Want to create interactive content? It’s easy in Genially!
trabalho de pesquisa 1
cassia.falcao2
Created on March 18, 2019
Start designing with a free template
Discover more than 1500 professional designs like these:
View
Higher Education Presentation
View
Psychedelic Presentation
View
Vaporwave presentation
View
Geniaflix Presentation
View
Vintage Mosaic Presentation
View
Modern Zen Presentation
View
Newspaper Presentation
Transcript
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOASFACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL DISCIPLINA DE PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL I
pesquisa bibliográfica e documental com uso de base de dados digitais
cassia luanajessica maria josefa bethânia lilian rose
MARIA CÍCERA MARIA CRISLANE marcycleia vaneska
Base de dados digitais
Pesquisa Documental
Pesquisa Bibliográfica
7. Conceito8. As vantagens e desvantagens da base de dados digitais 9. Os conceitos dos periódicos
1. Conceito, vantagens e desvastagens2. Etapas 3. Importância do uso da pesquisa bibliográfica
4. Conceitos5. A diferença entre pesquisa documental e bibliográfica 6. As vantagens e as desvantagens
Pesquisa Bibliográfica
Etimologia Biblio = Livro / Grafia= Escrita
- Segundo Gil (2002, p.44), "[...] a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos".
- De acordo com Gil (2002), a pesquisa bibliográfica assemelha-se a pesquisa documental pois há utilização de dados existentes.
Objetivos da Pesquisa Bibliográfica
- Aprendizado sobre uma determinada área
- Levantamento dos trabalhos realizados anteriormente sobre o mesmo tema
- Identificação e seleção dos métodos e técnicas a serem utilizados
- Subsídios para a redação da Introdução e Revisão da Literatura do projeto ou trabalho
- Subsídios para a redação da Discussão do trabalho científico
Tipos de Fontes Bibliográficas
- Fontes Primárias: Contém trabalhos originais com conhecimento original e publicado pela primeira vez pelos autores, ou seja, de conteúdo inédito.
- Fontes Secundárias: Contém trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais.
- Fontes Terciárias: Contém índices categorizados de trabalhos primários e secundários, com ou sem resumo.
Vantagens
- Permite ao investigador a cobertura de uma gama de fenômenos muito mais ampla do que aquela que poderia pesquisar diretamente
- Coloca o pesquisador em contato com o que já se produziu e se registrou a respeito do tema de pesquisa. Tais vantagens revelam o compromisso da qualidade da pesquisa.
- O levantamento das pesquisas referentes ao tema estudado, a pesquisa bibliográfica permite ainda o aprofundamento teórico que norteia a pesquisa.
Desvantagem
- Pode comprometer a qualidade da pesquisa, quando as fontes secundárias apresentarem dados processados de forma equivocada. Pois o pesquisador poderá reproduzir e ampliar esses erros. O pesquisador deve assegurar-se das condições em que os dados foram obtidos em profundidade para descobrir possíveis incoerências ou contradições.
ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
1. Primeiro passo: a definição do percurso metodológico “(...) O primeiro passo se caracteriza pela escolha de determinada narrativa teórica, (...) existem diferentes modos de entender a realidade, como também há diferentes posições metodológicas que explicitam a construção do objeto de estudo, (...) a postura e a dinâmica que envolvem a pesquisa, dando visibilidade aos movimentos empreendidos pelo pesquisador nessa direção.”(LIMA, MIOTO, Rev. Katál. 2007, p. 37)
ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
2 Segundo passo: a construção do desenho metodológico e a escolha dos procedimentos Há uma seqüência de procedimentos a ser cumprida. a) Elaboração do projeto de pesquisa • consiste na escolha do assunto; • formulação do problema de pesquisa; • elaboração do plano que visa buscar as respostas às questões formuladas. b) Investigação das soluções • fase comprometida com a coleta da documentação, através do levantamento da bibliografia e levantamento das informações contidas na bibliografia. • E o estudo dos dados e/ou das informações presentes no material bibliográfico. c) Análise explicativa das soluções • consiste na análise da documentação, no exame do conteúdo através da análise crítica do pesquisador , para explicar ou justificar os dados e/ou informações contidas no material selecionado. d) Síntese integradora • É a finalização do processo de investigação que resulta na análise e reflexão dos documentos, cuja finalidade consiste na reflexão e proposição de soluções.
ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Critérios: * A coleta de dados é iniciada com a adoção de critérios que delimitam o universo de estudo: a) o parâmetro temático b) o parâmetro lingüístico c) as principais fontes que se pretende consultar d) o parâmetro cronológico de publicação * A técnica a ser utilizada para a investigação das soluções, no caso da pesquisa bibliográfica, a leitura apresenta-se como a principal técnica, pois é através dela que se pode identificar as informações e os dados contidos no material selecionado, bem como verificar as relações existentes entre eles de modo a analisar a sua consistência. a) Leitura de reconhecimento do material bibliográfico b) Leitura exploratória c) Leitura seletiva d) Leitura reflexiva ou crítica e) Leitura interpretativa * A investigação das soluções, a elaboração desse instrumento também obedece a critérios: ele deve estar diretamente relacionado com o objeto de estudo proposto e com a delimitação teórica realizada no projeto de pesquisa;
ETAPAS PARA A REALIZAÇÃO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
3. Terceiro passo: a apresentação da pesquisa Detalha o caminho percorrido pelo pesquisador na coleta e na análise dos dados, investigação das soluções; análise explicativa; e síntese integradora. 3.1 Detalhamento da investigação das soluções, obedece aos critérios definidos inicialmente pelo pesquisador (o material bibliográfico selecionado; as fontes; o período; os idiomas, etc.). 3.2 Análise explicativa das soluções, é construída a partir dos dados obtidos nas obras selecionadas, conforme a metodologia proposta e baseada no referencial teórico construído para a pesquisa. 3.3 Síntese integradora das soluções, consiste na fase de reflexão e na proposta de soluções, baseada no material de estudo que compôs a pesquisa.
A Importância da Pesquisa Bibliográfica
- De acordo com Vergara e Carvalho Junior (1995) , as referências bibliográficas utilizadas pelo autor contribuem para sustentar uma argumentação e para representar as preocupações, sinalizando assim o quão importante é para o autor de determinada produção científica. (P.9)
- Deve-se lembrar que o processo de pesquisa bibliográfica deve ser contínuo e que os pesquisadores devem se questionar se todos os artigos científicos possíveis foram encontrados e devem estar sempre atentos a novas possibilidades. Assim, a pesquisa bibliográfica será muito consistente.
- Possibilidades de esgotar e questionar uma ampla quantidade de artigos onde haverá maior confiabilidade.
Pesquisa Documental
- O conceito de pesquisa documental, pode ser dado como sendo uma investigação elaborada através da coleta e análise de informações contidas em documentos, que não receberam tratamento científico-analítico. Pode ser de cunho histórico ou contemporâneo.
- "[...] na pesquisa documental, ainda não houve um filtro analítico, e os materiais podem sofrer reelaboração de acordo com os objetivos da pesquisa. (LOPES, 2016)"
Fontes Filtros
- São considerados documentos não apenas papeis escritos tais como: registros civis, cartas, decretos, leis, etc., mas também muitas outras fontes de informação tais como filmes, mapas, vídeos, dentre outros, com a devida autoria cientificamente comprovada.
- Com a globalização da informação, promovida pela internet, podemos encontrar registros também em blogs, e-mails e até mesmo nas redes sociais, como opiniões e discursos, desde que atestada sua autoria. Portanto, o universo da pesquisa documental é bastante amplo.
- Os parâmetros que determinarão se um documento se alinha com sua pesquisa ou não, devem ser definidos na construção do seu projeto de pesquisa.
