Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
IniciativasHumor
PPJ1920 humoremtemposdecrise
Created on June 14, 2020
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
Transcript
mAIS INICIATIVAS De HUMOR criadas em período covid EM PORTUGAL
+ info
A primeira edição do Festival #RiremCasa ocorreu entre 26 a 29 de março. Foi a primeira vez na história que, através do Instagram (@festival_riremcasa), mais de 50 humoristas trouxeram o humor ao domicílio dos portugueses. Segundo a página oficial do Instagram, o número de aderentes à iniciativa atingiu 1.000.000 de espetadores. Entre os artistas contamos com nomes como Marco Horácio, Nilton e José Castelo Branco. Recorde-se que a iniciativa decorreu no seguimento do festival #FicarEmCasa, que proporcionou uma série de concertos.
Festival #Riremcasa
+ info
A iniciativa “Amor… com humor se paga” partiu de Marco Horácio, mas rapidamente recebeu o apoio de cerca de 50 comediantes. Entre estes, Nilton, Herman José e Rui Unas. Em declarações à TSF, Marco Horácio admitiu que a iniciativa decorreu com o objetivo de agradecer ao público o apoio dado aos humoristas. Por outro lado, visou apelar à sensibilização das pessoas para se manterem por casa. O humorista acrescentou ainda que não há “nada melhor do que fazer passar uma mensagem através do humor."
Movimento #FicaemCasaPorra
+ info
Outro dos exemplos de reinvenção à nova realidade foi o projeto Quarentugas. Através da criação de uma página de instagram (@quarentugas), André Oliveira, argumentista de banda desenhada, e Pedro Oliveira, ilustrador e seu colaborador, juntaram-se para criar e publicar uma tira de banda desenhada por dia no Instagram, durante e sobre a quarentena.
Quarentugas
+ info
Nesta linha de pensamento, o programa da SIC, “Isto é gozar com quem trabalha”, apresentado pelo humorista Ricardo Araújo Pereira, teve de se readaptar à realidade. Este é um programa que visa, segundo Joana Marques, “procurar coisas que tenham graça ou que tenham graça por si” sobre a atualidade. No entanto, a própria não esconde o medo que tem das pessoas interpretarem os assuntos abordados como uma fonte de informação.
Isto é gozar com quem trabalha
"O nosso programa é uma só uma fatia da realidade e é uma fatia muito enviesada porque a nossa lente é o que pode provocar o riso ou não, só isso. Portanto, não é seguro que uma pessoa obtenha a sua informação através de programa de humor."
O livestream solidário “Convida19 – Todos por uma causa” promovido pela Cruz de Malta Portugal, no dia 23 de março, reuniu vários artistas da área da música, magia, humor, literatura, pintura e gastronomia.Através da página de Facebook (@Convida19) proporcionaram aos portugueses atuações em livestream de 30 minutos, cada uma. Na área do humor contaram-se com nomes como Luís de Matos e António Raminhos. A iniciativa ajudou a Cruz de Malta Portugal na angariação de donativos para a aquisição de um hospital de campanha.
Convida19 – Todos por uma causa
+ info
“Os Covidiotas” são uma criação do ilustrador e autor de banda desenhada Luís Louro. Como forma de se entreter do isolamento social, aliou a criatividade ao humor. Aliás, são estes os ingredientes fundamentais das tiras do Covidiotas. Estas tiras são ainda, um retrato “bem-humorado” da realidade dos últimos tempos, encontrando-se disponível no facebook (@Luís Louro - Ilustração & Fotografia) e no instagram (@luislourobd).
Os Covidiotas
Foi o Covid-izer
+ info
Para atenuar a seriedade da quarentena, o humorista madeirense, João Pedro Ramos, juntou oito nomes do humor regional para fazer rir em tempo de pandemia. “Foi o Covid-izer” ocorreu entre os dias 13 a 20 de abril e tornou-se o maior festival virtual de comédia madeirense.
O festival “#Açoresemcasa” ocorreu entre 23 a 28 de março e foi promovido pela empresa de produção de eventos a “Fábrica de Espetáculos.” Através do facebook e do instagram (@acoresemcasa), fez chegar a casa dos açorianos, durante 6 dias, um conjunto de palestras, concertos e workshops.Como seria de esperar, o campo do humor não ficou de fora, com artistas como Valquírio Barcelos e Helfmed. Esta ideia surgiu a propósito do Festival #euficoemcasa, que aconteceu em Portugal para ajudar a sensibilizar as pessoas a ficarem em casa e para prevenir a propagação do novo coronavírus.
#Açoresemcasa
+ info
O distrito de Leiria não ficou de fora na invasão do humor para o mundo digital. O objetivo é só um: animar a quarentena dos portugueses. Neste sentido, nasceu em Alcobaça a página de Facebook “Quarentoons – TachLen” (@Quarentoons – TachLen), um projeto de Natacha Costa Pereira e Len. Segundo o Jornal de Leiria, a iniciativa consiste em criar “um comentário diário em jeito de tira de banda desenhada no jornal. Rir para não chorar, é o lema.”
Quarentoons – TachLen
+ info
Os programas “A vida lá fora” e “Anti- stress” foram a resposta da TVI para estes tempos de incerteza. O programa “A vida lá fora” foi conduzido por Marco Horácio e contou no painel de comentadores com Nilton, António Raminhos, António Machado, Guilherme Duarte e João Seabra. O objetivo era só um, a discussão do quotidiano com humor à mistura, num formato de magazine. O programa terminou no passado dia 16 de maio. Já, o programa “Anti-Stress”, ainda no ativo, é apresentado por Ana Guiomar e Diogo Beja e consiste num programa de apanhados. O formato reúne vídeos de humor enviados pelos telespetadores portugueses e criados pelo mundo fora.
Programa A vida lá fora e Anti-stress