Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

argumento cosmologico

Andre Dutra da Silva

Created on February 18, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Vaporwave presentation

Animated Sketch Presentation

Memories Presentation

Pechakucha Presentation

Decades Presentation

Color and Shapes Presentation

Historical Presentation

Transcript

Presentation

argumento cosmologico tomista

TOMAS DE AQUINO

  • O argumento cosmológico tomista e recebeu o nome de seu proponente, o teólogo filosófico da idade média Tomás de Aquino.

QUEM FOI TOMÁS DE AQUINO?

  • Tomás de Aquino, em italiano Tommaso d'Aquino (Roccasecca, 1225 – Fossanova, 7 de março de 1274), foi um frade católico italiano da Ordem dos Pregadores (dominicano) cujas obras tiveram enorme influência na teologia e na filosofia, principalmente na tradição conhecida como Escolástica, e que, por isso, é conhecido como "Doctor Angelicus", "Doctor Communis" e "Doctor Universalis". "Aquino" é uma referência ao condado de Aquino, uma região que foi propriedade de sua família até 1137.
  • Ele foi o mais importante proponente clássico da teologia natural e o pai do tomismo. Sua influência no pensamento ocidental é considerável. E muito da filosofia moderna foi concebida como desenvolvimento ou oposição de suas ideias, particularmente na ética, lei natural, metafísica e teoria política. Ao contrário de muitas correntes da Igreja na época, Tomás abraçou as ideias de Aristóteles - a quem ele se referia como "o Filósofo"

COSMOLOGIA TOMISTA

O Argumento Cosmológico Tomista veio a partir do uso de ideias de Aristóteles por São Tomás de Aquino. Ele visa a busca por um Motor Imóvel, ou uma Causa Primeira do movimento no universo.

Por essa razão deve existir uma causa primeira não causada , que Qualquer substância infinita é mantida em existência imediatamente pelo fundamento do ser. esse é um senão composto de essência e existência e portanto. não necessita de uma causa sustentadora, não podemos dizer que a essência desse ser exista como uma de suas propriedades porque a existência não é uma propriedade, mais um ato, a representação da Essência, portanto devemos concluir que a essência desse ser é simplesmente existência, em certo sentido não possui assistência ao contrário é um ato puro de ser não coagido por qualquer qualquer essência como afirmou Tomás de Aquino" ipsum esse subsistens"( o ato de subsistir por si mesmo) ele identifica esse segundo o Deus cujo nome foi revelado a Moisés como EU SOU (Êxodo 3 : 14)

AS 5 VIAS QUE PROVA A EXISTENCIA DE DEUS

1ª – Primeira via – Primeiro Motor O Primeiro Motor, isto é, ele é a causa do movimento. Vamos supor que o primeiro motor seja um relojoeiro, ele cria um relógio e coloca a funcionar. Ele é a causa do movimento, mas após sua função, o relógio trabalha por si só. No entanto, para Aristóteles este primeiro motor é imóvel, aquele que apenas dá o movimento.Tomás de Aquino trabalha esta proposta de Aristóteles e a recria. Para Aquino, tudo o que se move é movido por alguém. E este alguém não pode ser algo imóvel. Logo, há que ter um primeiro motor que deu início ao movimento existente,e que por ninguém foi movido. Ou seja, ‘antes’ do relojoeiro ou de qualquer outra origem de movimento, esteve um Ser, que é Deus, pois ele é eterno, sempre existiu e sempre vai exitir

2ª – Segunda via – Causa EficienteCausa eficiente: Todas as coisas que existem no mundo não possuem em si mesmo a causa eficiente de sua existência, e são de correntes do efeito de outra causa. É necessário que haja uma causa primeira que por ninguém tenha sido causada. Então, esta causa primeira, ou este efeito primeiro é Deus.

3ª – Terceira via – Ser NecessárioSer necessário: Este argumento é uma variante do segundo. Tomás de Aquino afirma que tudo o que existe agora pode deixar de existir. Houve, portanto, um momento em que nada existia. É preciso admitir então que um Ser deu existência às coisas. Logo, este ser tinha quer ser eterno e ser a causa necessária de tudo que existe este Ser é Deus.

4ª – Quarta via – Ser PerfeitoSer perfeito: Verifica-se que há graus de perfeição nos seres. Uns são mais perfeitos que outros, são mais belos, são mais verdadeiros, etc. Este juízo nós humanos o fizemos diariamente. Tomás de Aquino partiu deste raciocínio, concluindo que deve existir um ser que tenha o padrão máximo de perfeição, e que este ser é a causa da perfeição dos demais seres. Este ser, então, é Deus.

5ª – Quinta via – Inteligência Ordenadora Inteligência ordenadora: Existe uma ordem no universo, em que cada coisa está cumprindo uma função, um objetivo, uma finalidade. No entanto, não se chega à ordem pelo acaso e nem pelo caos. Logo, há um ser inteligente que dispôs o universo na forma ordenada e que dirige todas as coisas para que cumpram seu objetivo. Este ser é Deus.

seus ultimos dias

Tomás de Aquino produziu duas grande obras onde uniu sua filosofia com a de Aristóteles à fé cristã, Ele terminou seus dias em um mosteiro italiano, onde foi encontrado morto no lavatorio, o trabalho de Tomas de Aquino, apos sua morte, tornou-se a filosofia aprovada pela igreja e o levou a ser canonizado.

inscreva-se