- Deve-se selecionar o material encontrado, para trabalhar direcionado ao seu objeto de estudo, descartando tudo que não se encaixa nos parâmetros que você estabeleceu para qualificar sua fonte.
- Há ainda a confiabilidade da fonte de dados, que é um critério a ser seriamente observado durante a escolha do material.
Etapas da Pesquisa Documental
Exploração do Material
Tratamento dos dados
Pré- análise
- Analisar cada unidade
- Fazer inferência – comparar com informações de indicadores confiáveis
- Realizar a interpretação das análises e extrair conclusões
- Construir logicamente e redigir o trabalho obedecendo às normas ABNT
- Localizar e obter material de pesquisa
- Preparar o material para análise
- Confecção de fichas documentais
- Traçar objetivos
- Elaborar o plano de trabalho
- Identificar fontes de dados
- Formular hipóteses a serem confirmadas ou rejeitadas ao final do trabalho
A diferença entre a pesquisa bibliográfica e a documental
- A principal diferença está na natureza das fontes.
- A pesquisa bibliográfica - fundamenta-se em fontes secundárias, que abrange toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema.
- A pesquisa documental- é desenvolvida a partir de fontes primárias, as quais não sofreram tratamento analítico e que podem ser reelaborados de acordo com outros projetos de pesquisa.
- A pesquisa documental concentra-se em dados obtidos a partir de documentos que registram fatos ou acontecimentos de uma determinada época, e vale-se de todo tipo de documentos, com finalidades diversas.
As vantagens e desvantagens da pesquisa documental
Vantagens
- Os documentos são fontes ricas e estável de dados
- Possibilita o conhecimento do passado e investigar processos de mudanças sociais e culturais.
- Permite a obtenção de dados com menor custo
- Não exige contato direto com os sujeitos da pesquisa evitando constrangimento.
- Permite a obtenção de dados por maneira indireta e consequentemente evita desperdício de tempo.
Desvantagens
- Limitações relacionados a representatividade
- Falta de objetividade e validade questionável dos documentos
- dificuldade de compreensão dos documentos
- Limitações dos recursos
- Acesso aos arquivos e setores nas instituições onde estão os documentos/fontes primárias.
Bancos de dados ou base de dados
“Bancos de dados, ou bases de dados, são coleções de informações que se relacionam de forma que crie um sentido. São de vital importância para empresas, e há duas décadas se tornaram a principal peça dos sistemas de informação.“ (Fonte: Wikipedia)
Dados x Informações
- Muitos consideram dados e informações como palavras sinônimas, mas na verdade não são. Para entender o que é um banco de dados é muito importante saber a diferença entre essas duas palavras.
- Dados: são fatos brutos, em sua forma primária. E muitas vezes os dados podem não fazer sentido sozinhos.
- Informações: consiste no agrupamento de dados de forma organizada para fazer sentido, gerar conhecimento.
- Por exemplo, o número 2001 isoladamente faz algum sentido? Não! Isso é um dado. E se eu dissesse: "Ano do atentado terrorista às torres gêmeas: 2001"? Agora faz sentido! Isso é uma informação. Um banco de dados é uma estrutura de dados organizada que permite a extração de informações.
Metadados
Todo dado relativo a outro dado é chamado de metadados. No exemplo anterior do ano de 2001 o dado "Ano do atendado terrorista às torres gêmeas" é um metadado, pois ele é um dado sobre o dado "2001". Um banco de dados é formado por dado e metadados. Sem os metadados não seria possível organizar e extrair informações de um banco de dados.
Repositórios
- Repositórios digitais são coleções de informação digital, que podem ser construídas de diferentes formas e com diferentes propósitos. Podem ser colaborativos e com um controle suave dos conteúdos e da autoridade dos documentos, tal como as dirigidas para o público em geral (a Wikipedia é um exemplo).
