Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Dia Internacional da Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto

mariateresalcobia

Created on January 26, 2021

SBE

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Dia Internacional da Comemoração em Memória das Vítimas do Holocausto

Introdução

A 27 de janeiro comemora-se o 76º aniversário da libertação do campo de concentração e extermínio nazi Auschwitz-Birkenau. Pretende-se assim prestar homenagem à memória das vítimas do Holocausto e combater o antissemitismo, o racismo e o discurso de ódio.

Exposição

Comemoração

O Holocausto não é um mito.

O que é?

Holocausto

Depois da II Guerra Mundial, o termo Holocausto designa a perseguição sistemática e a morte de seis milhões de judeus pelo regime nazi . Os Nazis perseguiram e mataram também pessoas de outros grupos, como: ciganos, pessoas com deficiência, eslavos, negros, comunistas, sociaislistas, testemunhas de Jeová , homeossexuais e opositores ao regime.

+ info

Como aconteceu e porquê?

Impacto da I Guerra Mundia (1914-1918)

1933

Hitler é nomeado Chanceler da Alemanha.

Derrota da Alemanha

  1. O acordo de paz (Tratado de Versalhes) impôs à Alemanha condições muito duras.
  2. Forte oposição à República de Weimar.
  3. Agitação social .

Crise económica mundial de 1929

Os nazis estabeleceram uma ditadura que limitava os direitos básicos e promoveram o ideal de uma "comunidade nacional" composta por pessoas "de sangue alemão".

9 DE NOVEMBRO DE 1938

Noite de Cristal

Agravamento da situação económica da Alemanha

Ataque organizado contra sinagogas, casas e estabelecimentos de propriedade de judeus.

Neste cenário surge um novo partido de extrema-direita: o Partido Nazi, que elege cada vez mais deputados.

+ info

Um cartaz anunciando o filme de propaganda antissemita "Der ewige Jude" (O Judeu Eterno) está pendurado na lateral de um prédio holandês. Amsterdão, Holanda, 1942. Museu Memorial do Holocausto dos EUA, cortesia de Samuel (Schrijver) Schryver

Crenças de que os judeus eram uma ameaça perigosa foram espalhadas através da propaganda difundida regularmente na rádio, na imprensa, no cimena, nas escolas e em diversas nas organizações.

Como aconteceu e porquê?

2.ª Guerra Mundial (1939-1945)

Solução Final

Programa de Eutanásia - cerca de 250.000 pessoas com deficiência mental ou física, consideradas geneticamente defeituosas e um fardo financeiro para a sociedade, foram assassinadas.

  1. Confinamento dos judeus em guetos.
  2. Fuzilamento em massa de judeus.
  3. Morte de judeus em câmaras de gás móveis.
  4. Deportação de judeus de toda os territórios ocupados para campos de extermínio como o de Auschwitz-Birkenau.

A 2.ª Guerra Mundial proporcionou à Alemanha nazi o pretexto para radicalizarem a sua ação contra aqueles que consideravam inferiores e/ou inimigos do volk (povo) alemão.

+ info

Como foi possível?

Milhões de pessoas comuns testemunharam os crimes do Holocausto Uma grande maioria colaborou ou não fez nada. Muitas vítimas do Holocausto foram denunciadas por pessoas que conheciam bem: amigos, vizinhos, colegas... Porquê?

Alguns fizeram a escolha de ajudar, mesmo correndo risco de vida...

Local onde membros de Einsatzgruppe A e colaboradores estonianos realizaram uma execução em massa de judeus em setembro de 1941. Kalevi-Liiva, Estônia,depois de setembro de 1944.

Mas os genocídios continuam...

No final da 2.ª Guerra Mundial, os principais oficiais alemães foram julgados perante o Tribunal Militar Internacional (TMI), em Nuremberga, na Alemanha. Porém, desde 1945 até aos nossos dias, têm acontecido outros genocídios.

1995

2015

Genocídio de Srebrenica (Bósnia) - cerca de 8 373 bósnios muçulmanos foram assassinados.

Crise Humanitária do Iémen - Desde 2015, que o Iémen está envolvido numa guerra civil que devastou a vida a milhões de pessoas.

Genocídio do povo Rohingya - operação de limpeza étnica e repressão militar realizada pelas forças armadas e pela polícia de Mianmar e por civis contra os muçulmanos rohingya .

Genocídio no Dafur (Sudão) - massacres, execuções sumárias de civis .

2017

2003

Os refugiados...

Nos nossos dias há cerca de 30 milhões de refugiados no mundo. Estas pessoas, entre as quais se encontram muitas crianças, fugiram de condições de guerra, miséria, fome, perseguição, catástrofes naturais ou ambientais.Como o estabelecido na Convenção de Genebra (1951), os refugiados têm o direito de requerer um pedido de proteção internacional. Além disso, o direito de procurar asilo está consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, bem como o direito à vida e à segurança.

Se isto é um Homem “Vós que viveis tranquilos Nas vossas casas aquecidas, Vós que encontrais regressando à noite Comida quente e rostos amigos: Considerai se isto é um homem Quem trabalha na lama Quem não conhece Paz Quem luta por meio pão Quem morre por um sim ou por um não Considerai se isto é uma mulher, Sem cabelos e sem nome Sem mais força para recordar Vazios os olhos e frio o regaço Como uma rã no Inverno. (...)” Primo Levi

Não podemos esquecer

Para que a História não se repita!

Fontes de informação

Enciclopédia do Holocausto. (s.d.). Consultado em 26 de 01 de 2021, de United States Holocaust Memorial Museum: https://encyclopedia.ushmm.org/pt-br Holocausto. (s.d.). Consultado em 26 de 01 de 2021, de RTP Ensina: https://ensina.rtp.pt/?s=holocausto IRHA. (2021). Consultado em 26 de 01 de 2021, de Protect the Facts: https://www.againstholocaustdistortion.org/International Holocaust Remembrance Day. (s.d.). Consultado em 26 de 01 de 2021, de UNESCO: https://en.unesco.org/commemorations/holocaustremembranceday Materiais Educativos. (s.d.). Consultado em 26 de 01 de 2021, de MEMOSHOÁ. Associação Memória e Ensino do Holocausto: https://www.memoshoa.pt/materiais-educativos ONU News. (s.d.). Consultado em 26 de 01 de 2021, de Agência da ONU para os refugiados: https://news.un.org/pt/tags/agencia-da-onu-para-refugiados The Righteous Among the Nations. (s.d.).Consultado em 26 de 01 de 2021, de Yad Vashem. The World Holocaust Remembrance Center: https://www.yadvashem.org/righteous.html