágica, aberta para o cotidiano de uma família e suas experiências no sertão de Minas Gerais.

CONTINUAR

O nome do nosso escritor é Antônio Emílio Leite Couto. Nasceu em 1955, na cidade capital da província de Sofala, Beira, em Moçambique, África. Ele foi premiado em 2013 com o “Prêmio Camões”. Contudo, ele é mais conhecido pelo pseudônimo...

Sabe de qual autor estamos falando?

Achille Mbembe

Mia Couto

Chinua Achebe

Luiz Gama

Com o seu livro, Mia Couto teve o intuito de denunciar a devastação da guerra sangrenta que durou de 1976 a 1992, cerca de 16 anos e deixou milhões de mortos. Nessa obra, a sua escrita feita em uma prosa poética remete a um grande escritor brasileiro.

Estamos falando de:

Carlos Drummond de Andrade

Milton Hatoum

Graciliano Ramos

Guimarães Rosa

Mia Couto

Mia Couto escreveu o Livro....

Seu romance “Terra Sonâmbula” retrata o período que foi marcado por sucessivos conflitos armados contra o domínio português e pela Independência do país. Em uma disputa entre os partidos Renamo e Frelimo, em 1975, dá-se início aos conflitos que devastaram o país. “Terra Sonâmbula” é escrito em prosa poética e não tem um gênero específico. Ele é de gênero híbrido, pois contêm diário, carta, lenda e provérbios. Sua narração é paralela, misturando o presente e o passado. O presente é a história de Muidinga e Tuahir, e o passado é através do diário contando a história de Kindzu. “Sem dúvida um dos escritores mais importantes da língua portuguesa” - João Ubaldo Ribeiro.

Esta obra está na nossa Biblioteca Virtual! Acesse e boa leitura!

clique aqui para acessar

CONTINUAR

Das centenas de teorias acerca de a “vida imitar a arte ou a arte imitar a vida”, aqui nos deparamos com um romancista, contista e também jornalista, que em suas histórias jamais deixaria de incitar os fatos reais de nosso turbulento e glorioso cotidiano. Iniciou sua carreira Literária em 1993, com os Contos de Aberração. E quase 10 anos depois lança um livro intrigante, que se refere a um caso real de suicídio, ocorrido no brasil, no ano de 1939. O esplendoroso sucesso foi selecionado como obra da FUVEST. Então preste atenção neste jogo, e aos poucos descubra o autor e livro selecionado para o vestibular. O mais importante, realize essa leitura.

O suicídio ocorre em uma terra indígena, onde um antropólogo Buell Quain de apenas 27 anos, de forma sangrenta e assustadora, dá cabo a sua vida, apavorando e afugentando os índios presentes. Essa tribo vive em constante reviravolta com os “homens brancos”, ora aliados, ora inimigos. Nessa exótica e tártara ilha de Buell Quain, vivem quais tribos.

USE A LANTERNA PARA VASCULHAR A TELA E PARA ENCONTRAR UM NOVO TEXTO

Tupi- Guarani

Krahô

Pataxó Hã-ha- hãe

Manaós

A mistura entre a ficção e realidade, se deu a partir de investigações do autor. Um jornalista muito interessado nesse caso, que foi escondido da sociedade brasileira. Há diversas teorias sobre a morte do antropólogo, dentre elas, o fato de não ser um suicídio. O principal argumento para isso, é a morte sanguinária. Como uma pessoa daria cabo de sua vida, rasgando e perfurando seu corpo?

O livro da FUVEST que apresentamos aqui. É:

Romanceiro da Inconfidência – Cecília Meireles

Poemas escolhidos _ Gregório de Matos

Nove Noites – Bernardo de Carvalho

Dois Irmãos – Milton Hatoum

Bernardo de Carvalho

Bernardo de Carvalho escreveu o Livro....

Narrativa que se apresenta como um misto de romance-reportagem e de romance-policial; uma escrita que se apóia numa obsessão investigativa, na tentativa de averiguar fatos ocultos, na busca incessante pela verdade. O texto é intrigante, promovendo a inquietação e desconfiança de seus narradores e leitores. O principal assunto do livro refere-se a um fato real: o suicídio do antropólogo americano Buell Quain, entre os índios Krahôs, em 1939, no Brasil. Esse caso, ainda tendo sido um tabu para a antropologia brasileira, foi logo esquecido, mesmo porque não foi difundido para o público. A partir de um artigo de jornal, ao tomar conhecimento da história por acaso, o narrador desse romance deci-de investigar as razões do suicídio, sessenta e dois anos depois.

CONTINUAR

PARABÉNS!

Você conseguiu decifrar os enigmas e com isso conhecer a lista de leitura obrigatória para o vestibular 2022 da FUVEST. Fique atento às próximas etapas, pois traremos mais informações sobre estas obras para auxiliá-los na sua preparação para o vestibular! Abraços e nos vemos em breve!

créditos

PARABÉNS!

Você conseguiu decifrar os enigmas e com isso conhecer a lista de leitura obrigatória para o vestibular 2022 da FUVEST. Fique atento às próximas etapas, pois traremos mais informações sobre estas obras para auxiliá-los na sua preparação para o vestibular! Abraços e nos vemos em breve!

fuvest 2022

para gabaritar

lista de leitura obrigatória

créditos

Início

01 QUIZ

02 PROCURE

Pronto para começar o Jogo? Selecione ao lado a atividade e boa sorte! Não se esqueça de anotar o número no final de cada atividade. Essa será sua senha secreta. Vamos lá!

RUTH ROCHA

RECOMPENSA

04 SEQUÊNCIA

03 IMAGEM CERTA

QUIZ

Complete o seguinte questionário e obtenha o primeiro número para sua recompensa!

COMEÇAR

PROCURE!

Entre todas as afirmações que você LER, CLIQUE apenas nas CORRETAS

COMEÇAR

IMAGEM CORRETA

CLIQUE NA IMAGEM CORRETA

COMEÇAR

seQUÊNCIA CERTA

Escolha a SEQUÊNCIA certa da série

COMEÇAR

Créditos

Luiz Valter Vasconcelos Junior Marcela Antochio Natalie Ichikawa Melo Rosilene Costa Barbosa Solange Pereira de Lima Rosati Tania Santos Tatiana Messias Freitas da Costa Thiago Guilhermino Bonfim Vera Lucia Machado Borges

Roteiro

Bibliotecários da REDE SESI

Evelyn Ruani de Souza

Analista Técnico Educacional

Beatriz Silva Curti Daiane Aparecida Bueno Daniela dos Reis Ferraz Edlaine Angelina Dos Santos Silva Edson Gomes da Silva Julia Carla Dos Santos Kelly Cristina de Oliveira Lindman Luciane Druzian

Tabita Pereira de Araujo

Analista Técnico Educacional

Maria Clara Vieira Jacheta

Analista Técnico Educacional

Marcos Rogério Bertuzo

Diagramação e programação