- Os repositórios digitais trazem a ideia de preservação dos objetos digitais, além de promover o acesso livre a conteúdos como produtos de pesquisa, entre outros objetos digitais. Exemplo disso são as bibliotecas digital e virtual.
As bibliotecas virtuais e digitais possuem a característica de existirem num ambiente eletrônico, acessível através de uma rede de computadores. No entanto, a diferença entre bibliotecas digitais e virtuais está na sua concepção: enquanto a biblioteca digital é uma extensão da biblioteca tradicional, a biblioteca virtual é desvinculada e autônoma.
Biblioteca Virtual
Biblioteca Digital
Biblioteca digital é a biblioteca constituída por documentos , que são digitalizados quer sob a forma material em linha através da Internet, permitindo o acesso à distância. A biblioteca digital possui o documento digitalizado armazenado em suas premissas.
Basicamente, se refere à ideia de uma biblioteca intangível, ou seja, um serviço de informação sem infraestrutura física. A biblioteca virtual tem a vantagem de direcionar os usuários para as fontes de dados disponíveis no meio virtual e funciona como uma rede mundial, na qual são depositados diversos documentos, livros, monografias, imagens e vídeos, entre outros.
Serviços do Acervo Digital
A Biblioteca Virtual possui diversos serviços que otimizam a leitura e os estudos online. As plataformas localizadas dentro da “Biblioteca Virtual” estão disponíveis 24 horas por dia, para serem acessadas de qualquer local com internet e possuem acesso ininterrupto.
• Mobilidade - Pode ser acessada por computadores, tablets e smartphones, de qualquer lugar e a qualquer hora do dia.• Acessibilidade - Integração com softwares de acessibilidade que disponibilizam os títulos a deficientes visuais. Além de proteção do conteúdo contra cópias ou replicações legais; • Integração - Permite catalogação com MARC21 integrável com outros acervos da biblioteca, facilitando as buscas dos usuários; • Acervo - Atualização permanente de títulos; • Interatividade - Busca avançada, anotações, livros favoritos, impressão e download de conteúdo, ferramentas para destacar trechos entre outros.
- BENEFÍCIOS E FUNÇÕES DO REPOSITÓRIO DE DADOS
- Os repositórios de dados de pesquisa têm como objetivo fundacional garantir o acesso contínuo e aberto - agora e no futuro - aos resultados de pesquisa que se manifestam na forma de dados, e que são considerados parte importante do patrimônio digital da humanidade. Partindo da analise preliminar de Sales (2014), a seguir são apresentados alguns dos benefícios mais perceptíveis:
- Visibilidade dos dados
- Compartilhamento dos dados
- Crédito ao autor dos dados
- Preservação digital
- Disponibilidade
- Segurança dos dados
Portal CAPES
O Portal de Periódicos, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino e pesquisa no Brasil o melhor da produção científica internacional. Ele conta com um acervo de mais de 45 mil títulos com texto completo, 130 bases referenciais, 12 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual.
SciELO
- SciELO é uma biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
- O objetivo deste site é implementar uma biblioteca eletrônica que possa proporcionar um amplo acesso a coleções de periódicos como um todo, aos fascículos de cada título de periódico, assim como aos textos completos dos artigos. O acesso aos títulos dos periódicos e aos artigos pode ser feito através de índices e de formulários de busca.
ANÁLISE DO ARTIGO
- LIMA, Telma Cristiane Sasso de. Protestos brasileiros no ciclo 2013-2015: uma análise Gramsciana das ações coletivas populares. Tese (doutorado em Serviço Social) - Centro Sócio-econômico . Universidade Federal de Santa Catarina. 2017
ANÁLISE DO ARTIGO
1 . TEMA DE ESTUDO
- Protestos, Ação Coletiva Popular e Gramsci.
