Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
ESTRUTURA OCTALYSIS E TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO
Francisco Teixeira
Created on October 20, 2020
Neste trabalho analisamos a estrutura denominada Octalysis e sua relação com a Teoria da Autodeterminação (Self-determination Theory, SDT) dos autores Richard M. Ryan e Edward L. Deci, uma importante teoria sobre a motivação
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Branching Scenario: Save Christmas
View
Correct Concepts
View
Microcourse: Artificial Intelligence in Education
View
Puzzle Game
View
Scratch and Win
View
Microlearning: How to Study Better
View
Branching Scenarios Challenge Mobile
Transcript
ESTRUTURA OCTALYSIS E TEORIA DA AUTODETERMINAÇÃO EM ESTUDOS DE GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA
Francisco Márcio Barbosa Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, fmbteixeira@ifsp.edu.br Thalita Arthur Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, thalita@ifspcapivari.com.br Roberto Teixeira de Lima Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo – SIMA/SMA/CFB/DGR/CTR-4 – São José do Rio Preto, roberto.t.lima@gmail.com
Há três necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e relacionamento. Essas necessidades apresentam relação com a motivação intrínseca do indivíduo e são estudadas na Teoria da Autodeterminação (RYAN; DECI, 2017).
INTRODUÇÃO
Gamificação é o estudo de elementos encontrados em jogos e sua aplicação em outras atividades, não com o objetivo de divertimento, mas sim com o objetivo de motivar o indivíduo na própria atividade onde os elementos foram aplicados. Existem algumas estruturas, ou frameworks, que abordam esses elementos encontrados em jogos e sua interação com a motivação de seus usuários. Neste trabalho analisamos a estrutura denominada Octalysis e sua relação com a Teoria da Autodeterminação (Self-determination Theory, SDT) dos autores Richard M. Ryan e Edward L. Deci, uma importante teoria sobre a motivação. A Teoria da Autodeterminação é constituída por seis miniteorias e essas abordam a interdependência das três necessidades psicológicas básicas: autonomia, competência e relacionamento.
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo apresentar, de forma bastante simplificada e não exaustiva, a Estrutura Octalysis e a Teoria da Autodeterminação buscando verificar, inicialmente, uma possibilidade de convergência e de aplicação de ambas em estudos relacionados a gamificação como estratégia pedagógica.
METODOLOGIA
Realizamos uma breve revisão bibliográfica a respeito da Estrutura Octalysis e da Teoria da Autodeterminação, incluindo a leitura de alguns textos recentes e de importantes conteúdos referenciais dos temas abordados.
QUADRO TEÓRICO
Segundo Chou (2015), a Octalysis apresenta oito elementos motivadores encontrados nos jogos de sucesso, representados na Figura 1.
CONCLUSÃO
Os oito elementos presentes na Octalysis apresentam relação com elementos estudados na Teoria da Autodeterminação, assim, mostra-se relevante destacar a importância da Teoria da Autodeterminação para compreender os mecanismos que motivam os alunos durante o exercício das atividades que envolvam a gamificação aplicada como estratégia pedagógica visando contribuir com a pesquisa, a divulgação e a revisão científicas do tema. Para tanto, definimos, inicialmente, ampliar a revisão bibliográfica para, num próximo momento, elaborar e apresentar projetos de pesquisa e, futuramente, realizar aplicações práticas da gamificação em sala de aula, tendo a Teoria da Autodeterminação como princípio científico norteador nesses estudos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A motivação inicia e direciona o comportamento do indivíduo. Resumidamente, se o indivíduo estiver motivado, a ação relacionada poderá ser realizada com maior persistência e com maior qualidade. A motivação pode ser separada em motivos internos e eventos externos, derivando disso a classificação de motivação intrínseca e motivação extrínseca (REEVE, 2017). Possuímos necessidades fisiológicas básicas que são importantes à manutenção do organismo. A carência dessas necessidades dificultará o desenvolvimento do indivíduo, prejudicará seu bem-estar e poderá causar danos a sua saúde física ou mental. E, de forma semelhante, também possuímos necessidades básicas psicológicas que também são importantes para a manutenção da vida, crescimento e bem-estar do indivíduo (MASLOW, 1968).
CHOU, Yu-kai. Actionable gamification: beyond points, badges, and leaderboards. 1. ed. Scotts Valley, CA: Createspace Independent Publishing Platform, 2015. MASLOW, Abraham Harold. Introdução à psicologia do ser. 2. ed. Rio de Janeiro: Eldorado, 1968. REEVE, Johnmarshall. Motivação e Emoção. 4. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2017. RYAN, Richard M.; DECI, Edward L. Self-determination theory: basic psychological needs in motivation, development, and wellness. 1. ed. New York: Guilford Press, 2017.