Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Viagem ao centro da Terra

a5826

Created on February 5, 2021

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Randomizer

Timer

Find the pair

Hangman Game

Dice

Scratch and Win Game

Create a Word Search

Transcript

Vamos embarcar na...

"viagem ao centro da terra"

Júlio Verne

Start

Segundo o livro de Júlio Verne, é no dia 24 de maio de 1863 que começa a história de dois cientistas, tio e sobrinho, que irão descobrir o que se encontra nas profundezas da Terra...

Será que o que descobrem corresponde à realidade que conhecemos agora?

Claro que não!

Mas será que tudo o que Júlio Verne escreveu sobre o interior da Terra está errado?

vamos descobrir

Mas primeiro...

Informações sobre o livro

Ficha Técnica

Personagens

Introdução

Introdução- Como tudo começou

É no dia 24 de maio de 1863 que o professor Lidebrock regressa a casa com um livro velho amarelecido, do qual cai um pergaminho imundo que contém uma série de caracteres desconhecidos.

O facto de não entender a mensagem só faz com que a curiosidade do professor aumente, acabando por não descansar enquanto não a decifrar.

É, por fim, Axel quem descodifica a mensagem, não querendo acreditar no que ela contém...

continuar

A mensagem e sua análise...

1.

2.

Desce à cratera do Yocul do Sneffels, que a sombra do Scartaris vem acariciar antes das calendas de Julho, viajante audacioso, e alcançarás o centro da Terra. O que eu fiz, Arne Saknussem

3.

4.

E é agora que começa a aventura...

Recapitulando:Onde é que o trio vai entrar para chegar ao Centro da Terra?

Vulcão Kilauea, Havai

Vulcão Sneffels, Islândia

Vulcão Askja, Islândia

Correto!

Então, vamos agora analisar a composição do Centro da Terra descrita no livro, e compará-la aos modelos atuais!

começar

Ups,está errado....

tentar outra vez

Entrada no vulcão

Estrutura interna de vulcões

Túneis e caminhos

"Viagem ao Centro da Terra"

por Júlio Verne

Saída pelo vulcão Stromboli

Estrutura interna da Terra

Estrutura interna da Terra

Interior da Terra

Terminar

No livro...

Na realidade...

É possível escalar a montanha e chegar ao topo, sem ser preciso permissões especiais. Muitos turistas gostam de esquiar, mas poucos se atrevem a ir até ao cume.

Apesar de passarem por grandes dificuldades, os três homens conseguem alcançar a cratera do cone sul do vulcão, o Scartaris.

No livro refere que já haviam ultrapassado o limite das neves perpétuas, muito pouco elevadas na Islândia, consequência da humidade do clima.

Na verdade, o cume do vulcão é encoberto por um glaciar, o que impediria imediatamente a descida pela chaminé.

Se não existisse o glaciar a proibir a entrada das chaminés, poderia ser possível descê-las, pelo menos até uma dada profundidade.

Conseguem então descer uma das três chaminés existentes, indicada pela sombra que Arne Saknussem tinha falado.

https://sp-images.summitpost.org/532171.jpg?auto=format&fit=max&ixlib=php-2.1.1&q=35&w=500&s=5aacc1edd96f6076d2daadb621fde7ee

No livro...

Na realidade...

Após a descida da chaminé, os três homens conseguem efetivamente continuar a sua viagem, sem obstáculos, por um túnel, no caminho leste da extremidade da chaminé.

O Sneffels é considerado um vulcão adormecido, não extinto, o que significa que poderá ainda haver uma fonte de calor e magma que dá diretamente à chaminé, o que impossibilitaria a viagem.

Os vulcões são constituídos, abaixo da chaminé, por uma câmara magmática, que é a fonte do magma que é expelido quando o vulcão, que pode ser adormecido, entra em erupção, nunca sendo possível a sua exploração devido às elevadas temperaturas.

