Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

Ismália - Emicida e o racismo no Brasil

clara reis

Created on November 10, 2020

Trabalho de História por Clara Reis

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

Ismália - Emicida

Ismália é uma música do rapper Emicida com participação de Larissa Luz e Fernanda Montenegro. Foi lançada em 2019 no álbum AmarElo.

Ouvir

Começar

Sobre o artista

Leandro Roque de Oliveira (São Paulo, 17 de agosto de 1985), mais conhecido pelo nome artístico Emicida, é um rapper, cantor e compositor brasileiro. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000. O nome "Emicida" é uma fusão das palavras "MC" e "homicida". Por causa de suas constantes vitórias nas batalhas de improvisação, seus amigos começaram a falar que Leandro era um "assassino", e que "matava" os adversários através das rimas. Mais tarde, o rapper criou também um acrônimo para o nome: E.M.I.C.I.D.A. (Enquanto Minha Imaginação Compuser Insanidades Domino a Arte).

Sobre o álbum

AmarElo é o terceiro álbum de estúdio do rapper, cantor e compositor brasileiro Emicida. Foi lançado em 30 de outubro de 2019. O título vem de um poema de Paulo Leminski (1944-1989), que diz: “Amar é um elo/ entre o azul/ e o amarelo”. Outra referência veio de Manuel Bandeira e os girassóis do poema Pensão familiar.

Análise de trechos

1. "Olhei no espelho, Ícaro me encarou Cuidado, não voa tão perto do Sol Eles num guenta te ver livre, imagina te ver rei O abutre quer te ver de algema pra dizer: Ó, num falei?!"

Análise do trecho

O trecho se refere à falta de aceitação de pessoas negras bem-sucedidas, visto que grande parte da sociedade que vivemos hoje em dia é racista. Além disso, a parte "O abutre quer te ver de algema pra dizer: Ó, num falei?!" fala sobre a prisão de muitas pessoas negras que ocorrem por conta do racismo.

Nesse mesmo trecho, o cantor Emicida faz um trocadilho com as palavras "alva" e "alvo", já que "alva" é um outro nome para a cor branca e "alvo" se refere aos negros que são vítimas de diversos crimes de ódio racistas, principalmente por conta da violência policial, que é indiretamente citada no verso "quem disparou usava farda". A farda é um uniforme utilizado por muitos policiais.

O primeiro verso desse trecho fala sobre a importância de um diploma para as pessoas pretas nos dias atuais, assim como as cartas de alforria eram importantes séculos atrás. A menção dos 80 tiros é uma referência ao assassinato do músico negro Evaldo Rosa, que recebeu 80 tiros de fuzil durante uma operação no exército no Rio de Janeiro.

Análise do trecho

"Que um diploma é uma alforria[...] 80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo Quem disparou usava farda (mais uma vez) Quem te acusou, nem lá num tava (banda de espírito de porco)"

Um primeiro salárioDuas fardas policiais Três no banco traseiro Da cor dos quatro Racionais Cinco vida interrompida Moleques de ouro e bronze Tiros e tiros e tiros Os menino levou 111 (Ismália) Quem disparou usava farda (meu crime é minha cor) Quem te acusou nem lá num tava (eu sou um não lugar)

Trecho da música ismália, do cantor Emicida

Análise do trecho

Esse trecho fala sobre a Chacina de Costa Barros, que ocorreu no dia 28 de novembro de 2015, onde cinco jovens foram assassinados por policiais militares no bairro de Costa Barros, na zona norte do Rio de Janeiro, com 111 tiros. Cinco jovens estavam no carro e tinham saído para comemorar o primeiro emprego de um deles. Todos os jovens eram negros.

Foto do carro onde os jovens estavam quando foram assassinados.

Racionais MC's

Racionais MC's é um grupo brasileiro de rap, fundado em 1988. É formado por Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay. É o maior grupo de rap do Brasil, e está entre os grupos musicais mais influentes do país e da música brasileira.

Todos os integrantes do grupo são negros, por isso o verso "da cor dos quatro Racionais". O grupo já falou sobre o racismo em diversas de suas canções, como Negro Drama, por exemplo.

O porquê da escolha da música

A razão da escolha da música

Quando fui pesquisar sobre músicas que retratam o racismo no Brasil, eu achei Ismália e gostei bastante da música quando ouvi. Além disso, a letra representa muito bem a situação atual de nosso país com relação à discriminação racial e à violência contra pessoas negras, vinda principalmente de policiais. Assim, decidi utilizá-la como base de meu trabalho.

O racismo em nosso país

O racismo no Brasil é moldado por mais de três séculos de escravidão junto de teorias e práticas racistas, que ainda fazem parte da construção da identidade nacional. Após a abolição da escravatura, o Estado não integrou os negros à sociedade, sem proporcionar condições materiais e políticas para que os negros participassem de uma sociedade livre, o que garantiu que as ideias e a escravidão na estrutura da república pudessem sobreviver e se manifestar.O Brasil é o país com a maior população negra fora da África em números absolutos. Mesmo assim, a população negra, que representa maior parte da composição social brasileira, ocupa uma proporção insuficiente de todas as áreas da vida social. Isto porque, apesar da igualdade jurídica, existem sistemas informais de discriminação que filtram o acesso de pessoas negras à oportunidades, qualificações e oportunidades nas áreas de tomada de decisão. Isso é o que chamamos de racismo estrutural, muito presente no Brasil. e que até hoje afeta a vida de muitos. Além disso, muitos brasileiros negros são vítimas de violência racial, na qual muitos policiais são os causadores. Muitas pessoas negras morreram no Brasil por conta de violência policial. Alguns tentam justificar com o fato de que "são bandidos", entretanto grande maioria das vítimas são pessoas que não cometeram nenhum cirme, incluindo até mesmo crianças.

Dados sobre o racismo no Brasil

Estatísticas sobre o assassinato de pessoas negras

Estatísticas sobre representatividade

Estatísticas sobre o mercado de trabalho

Outras estatísticas

+ info

+ info

+ info

+ info

"A maior expressão do preconceito racial no Brasil está justamente na negação desse preconceito."- Demétrio Sena

."Racismo, preconceito e discriminação em geral; É uma burrice coletiva sem explicação. Afinal, que justificativa você me dá para um povo que precisa de união?" - Gabriel, o Pensador

Citações

Algumas frases reflexivas sobre racismo

"Sociedade feliz é aquela onde há justiça social, sem preconceito racial." - Talita G. R. Mazelli

Fontes

- Wikipedia; - Letras.mus.br; - G1 Notícias. - Mundo Educação; - El País. - Brasil Escola;- Carta Capital;- Pensador

Obrigada pela atenção!

Clara Reis - 8B