Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Reuse this genially

Carnaval @ nossa tradição 2021

Marta Rodrigues Prof

Created on February 8, 2021

Recurso educativo das BES APVM

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Máscaras, corso, cabeçudos ...

Carnaval, a história e tradição...

Música, samba, animação ...

Carnaval @ nossa Tradição APVM - 2021 "A máscara"

História, animação e desafios!

A origem e a história do Carnaval

Factos que talvez não sabias...

  • No carnaval mesopotâmico, o rei era humilhado e chicoteado. Segundo estudiosos, duas celebrações realizadas no ano novo e início da primavera, para comemorar a fecundidade da terra, têm aspetos semelhantes com o dia de Carnaval, pois em ambas é possível observar a troca de papéis na sociedade.
  • Os rituais egípcios antigos pareciam uma concentração carnavalesca. Os rituais eram marcados por danças, fantasias e máscaras para que todos participassem da mesma forma. O festejo é comparado a uma concentração carnavalesca, onde os papéis sociais são invertidos.
  • No Carnaval romano Faziam grandes banquetes. Esses festejos ignoravam as normais sociais, eram marcados por grandes banquetes, muitas bebidas e rituais de sacrifício.
  • A figura carnavalesca do Rei Momo era um deus que foi expulso do Olimpo. Na Grécia Antiga, o Rei Momo fazia parte das comemorações carnavalescas. Era conhecido pelo seu sarcasmo e foi expulso do Olimpo por causa da sua irreverência e por ridicularizar as criações de outros deuses.
  • A igreja incluiu o Carnaval no calendário eclesiástico. O Carnaval foi então incluído no calendário eclesiástico, incorporando símbolos da religião. A Igreja tentou cristianizar a festa, mas não obteve sucesso e o Carnaval continuou a popularizar-se pela sua tradição.
  • O Carnaval europeu incluía jogos e apresentações teatrais. A festa popular era marcada pela inversão dos papéis sociais. Multidões nas ruas, homens fantasiados de mulheres e escravos temporariamente livres reuniam-se para festejar. Faziam parte dos rituais carnavalescos jogos, competições e apresentações teatrais.
  • Em 1252 foi realizado o primeiro Carnaval em Portugal. Antigamente chamava-se Entrudo. A festividade tem os seus primeiros registos datados de 1252, num documento do reinado de D. Afonso III para celebrações do calendário religioso. Os participantes saíam às ruas atiravam baldes de água, ovos e laranjas, farinha. Havia cortejos com carruagens decoradas, personagens mascarados e bailes .
  • O Carnaval brasileiro data de 1723. O Carnaval no Brasil tem as suas origens em terras portuguesas. Com a colonização, os portugueses levaram a festividade para o país, e hoje ela faz parte da cultura brasileira.

Queres saber mais? Clica Aqui!

Músicas do Carnaval "Samba da Matrafona"

Susana Félix confessou que a ideia desta criação a assaltou e ganhou força numa conversa de café. Assim, propôs a criação de uma música que permitisse completar o evento com um dos elementos indissociáveis do Carnaval: a música. Foi desta forma que nasceu o “Samba da Matrafona”, que alia o estilo de música predominante no Carnaval, o samba, à história do Carnaval mais português de Portugal. Além da letra e da música, Susana Félix dá voz à música que assume carácter de homenagem a um dos símbolos maiores do Carnaval de Torres Vedras, a “matrafona” (homens que se vestem de mulher). As músicas brasileiras, em particular o samba, fazem parte da tradição dos festejos do Carnaval e, para não fugir a essa tradição, Susana Félix criou um samba, mas que contém referências sonoras dos bombos dos “Zés Pereiras”, uma letra que fala e caracteriza a “matrafona” torriense e que se baseia nas marchas do Carnaval do início do século XX. Desta forma singular a cantora alarga a originalidade de alguns elementos do Carnaval de Portugal também à música.

Carnaval pelo mundo fora...Músicas do Carnaval!

Veneza, no seu melhor!

Ritmos de Carnaval!

Carnaval do Brasil!

Los 5 Mejores Carnavales del Mundo!

Carnaval em Cabo Verde!

Os desfiles, cabeçudos e matrafonas...

Desafios APVM

Quem canta seu mal espanta!

Palhaços coloridos

  • Imprime a cara do palhaço, o original está no Moodle, Bibliotecas, Atividades E@D;
  • Se não tiveres impressora desenha tu a cara do palhaço;
  • Corta quadrados de papel colorido, de jornal ou de revistas, com 8 cm de lado.
  • Dobre os quadrados em forma de leque e dobra ao meio ou enrola os quadrados de papel;
  • Cola os papéis na cabeça e enfeita o teu palhaço.
  • Tira uma foto e envia-a para o Fórum APVM, para o link
  • https://moodle.apvm.net/mod/forum/view.php?id=79986
  • Escolhe uma música de Carnaval que gostes;
  • Mascara-te com um disfarce teu ou mesmo improvisado;
  • Faz um vídeo teu ou de um membro da família mascarado a dançar e/ou cantar essa música de Carnaval ( entre 1 a 2 minutos)
  • Envia o vídeo para um Fórum APVM, para o link
  • https://moodle.apvm.net/mod/forum/view.php?id=79985

Sê criativo! Participa no Desafio!