Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
SOI IV - UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA
Tereza Garces
Created on November 24, 2020
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Modern Presentation
View
Terrazzo Presentation
View
Colorful Presentation
View
Modular Structure Presentation
View
Chromatic Presentation
View
City Presentation
View
News Presentation
Transcript
UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA SOI - IV
Minha apresentação/ Leidi
UROCULTURA E ANTIBIOGRAMA SOI - IV
Minha apresentação/ Leidi
PRIMEIRA PARADA
Ih, fiz xixi de novo! Laura, 23 anos, procurou atendimento médico ambulatorial. Ao ser atendida a paciente relata intenso ardor ao urinar e aumento da frequência urinária, que interfere no padrão de sono. Nega dor lombar, comorbidades e tratamento medicamentoso. Além disso, quando questionada pelo médico ela relata ter vida sexual ativa, retardar a micção quando está ocupada e beber pouca água. Foram solicitados exames, confirmando a presença de bacilos gram-negativos, que fermentam glicose e lactose e são catalase positiva. Além disso, esse patógeno pode fazer parte da microbiota endógena dos seres humanos, também pode causar infecções do trato gastrointestinal e é o isolado mais comum em pacientes com sepse.
QUEM SOU EU?
A missão aqui é simples: com base na situação problema qual o provável agente etiológico e qual exame permite sua identificação? OBS: Não esqueça de registrar suas respostas.
APRESENTE-ME
Hora de fazer um toró (chuva de ideias ou brainstorm) sobre o exame que você respondeu na estação anterior. (OBS: É importante incluir sobre o conceito, o que ele avalia, como fazê-lo e quando deve ser solicitado . Não esqueça de registrar as respostas).
COMO ME IDENTIFICAR?
Agora você tem uma missão final: após identificar o agente etiológico através do exame informado nas estações anteriores, como escolher o tratamento adequado para Laura? Elabora um esquema utilizando a folha de papel A4 com o conceito, passo a passo e importância do teste que você irá utilizar para lhe auxiliar na escolha do tratamento adequado. Vocês só têm 10 minutos! 3, 2, 1.... valendo! OBS: Utilize a sua criatividade, o importante é registrar as respostas.
PRA FECHAR
Paciente branca, de 32 anos, apresentou placa eritematosa, infiltrada, com uma pústula isolada sobre a lesão, no membro inferior direito (região da coxa), com dor e calor no local. Apresentava lesão semelhante, com tamanho menor, na perna esquerda. Sem sintomatologia sistêmica, a paciente havia sido tratada para "picada de aranha" com medicamento de uso tópico. Previamente hígida, relatava cesariana cinco meses antes do início do quadro. O marido apresentava lesões semelhantes e também recebera o mesmo tratamento, sem boa resposta. Foi realizado exame bacteriológico da pústula com cultura bacteriana, técnica de Gram que evidenciou bactérias em formato esférico e o teste da catalase que foi positivo. Foi realizado tratamento primário com antibiótico por sete dias, sem remissão dos sinais e com evolução para uma lesão mucopurulenta. O médico solicitou antibiograma, para confirmação do esquema terapêutico mais eficaz (OBS: Resultado no próximo slide).
PRA FECHAR
PRA FECHAR
A partir do resultado apresentado, responda: - A bactéria presente na cultura do paciente é sugestiva de Gram-positiva ou Gram-negativa? Qual o provável gênero e espécie da mesma? - Com base nos resultados observados, qual antibiótico você recomendaria para utilização? Por que? - Quais os principais mecanismos de resistência desse patógeno?
DICA DE LEITURA DO DIA OBRIGADA!!!