A História da contagem do tempo
A Contagem do Tempo na História varia de acordo com cada povo e época.
Os primeiros povos fizeram os seus calendários tendo como referência os ciclos da natureza, as suas crenças e os seus costumes.
Por isso, nem todos os países seguem o mesmo calendário.
- A História e Origem do Calendário tem início com a necessidade de organizar o tempo, de registar a evolução, bem como de haver comemorações em datas fixas.
Os especialistas acreditam que ele teve origem com os sumérios - povo da Mesopotâmia - em 2700 a.C.. Era composto por 12 meses lunares com 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano. Desta forma, não coincidia com o calendário solar, composto por 365 dias.
Calendário solar e lunar
- O calendário chinês é lunissolar, ou seja, ele considera tanto o ciclo solar como o ciclo lunar. É formado por ciclos de 12 anos, que têm início em fevereiro - mês, portanto, que marca a entrada do novo ano chinês.
Ao contrário do calendário ocidental que atribui um signo a cada mês, os animais do horóscopo chinês não estão relacionados aos meses do ano, mas sim aos anos.
Os animais são respetivamente os seguintes e repetem-se a cada cinco anos: rato, boi, tigre, coelho, dragão, serpente, cavalo, carneiro, macaco, galo, cão e porco.
- O ciclo solar trazia mais dificuldades de observação, visto que as fases da Lua são mais curtas, por isso, o calendário com base solar foi mais difícil de ser estudado. Foi criado pelos egípcios e tinha 365 dias dividido em 12 meses com 30 dias e mais 5 dias acrescidos no final do ano. Não havia ano bissexto e os meses eram divididos em três estações: Inundação, Inverno e Verão.
Calendário Maia
- Remonta a 550 a.C e é composto por dois calendários - o Haab, que é o calendário civil - e o Tzolkin, que é o calendário sagrado.
Enquanto o Haab conta com 365 dias divididos entre 18 meses com 20 dias cada um, num total de 360 (5 dias não pertencem a mês algum), o Tzolkin conta com 260 dias divididos em três grupos de meses com 20 dias, em que cada dia é contado de 1 a 13.
Tempo Cronológico e Tempo Histórico
- O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo, poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.
- O tempo cronológico é definido como o tempo em se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc.
Tempo cronológico e tempo histórico
- Como nem sempre o tempo cronológico e o histórico coincidem, existem povos que vivem diferentes momentos históricos no mesmo tempo cronológico.
Exemplo: apesar de vivermos numa sociedade informatizada, várias pessoas ainda não tem acesso a essa tecnologia.
Mesmo dentro da sociedade informatizada existem vários níveis de capacidade de lidar com as tecnologias.
Religião
A religião de um indivíduo e de um povo talvez seja o elemento que mais influencie na criação de um calendário.
Judaísmo
- Os judeus contam o tempo a partir da criação do universo, que para eles teria ocorrido há cerca de seis mil anos.
Calendário Islâmico
- A imagem representa o calendário islâmico com os nomes dos meses em árabe e seus correspondentes ao calendário cristão.
- Os muçulmanos têm como referência o ano em que Maomé fugiu de Meca para Medina. Isso ocorreu 622 anos depois do nascimento de Cristo. Em países como a Arábia Saudita este é o calendário observado.
- É lunar e recebe também o nome de hegírico pelo fato da fuga de Maomé para Medina ser denominada Hégira (Hégira é o primeiro ano da era muçulmana). É composto por 12 meses de 29 ou 30 dias, num total de 354 no ano.
Calendário Cristão
Calendário cristão e o tempo litúrgico observado pela Igreja Católica Romana.
- Para os cristãos os acontecimentos são registados entre o que aconteceu antes de Cristo (a.C.) e depois do nascimento de Cristo (d.C.).
Para a história ocidental, as datas referenciadas antes de Cristo devem ser seguidas de a.C. . Já os factos ocorridos depois não necessitam da sigla d.C.
É importante referir que nem todas as igrejas cristãs seguem este calendário. A Igreja Católica Ortodoxa não aderiu à reforma gregoriana e manteve o calendário juliano.
-
Este é o calendário usado atualmente em grande parte do mundo.
Foi criado em Roma no século VI por um monge chamado Dionísio. A contagem dos anos deveria ser iniciada por um acontecimento de grande valor, de modo que, como cristão, Dionísio considerou que o ano 1 deveria ser o ano do nascimento de Jesus Cristo.
Esse calendário tornou-se oficial no ano 1582 pelo papa Gregório XIII; por esse motivo também é conhecido como calendário gregoriano.
A História da contagem do tempo
teresagg63
Created on January 17, 2021
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Smart Presentation
View
Practical Presentation
View
Essential Presentation
View
Akihabara Presentation
View
Pastel Color Presentation
View
Visual Presentation
View
Relaxing Presentation
Explore all templates
Transcript
A História da contagem do tempo
A Contagem do Tempo na História varia de acordo com cada povo e época. Os primeiros povos fizeram os seus calendários tendo como referência os ciclos da natureza, as suas crenças e os seus costumes. Por isso, nem todos os países seguem o mesmo calendário.
Calendário solar e lunar
Calendário Maia
Tempo Cronológico e Tempo Histórico
Tempo cronológico e tempo histórico
Religião
A religião de um indivíduo e de um povo talvez seja o elemento que mais influencie na criação de um calendário.
Judaísmo
Calendário Islâmico
Calendário Cristão
Calendário cristão e o tempo litúrgico observado pela Igreja Católica Romana.