Full screen

Share


mAIS INICIATIVAS De HUMOR criadas em período covid EM PORTUGAL

Want to create interactive content? It’s easy in Genially!

Get started free

IniciativasHumor

PPJ1920 humoremtemposdecrise

Created on June 14, 2020

Start designing with a free template

Discover more than 1500 professional designs like these:

Transcript

mAIS INICIATIVAS De HUMOR criadas em período covid EM PORTUGAL

+ info

A primeira edição do Festival #RiremCasa ocorreu entre 26 a 29 de março. Foi a primeira vez na história que, através do Instagram (@festival_riremcasa), mais de 50 humoristas trouxeram o humor ao domicílio dos portugueses. Segundo a página oficial do Instagram, o número de aderentes à iniciativa atingiu 1.000.000 de espetadores. Entre os artistas contamos com nomes como Marco Horácio, Nilton e José Castelo Branco. Recorde-se que a iniciativa decorreu no seguimento do festival #FicarEmCasa, que proporcionou uma série de concertos.

Festival #Riremcasa

+ info

A iniciativa “Amor… com humor se paga” partiu de Marco Horácio, mas rapidamente recebeu o apoio de cerca de 50 comediantes. Entre estes, Nilton, Herman José e Rui Unas. Em declarações à TSF, Marco Horácio admitiu que a iniciativa decorreu com o objetivo de agradecer ao público o apoio dado aos humoristas. Por outro lado, visou apelar à sensibilização das pessoas para se manterem por casa. O humorista acrescentou ainda que não há “nada melhor do que fazer passar uma mensagem através do humor."

Movimento #FicaemCasaPorra

+ info

Outro dos exemplos de reinvenção à nova realidade foi o projeto Quarentugas. Através da criação de uma página de instagram (@quarentugas), André Oliveira, argumentista de banda desenhada, e Pedro Oliveira, ilustrador e seu colaborador, juntaram-se para criar e publicar uma tira de banda desenhada por dia no Instagram, durante e sobre a quarentena.

Quarentugas

+ info

Nesta linha de pensamento, o programa da SIC, “Isto é gozar com quem trabalha”, apresentado pelo humorista Ricardo Araújo Pereira, teve de se readaptar à realidade. Este é um programa que visa, segundo Joana Marques, “procurar coisas que tenham graça ou que tenham graça por si” sobre a atualidade. No entanto, a própria não esconde o medo que tem das pessoas interpretarem os assuntos abordados como uma fonte de informação.

Isto é gozar com quem trabalha

"O nosso programa é uma só uma fatia da realidade e é uma fatia muito enviesada porque a nossa lente é o que pode provocar o riso ou não, só isso. Portanto, não é seguro que uma pessoa obtenha a sua informação através de programa de humor."

O livestream solidário “Convida19 – Todos por uma causa” promovido pela Cruz de Malta Portugal, no dia 23 de março, reuniu vários artistas da área da música, magia, humor, literatura, pintura e gastronomia.Através da página de Facebook (@Convida19) proporcionaram aos portugueses atuações em livestream de 30 minutos, cada uma. Na área do humor contaram-se com nomes como Luís de Matos e António Raminhos. A iniciativa ajudou a Cruz de Malta Portugal na angariação de donativos para a aquisição de um hospital de campanha.

Convida19 – Todos por uma causa

+ info

“Os Covidiotas” são uma criação do ilustrador e autor de banda desenhada Luís Louro. Como forma de se entreter do isolamento social, aliou a criatividade ao humor. Aliás, são estes os ingredientes fundamentais das tiras do Covidiotas. Estas tiras são ainda, um retrato “bem-humorado” da realidade dos últimos tempos, encontrando-se disponível no facebook (@Luís Louro - Ilustração & Fotografia) e no instagram (@luislourobd).

Os Covidiotas

Foi o Covid-izer

+ info

Para atenuar a seriedade da quarentena, o humorista madeirense, João Pedro Ramos, juntou oito nomes do humor regional para fazer rir em tempo de pandemia. “Foi o Covid-izer” ocorreu entre os dias 13 a 20 de abril e tornou-se o maior festival virtual de comédia madeirense.

O festival “#Açoresemcasa” ocorreu entre 23 a 28 de março e foi promovido pela empresa de produção de eventos a “Fábrica de Espetáculos.” Através do facebook e do instagram (@acoresemcasa), fez chegar a casa dos açorianos, durante 6 dias, um conjunto de palestras, concertos e workshops.Como seria de esperar, o campo do humor não ficou de fora, com artistas como Valquírio Barcelos e Helfmed. Esta ideia surgiu a propósito do Festival #euficoemcasa, que aconteceu em Portugal para ajudar a sensibilizar as pessoas a ficarem em casa e para prevenir a propagação do novo coronavírus.

#Açoresemcasa

+ info

O distrito de Leiria não ficou de fora na invasão do humor para o mundo digital. O objetivo é só um: animar a quarentena dos portugueses. Neste sentido, nasceu em Alcobaça a página de Facebook “Quarentoons – TachLen” (@Quarentoons – TachLen), um projeto de Natacha Costa Pereira e Len. Segundo o Jornal de Leiria, a iniciativa consiste em criar “um comentário diário em jeito de tira de banda desenhada no jornal. Rir para não chorar, é o lema.”

Quarentoons – TachLen

+ info

Os programas “A vida lá fora” e “Anti- stress” foram a resposta da TVI para estes tempos de incerteza. O programa “A vida lá fora” foi conduzido por Marco Horácio e contou no painel de comentadores com Nilton, António Raminhos, António Machado, Guilherme Duarte e João Seabra. O objetivo era só um, a discussão do quotidiano com humor à mistura, num formato de magazine. O programa terminou no passado dia 16 de maio. Já, o programa “Anti-Stress”, ainda no ativo, é apresentado por Ana Guiomar e Diogo Beja e consiste num programa de apanhados. O formato reúne vídeos de humor enviados pelos telespetadores portugueses e criados pelo mundo fora.

Programa A vida lá fora e Anti-stress

Show interactive elements