Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
recursos minerais e sua distribuição
mafetarde
Created on November 18, 2020
adicionar a parte da sarah
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
CARVÃO MINERAL
PETRÓLEO
FERRO
O que é? É um minério não metálico, considerado um combustível fóssil, uma rocha sedimentar formada há milhares de anos. Onde é encontrado? Em regiões de baixas temperaturas ou clima temperado, localizado em todos os continentes. Como se extrai? A extração do carvão mineral pode ser feita de duas formas: - Lavra a céu aberto - Lavra subterrânea
O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 350 milhões de toneladas.
Onde se extrai?O petróleo é encontrado em bolsões profundos em terra firme abaixo do nível do mar. Para realizar a sua exploração são necessários, basicamente, três passos importantes: prospecção, perfuração e extração.
(Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul.).
MANGANÊS
Recursos minerais
O país é o quarto produtor mundial de manganês, com uma produção aproximada de 1,3 milhão de toneladas ao ano. (Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum.)
GÁS NATURAL
BAUXITA
e sua distribuição
O que é? O gás natural é um combustível fóssil não renovável. Ele é composto por uma mistura de hidrocarbonetos. Onde é encontrado? gás natural é um combustível fóssil que se encontra na natureza, normalmente em reservatórios profundos no subsolo. Como se extrai? Ele pode ser obtido em jazidas e através da queima de biomassa.
Na produção de bauxita, o Brasil é o terceiro em nível mundial, com uma produção de aproximadamente 17,4 milhões de toneladas. Esse minério é usado na fabricação do alumínio, (Serra do Oriximiná, no estado do Pará. )
COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS
Origem: Originaram-se a partir de restos de seres vivvos, animais e vegetais que viveram em épocas remotas. Esses restos orgânicos foram se depositando ao longo de milhares de anos em camadas muito profundas da crosta terreste e transformados pela ação da temperatura e da pressão.
NIÓBIO
O território brasileiro também é rico em nióbio, com uma produção anual de 38 mil toneladas, volume que coloca o país em primeiro lugar no mundo na extração desse minério.