Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Dorsal meso atlantica

beatriz.engelberg

Created on December 10, 2020

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Smart Presentation

Practical Presentation

Essential Presentation

Akihabara Presentation

Pastel Color Presentation

Visual Presentation

Relaxing Presentation

Transcript

Dorsal - meso -atlântica

pag. para copiar e colar 1

Search

Informaçoes gerais

Uma dorsal oceânica, é uma espécie de forma de relevo submarino, elas constituem-se como relevos jovens e estáveis geologicamente. A dorsal meso atlântica fica no meio do Oceano Atlântico. Se estende da latitude 87° N até a ilha subantártica de Bouvet, latitude 54° S. Estende-se por cerca de 11.300 km e na sua maior parte encontra-se elevações nessa dorsal, que formam ilhas. Entre esses locais estão: Islândia, Açores, Ilha do Pico, Ilha de Ascensão, Jan Mayen, Kolbeinsey, Bermudas, Penedos de São Pedro e São Paulo, Ilha de Santa Helena, Ilha de Tristão da Cunha, Ilha de Gonçalo Álvares e Ilha de Bouvet. A ponta do pico é o ponto mais alto da dorsal, com 2.351 metros de altitude.

pag. para copiar e colar 2

Localização

A localização da dorsal meso atlântica, é no Oceano Atlântico. Ela vai do polo sul ao polo norte. Ou seja ela atravessa todos os continentes menos a Oceania e a Asia.

pag. para copiar e colar 1

Historia geológica

Sua formação, há 200 milhões de anos atrás, é recente, já que o nosso planeta tem 4,6 bilhoes de anos, e deve-se ao limite divergente entre placas tectônicas. No atlântico norte a formação da dorsal meso atlântica deve-se ao deslocamento das placas tectônicas Norteamericana e Euroasiatica. Jà na parte do atlântico sul, é formada pela placa sul Americana e Africana.

pag. para copiar e colar 2

O descobrimento é por mérito a dupla Bruce Heezen e Marie Tharp.

Limite de placa tectônica

O limite de placa tectônica que formou a dorsal meso atlântica, é o limite divergente. Que é quando as placas tectônicas, se divergem (se afastam ), por causa do movimento do magma do manto, que causa essas "falhas". Esse processo, quando acontece no oceano, pode causar crostas oceânicas, como o caso da dorsal meso atlântica. Nesse caso, ela é tao grande, que ela contribuiu bastante na separação dos continentes. Quando esse limite acontece na terra, acontece a mesma coisa, que é a separação de placas.

pag. para copiar e colar 2

Como afeta o relevo

O afastamento das placas tectônicas, formam uma espécie de efeito esteira, que é o efeito que causa outras formas de relevo em outros locais. Isso acontece pela temperatura muito alta do manto, Deixando um espaço, para que o magma do manto possa deixar marcas que são montanhas e cordilheiras, através da soldificação.

pag. para copiar e colar 1

É muito comum, nas dorsais em geral, vermos formação de escarpas, isto é, elevações muito grandes em só um lado da dorsal, formando uma especie de paredão. Isso acontece dependendo da velocidade do afastamento das placas e da intensidade do movimento do magma nas áreas.

Como as placas que se encontram submersas por esse oceano estão em processo de afastamento, as áreas continentais por ele banhadas apresentam uma acentuada estabilidade geológica, com poucos terremotos e praticamente nenhum vulcanismo, o que inclui o território brasileiro.

Curiosidades !

*Vermes tubulares e outras criaturas marinhas bizarras serpenteam nesse ambiente, inclusive peixes e crustáceos. Essas espécies vivem em nascentes de água quente o suficiente para derreter um chumbo . Temos que preservar essa dorsal, pois tem muitos animais passando nesse local.

*A dorsal meso atlântica, entra na cadeia de dorsais oceânicas, que sao dorsais interligadas. Formando a maior cadeia de montanhas do mundo, com cerca de 65.000 km de extensão. Se fosse fora do oceano (na superfície), daria para ver a cadeia do espaço. *O magma muito quente, se espalha, e se resfria, formando novas camadas de matéria solida no fundo do mar. Esse fenômeno está gerando o afastamento das costas da América do Sul e da Africa, em um ritmo de 2 a 10 cm por ano. *A descoberta da dorsal meso atlântica, levou a teoria da expanção no fundo do oceano, e a aceitação da teoria da deriva continental.

pag. para copiar e colar 1

* As áreas onde se formam as dorsais, se constituem os pontos de renovação das rochas, uma vez que o magma se solidifica nessas áreas. Já nas localidades de choque e encontro entre duas placas tectônicas, no extremo oposto das dorsais, a placa mais pesada submerge e as rochas são gradativamente convertidas em magma novamente, constituindo o processo de renovação cíclica das rochas.

*Essa dorsal oceânica, é a mais estudada pelos cientistas do mundo todo

créditos

pesquisadoras/grupo:

pag. para copiar e colar 2

Bia B, Bia N., Iolanda, Luisa, Mariana e Melissa.

fontes:

infoescola.com, todamateria.com.br, uol.com.br, sitedecuriosidades.com, marsemfim.com.br, estadao.com.br e geografiavisual.com.br. brasil escola.com.br.

Obrigada por assistir !