Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

A escultura barroca

sofialealamador

Created on November 17, 2020

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Modern Presentation

Terrazzo Presentation

Colorful Presentation

Modular Structure Presentation

Chromatic Presentation

City Presentation

News Presentation

Transcript

A Escultura Barroca

pág. 47 a 50

A escultura Barroca foi iniciada em Itália por autores de génio associada à arquitetura ou à pintura.

O Barroco é definido pela sua exuberância

- A escultura foi, provavelmente, a arte mais praticada e mais difundida do Barroco devido às suas capacidades plásticas e expressivas e pela sua adaptabilidade; - Apesar de terem havido várias formas e temáticas de escultura barroca, todas tiveram uma expressão técnico-formal semelhante;

- Podemos defenir a escultura barroca pelo seu rigor e execução herdado do renascentismo e maneirismo. - Podemos fácilmente ver o domínio técnico e formal na anatomia das figuras pelas suas porporções e pormenores caprichosos; - Os escultores exploravam as capacidades expressivas das personagens e cenas que representavam dando-lhes, assim, um maior dramatismo.

No Barroco, houve sempre uma preferência para cenas e posições em movimento

Uso de jogos de luz e sombras tal como na pintura

Usavam-se planejamentos volumosos e agitados, e contrastes de texturas

pathos - paixão, emoção

Toda a informação apresentada nos slides anteriores vai ao encontro do sentido da valorização do pathos e da oposição ao logos.

logos - razão

As composições são livres e organizadas segundo esquemas complexos que "congelam" a ação como uma fotoghrafia. Chama-se a esta técnica Arte do Momento. A escultura de grupo foi também preferida nesta época por permitir um maior dinamismo e uma melhor expressão dramatica e cénica.

O sentido cénico das obras é dado pela teatralidade dos movimentos e dos gestos tal como o seu enquadramento. O espaço a que a obra era destinada era sempre equacionado pelo escultor como se tratasse de um cenário para uma peça de teatro, fazendo com que as peças possam ser apreciadas de um ou mais pontos de vista.

Estas características explicam a necessidade dos mais variados materiais como pedra, principalmente mármore, gesso, madeiras policromadas, cartão, bronze, ouro, prata, marfim, etc... Estes materiais era usados individualmente ou conjugados na mesma obra.

Durante esta época a escultura estava dividida em duas categorias

VS

Escultura ornamental

Escultura independente

Escultura Ornamental

Foi o complemento indidpensável da arquitetura desta época, para reforço do efeito estético que era pretendido e, para isto, foram usados relevos estátuas de vulto redondo. Os relevos eram compostos por volutas, brasões, cartelas, frestões, etc... Estes elementos decoravam entablamentos, frontões, frisos, portas e janelas de forma exuberante e variada.

Escultura ornamental

A escultura de vulto redondo também cumpriu funções estruturais, honoríficas, alegóricas e simbólicas.Era, normalmente, colocada em nichos, consolas ou mísulas, nas fachadas, como estátuas-colunas, sustentando tetos e entablamentos e mesmo em paredes interiores. Também foram usadas em filas horizontais, em pontes, áticos, mas também, em muros, escadarias e colunatas.

Escultura Independente

Esta foi a modalidade mais importante. Cultivada pelos artistas, sob a forma de monumentos comemorativos, figuras alegóricas, retratos, túmulos, fontes, passos processionais e, na maioria das vezes, organizada em grupos escultóricos.

Escultura Independente

Nascida no tempo da Contrarreforma, e recbendo da igreja as suas principais encomendas a escultura barroca representava uma nova religiosidade inpirada pela Bíblia e também por escritos dos místicos da Contrarreforma (santo inácio de Loyola e Santa Teresa de Ávila).

Esta nova iconografia sacra, era severamente vigiada pelo Tribunal do Santo Ofício (inquisição) e tratava subertudo temas religiosos (vidas de santos e mártires, temas marianos, a vida de Cristo, eucaristia, virtudes cristãs e o Papa). Era sempre ressaltada uma função didática e de autoafirmação de fé e do poder da igreja Católica.

A escultura laica praticou-se em: - retratos individuais, que absorveram as características da estatuária religiosa, acentuando o carácter honorífico e de propaganda de reis e estadistas. São retratos oficiais, em atitudes de triunfo. - mausoléus, como o do Papa Alexandre VII - figuras ou grupos escultóricos de características mais clássicas e com significado alegórico

Os monumentos escultóricos, tão ao gosto do Barroco, misturam-se a estatuária com relevos e elementos arquitétónicos, confundindo-se com a arquitetura.

WEBGRAFIA

- Manual de HCA 11º ano "Ideias e Imagens" - Wikipédia - https://www.infopedia.pt/$gregorio-xv - https://mutante.pt/2020/06/gian-lorenzo-bernini-e-la-verita/~ - https://www.metmuseum.org/pt/art/collection/search/206399 - https://mesquita.blog.br/bernini-arte-escultura - https://vejasp.abril.com.br/cidades/voce-sabe-quem-foi-milon-de-crotona/ - https://pt.wahooart.com/@@/8Y335K-Gian-Lorenzo-Bernini-S%C3%A3o-Longuinho - https://vinteum.com/esculturas-de-gian-lorenzo-bernini/ - https://www.todamateria.com.br/escultura-barroca/