ANÁLISE DO ARTIGO
2.INTERESSE E PROBLEMA DA PESQUISA APRESENTADA
" se um dos espaços de luta e de reconhecimento das necessidades das massas populares é a rua, em que medida o processo político aberto após os protestos brasileiros de 2013 indica a existência de subjetividades críticas e caminhos que as unifiquem em uma nova vontade coletiva/hegemonia?" (LIMA, 2017, p.20)
ANÁLISE DO ARTIGO
3.OBJETIVO PRINCIPAL DA PESQUISA
Analisar o processo político aberto pelos protestos brasileiros no ciclo 2013-2015, identificando os elementos político-ideológicos que podem fortalecer ou não os coletivos populares na unificação das ações individuais em vontade coletiva, em sua acepção gramsciana.
ANÁLISE DO ARTIGO
4. A amostra selecionada para a coleta de dados (onde, período de tempo, material, etc.)
- As fontes bibliográficas consistiram em: livros, coletâneas, dossiês acadêmicos, relatórios de pesquisa eperiódicos impressos e digitais publicados por pesquisadores brasileiros e/ou coletivos urbanos envolvidos com os protestos no ciclo completo (2013-2015).
- as fontes documentais abarcaram as manchetes, debates, notas, entrevistas e documentários veiculados na internet através de sites, blogs, homepages, videologs e afins, selecionados após busca extensiva, e classificados em três categorias: a) blogs, sites e homepages oficiais dos coletivos urbanos e mídias independentes, dos quais destacamos seus manifestos e outros documentos escritos por pessoas diretamente envolvidas nos protestos brasileiros ocorridos no ciclo 2013-2015;
- A pesquisadora também se inscreveu em sites de trocas de material de estudos variados, sites nacionais e internacionais , nos quais o acesso às fontes ocorreu quase que simultaneamente a sua publicação por meio de notificação instantânea via e-mail acerca do lançamento de estudos e obras impressas, agilizando a aquisição daquelas julgadas pertinentes.
ANÁLISE DO ARTIGO
5. Procedimentos técnicos que a pesquisadora utilizou para coletar dados
objetivos específicos: a) mapear os coletivos iniciadores e aqueles formados a partir de jun/13, destacando o sentido das ações desencadeadas; b) identificar os recursos organizativos (individuais e coletivos) utilizados no ciclo 2013-2015 dos protestos a partir de fontes bibiográfico-documentais; c) identificar as bandeiras reivindicativas dos coletivos, os repertórios e os elementos de crítica político-ideológica que predominaram e perduraram nas agendas, nas pautas populares capturadas pela mídia e nas instâncias tradicionais de representação política-institucional; d) mapear os coletivos que permaneceram mobilizando e agrupando os indivíduos na sociedade civil, delineando suas tendências e perspectivas.
ANÁLISE DO ARTIGO
5. Procedimentos técnicos que a pesquisadora utilizou para coletar dados
A classificação do conteúdo foi realizada pela técnica de leituras sucessivas do material selecionado previamente com base no tema, observando os critérios metodológicos já estabelecidos pela autora. A elaboração e o pré-teste do roteiro para leitura foram obrigatórios e, nesse caso, o roteiro elaborado envolveu os seguintes campos: a) identificação: localização e citação completa da fonte; b) caracterização da fonte: tema central e objetivo; c) conteúdo pertinente;d) síntese analítica do conteúdo mapeado sob as lentes gramscianas. O teste do roteiro de leitura foi realizado em fontes acessadas no site <http://www.ihu.unisinos.br/> devido a seu banco de dados, que compila os diversos tipos de fontes que interessavam a esta pesquisa, conforme a lista exposta no apêndice “B”.
ANÁLISE DO ARTIGO
6 . Tipo de estudo e da abordagem da pesquisa
- Utilizou-se da pesquisa de tipo bibliográfico-documental, por ser um estudo caracteristicamente exploratório-descritivo, o objeto de estudo proposto buscou o entendimento geral e aproximativo sobre os fenômenos em curso na atualidade; e da pesquisa qualitativa, por conta da flexibilidade dado ao pesquisador no manuseio de dados.