Sugere-se assim um modelo da estrutura interna do vulcão em que não existe magma nem câmara magmática, mas sim túneis e caminhos apropriados para o Homem.

https://sp-images.summitpost.org/532171.jpg?auto=format&fit=max&ixlib=php-2.1.1&q=35&w=500&s=5aacc1edd96f6076d2daadb621fde7ee

No livro...

Na realidade...

Sendo que nesta parte da ilha a crusta apenas tem 10-15 Km de profundidade e assenta sob um rifte, a temperatura teria que estar mais elevada nessa profundidade.

A partir dos 3 Km de profundidade a temperatura apenas está a 15º C.

O trio segue por um túnel aberto anteriormente por um caminho de lava.

Esses caminhos encontram-se provavelmente ainda com magma, já que estão próximos deste no interior da Terra, protegidos pela fina crusta.

Começam a encontrar vestígios de seres vivos do período siluriano, como trilobites, e rochas sedimentares e metamórficas. Mais tarde passam por uma mina de carvão.

Uma vez que a Islândia se encontra maioritariamente sobreposta a crusta oceânica e estamos a falar do interior desta, nunca seria possível encontrar vestígios de rochas de outro tipo a não ser magmáticas.

No livro...

Na realidade...

É praticamente impossível correr um lençol de água subterrânea aí, já que há um limite de profundidade para essas águas e é de 10 quilómetros, e os solos magmáticos da Islândia impedem o escorrimento de água para a crusta mais profunda.

A meio do livro, já os homens se encontram a 2 léguas de profundidade, o que corresponde a aproximadamente 10 quilómetros, quando descobrem uma corrente de águas subterrâneas.

Mais tarde, o trio encontra-se a mais de 18 léguas de profundidade, ou seja mais de 87 quilómetros, e a temperatura apenas está a 28ºC.

Essa profundidade já corresponde à seguinte camada da estrutura interna da Terra, de acordo com o modelo geofísico, a astenosfera, uma vez que a crusta e litosfera será fina devido ao afastamento tectónico. Logo, sabendo que é nessa zona que o gradiente geotérmico atinge valores nos quais se regista fusão parcial do material rochoso, nunca poderia ser percorrida por humanos, com temperaturas superiores a 1300ºC.

No livro...

Na realidade...

A astenosfera pode-se estender até aos 300 Km, o que significa que ainda lá estariam. A Astenosfera, ou querendo considerar o modelo da composição química dos materiais e falando do manto, como já se sabe, tem material rochoso em estado de fusão a temperaturas superiores a 1000ºC, o que nunca permitiria a existência de qualquer tipo de lençóis de água, florestas ou sobrevivência de espécies que não existem há milhões de anos.

Já a 36 léguas de profundidade, 173 quilómetros, os três homens deparam-se com um mini oceano e depois de atravessá-lo, uma floresta densa de cogumelos brancos, com uma altura de aproximadamente 12 metros.

Mais tarde encontram toda uma comunidade de seres, desde animais antediluvianos a ictossauros e plesiossários a lutar no mar, a corpos intactos do Homem Quatanário, e criaturas semelhantes a gigantes.

Na realidade...

Os homens não chegaram a alcançar o centro da Terra, o núcleo terrestre. Na verdade, de acordo com as profundidades referidas, não chegaram a ultrapassar sequer metade do manto, de acordo com a composição química, ou a mesosfera, do modelo geofísico da Terra.

https://parlorofhorror.files.wordpress.com/2015/07/journey-to-center-earth-pic-13.jpg

No livro...

Na realidade...

A atividade estromboliana é caracterizada por ser moderadamente explosiva, geralmente intermitente, com formação de uma coluna de gases e poeiras, como se pôde ver nas erupções recentes do vulcão. Devido às altas temperaturas e libertação explosiva de piroclastos, nunca seria possível sobreviver à subida dentro do cone vulcânico junto com os materiais eruptivos, muito menos à erupção e queda em si.