- Abordagem: qualitativa.
- método teórico-metodológico gramsciano, seguindo o paradigma marxista em seu desdobramento como filosofia da práxis.
ANÁLISE DO ARTIGO
7 . Dificuldades metodológicas que a pesquisadora relatou durante a coleta
Apesar de a autora não especificar as suas dificuldades, ao formular sua metodologia de pesquisa, entendem-se que suas dificuldades se encontra na coleta de dados, pois, todo processo de levantamento de dados exige a escolha do material que será utilizado na pesquisa. A maior dificuldade de um pesquisador na sua pesquisa bibliográfica -documental é absorver uma flexibilidade maior para manusear os dados abordados qualitativamente. Tal flexibilidade permite ao pesquisador fazer escolhas metodológicas e constantemente voltar ao objeto de estudo que garante sempre a captura de novas possibilidades, pois, cada vez que analisamos um documento, sempre obtemos novas perspectivas a respeito do documento a qual estamos estudando, permitindo assim, a adequação das escolhas procedimentais.
Referências Bibliográficas
ALVES, Gustavo Furtado de Oliveira. O que é um Banco de Dados?: Disponível em:<https://dicasdeprogramacao.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados/> Acesso em: 26 Março. 2013. BARRETO, Aldo. Bases de dados, repositórios de informação, bibliotecas digitais e virtuais: Disponível em:<https://aldobarreto.wordpress.com/2010/04/21/bases-de-dados-e-repositorios-de-informacao/> Acesso em: 21 Abril. 2010 CALDEIRA, Carlos. Introdução ao Modelo de Dados Relacional. Universidade de Évora. Disponível em: <http://www.di.uevora.pt/~ccaldeira https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.portalwebmarketin g.com/Tecnologia/mdr_vantagens_e_desvantagens_sistemas_base_dados/tabid/656/Default.aspx&ved=2ahUKEwi6x96XsIjhAhXwH7kGHQK6CaYQFjAMegQIBhAB&usg=AOvVaw34iGxaSDGrzRooVaOs1-R> Acesso em: Março,2019. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar porjetos de pesquisa. 5ª ed.São Paulo: Atalas, 2016. LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos Metodológicos na cosntrução de conhecimento cientifico: pesquisa bibliográfica.v.10. Florianopolis : Revista Katálysis,2007.
Referências Bibliográficas
LIMA,Telma Cristiane Sasso de.Protestos brasileiros no ciclo 2013-2015: uma análise Gramsciana das ações coletivas populares. Tese (doutorado em Serviço Social)- Centro Sócio-econômico . Universidade Federal de Santa Catarina. 2017 LOPES, J. Fazer Do Trabalho Científico Em Ciências Sociais Aplicadas. Recife: Editora Universitária UFPE, 2006. Pesquisa Documental: Saiba o que é e como fazer. Disponível em: < https://blog.fastformat.co/pesquisa-documental-saiba-o-que-e-e-como-fazer/ > Acesso em: Março, 2019. SAYÃO, Luís, DOI, Sales. Algumas Considerações Sobre os Repositórios Digitais de Dados de Pesquisa. Inf., Inf. Londrina. V. 21. n. 2, p. 90-115, maio/ago, 2016. Disponível em: <https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/informacao/article/download/27939/20122&ved=2ahUKEwiiq4qJpojhAhXOHLkGHQ__AAsQFjAIegQIAhAB&usg=AOvVaw0u3Rew25Z-3vRyTHO6SPZ2> Acesso em: Março, 2019. Serviços Acervo Virtual. Disponível em: < https://portal.uniasselvi.com.br/graduacao/alunos/bibliotecas/servicos/servicos-acervo-virtual> Acesso em: Março, 2019.