Tal como entraram na viagem, os homens encontram-se a sair desta por um vulcão, desta vez em Itália, na ilha Siciliana. Depois de um encontro com um abismo, e nele, uma queda, encontram-se a subir, com uma temperatura de 40ºC, por um conduto acessório do vulcão Stromboli, numa erupção intermitente.

Imagem

vídeo

vídeo

https://sp-images.summitpost.org/532171.jpg?auto=format&fit=max&ixlib=php-2.1.1&q=35&w=500&s=5aacc1edd96f6076d2daadb621fde7ee

https://youtu.be/RY44HWeFcow

https://youtu.be/JOoK_jKs7ZI

terminar

Resumindo...

Sabe-se que a temperatura aumenta a uma proporção de 20 a 40ºC por Km em direção ao centro da Terra, ao que chama de gradiente geotérmico. Portanto, o núcleo apresenta temperaturas próximas à temperatura da superfície do Sol. Tem que se considerar também a pressão que, no centro do planeta, é aproximadamente 3,6 milhões de vezes a pressão na superfície. A partir dos estudos realizados sobre as camadas da Terra, é perceptível que há muitas razões pelas quais seria impossível realizar a aventura imaginada por Júlio Verne.

E assim acabamos a nossa viagem...

Vamos ser expulsos pelo vulcão italiano Etna, certo?

Errado!

Tente outra vez para poder finalizar esta esgotante viagem.

É pelo Stromboli! Conseguimos!

Assim acaba a nossa viagem ao centro da Terra!

Fim

Bibliografia 1

Bibliografia 2

Fim

Nota pela autora

Bibliografia:

  • https://www.publishnews.com.br/materias/2010/05/07/57645-do-sneffels-ao-eyjafjallajokull-as-viagens-iluministas-de-julio-verne
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Sneffels
  • https://maisturismo.org/entrada-para-o-centro-da-terra/
  • https://www.google.com/maps?q=Sneffels&source=lmns&bih=625&biw=1349&rlz=1C1CHBD_pt-PTPT922PT923&safe=strict&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjd2ZvR9P_uAhXagc4BHYrEDkkQ_AUoAnoECAEQAg
  • http://www.leb.esalq.usp.br/leb/disciplinas/Fernando/leb1440/Aula%208/apostila%20cefet%20agua%20subterranea.pdf
  • https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-e-um-geiser/
  • https://pt.pureaqua.com/sistemas-de-osmosis-reversa-e-tratamento-de-agua-na-islandia/
  • https://freeway.tur.br/blog/islandia-pais-mais-incrivel-do-mundo
  • https://www.metric-conversions.org/pt/comprimento/leguas-em-milhas.htm
  • https://iceland-views.blogs.sapo.pt/12949.html
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Isl%C3%A2ndia
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Isl%C3%A2ndia

Bibliografia:

  • https://sketch.io/sketchpad/?
  • https://www.if.ufrgs.br/mpef/mef004/20021/Berenice/sangue.html
  • https://super.abril.com.br/saude/os-limites-do-corpo/
  • https://www.preparaenem.com/geografia/astenosfera.htm
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Astenosfera
  • https://academic.oup.com/gji/article/155/2/567/598944
  • https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0040195107003812
  • https://www.pnas.org/content/112/15/E1818
  • https://www.iag.usp.br/siae98/aterra/astenosfera.htm
  • https://igeologico.com.br/a-geologia-por-tras-de-viagem-ao-centro-da-terra/
  • https://descobrindoasicilia.com/vulcao-stromboli-curiosidades-sobre-o-farol-do-mediterraneo/
  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Erup%C3%A7%C3%A3o_estromboliana
  • Manual de Geologia "Desafios" do 10ºAno

NOTA: todas as imagens utilizadas que não tenham link, ou na sua legenda ou a aparecer quando se clica em cima delas, não foram retiradas da Internet, mas sim do Genial.ly.